TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL: Texto dissertativo argumentativo

Por:   •  6/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

PRODUÇÃO TEXTUAL: Texto dissertativo- argumentativo

Keila Regina de Souza Costa [1]

Jéssica Carla

Tayrone Cabral

Resumo:

O referente artigo trata-se de uma pesquisa com características descritivas. Feita através de uma análise de observação de 8/h aula da disciplina de Língua Portuguesa, realizadas entre os dias 06 e 13 de novembro, no ano de 2018, no 1º ano (ensino médio) em uma escola da rede estadual, do município de Mossoró/RN. Com um proposito de analisar práticas didáticas quanto aos conhecimentos da produção textual. O tipo de texto analisado foi o dissertativo - argumentativo, apresentando seus conceitos e executando metodologias favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Foi realizada uma representação do que foi observado em sala de aula, tendo como base as de teorias de ensino. O método utilizado para a realização da aula foi através de slides e data show. O professor iniciou a aula fazendo alguns questionamentos sobre, o que é dissertar? O que é argumentar? O que é um texto argumentativo- dissertativo? a turma toda participou dando suas opiniões. Em seguida o professor falou dos elementos que devem conter no texto dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão, destacando também a estrutura do texto e as cinco competências que são utilizadas nas correções das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Palavras-chave: Produção textual, ensino, observação, texto dissertativo – argumentativo,

  1. Introdução:

Verificamos que ainda há uma grande dificuldade dos alunos do ensino médio, com relação à produção e intepretação de textos, identificando-se a necessidade da construção de um novo caminho para o ensino de Língua Portuguesa. Com base nessa perspectiva, o presente artigo pretende esclarecer e ressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa com a prática de produção textual na sala de aula.

        É de grande importância que os professores de Língua Portuguesa sejam capacitados para enfrenta um grande desafio de formar cidadãos críticos, capazes de entender e diferenciar os diversos tipos gêneros textuais que serão vivenciados no dia a dia de cada pessoa. Na aula observada o professor lecionou apenas o texto dissertativo-argumentativo, mas sabemos que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto.  Mesmo assim, é de grande valia para os alunos, pois os mesmos estão passando por mudanças significativas no seu processo de ensino e de formação.

       Como o objetivo de analisar o desempenho e aprendizado de cada aluno o professor sugeriu que a turma realizasse uma redação com o tema, “O Racismo no Brasil”, o tema foi bem aceito pela turma. Com base nas observações feitas em sala de aula e em conversas informais realizadas com o professor titular, vimos a dificuldade de interpretação, oralidade, ortografia, coesão e coerência entre outras dificuldades discursivas na realização do texto dissertativo – argumentativo realizado pelos os alunos. Diante dessas dificuldades foi feito pelo o professor o reforço do assunto abordado, e na próxima aula a realização da reescrita do texto, que segundo o docente foi de mera importância, pois o mesmo afirmou que houve uma grande melhora na produção textual dos alunos.

       Diante dessa pesquisa é importante ressaltar que o professor da referente escola buscou em sua aula métodos e estratégias que facilitasse o entendimento e aprendizado de cada aluno. De uma forma geral os professores de Língua Portuguesa de todas as rede de ensino tem um papel de suma importância na formação de pessoas para o mundo. Educar de forma crítica é um trabalho ardo que precisa de reconhecimento e respeito por parte de toda a sociedade.

      As observações foram feitas a partir dos estudos nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – como também foram observadas teorias de alguns autores como referência, Geraldi, e Alencar, vale ressaltar alguns outros fatos, como: a forma da textualidade, isto é, sob a forma de textos orais ou escritos, sejam eles breves ou longos, a relação professor-aluno assim como a importância da reescrita dos textos produzidos pelos próprios alunos antes da correção final.

2. a importância do professor no processo da produção de texto.

       Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, pg. 19) afirmam que dominar a língua é como uma atividade discursiva e cognitiva, e o sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística, são condições de possibilidade de plena participação social.  É através da linguagem que os homens e mulheres se comunicam, têm acesso à informação, expressam e defendem pontos de vista, partilham ou constroem visões de mundo, e produzem cultura.

        É necessário saber usar a língua em seus diversos aspectos e está atento às relações de qualidades sociais, e garantir que os alunos tenham acesso aos saberes linguísticos. Para isso, o professor assume papel fundamental de mediador nas aulas de Língua Portuguesa, o mesmo tem a função de selecionar/priorizar os assuntos mais relevantes dentro da comunidade escolar que está inserido.

Em relação a produção textual, é dever da escola garantir ao aluno, que durante a sua passagem no ensino básico seja adquirida a capacidade de produzir e interpretar diferentes textos e gêneros desenvolvidos pela sociedade e dessa maneira cada indivíduo desenvolva sua competência discursiva. Os professores devem realizar uma seleção de conteúdo, englobando nessa seleção, textos que tenham a capacidade de contribuir para a reflexão crítica, exercício de raciocínio que utilize de forma mais elaborada e uso adequado da linguagem.

      Segundo Geraldi (2000), embora o ensino de Língua Portuguesa seja alvo de tantas críticas a cerca do baixo desempenho que os estudantes demonstram ao utilizar a língua – seja na modalidade falada ou escrita – ou por atualmente existir uma falta de capacidade ao expressar seu pensamento ou estruturar um discurso, ainda assim, não se pode responsabilizar inteiramente o professor caso receba resultados insatisfatórios, é necessário ser levado em conta as condições de trabalho em que ele se encontram.

Geraldi (2000) defende ainda, que para o ensino da língua o mais fundamental é estudar as relações que existem entre os sujeitos enquanto falam e “tentar detectar os compromissos que se criam por meio da fala”, ao invés de apenas estabelecer classificações. Dessa forma, o que se propõe é que o ensino seja voltado para o funcionamento da língua, com atividades que apresente aos alunos outra forma de falar as variedades linguísticas e padrão, sem que isso promova uma diminuição ou desvalorização na forma que utilizam para falar com qualquer indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com