TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual Matemática Comercial e Financeira, Planejamento Tributário,Contabilidade Aplicada à Administração.

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de demonstrar de maneira simplificada, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, abarcando os conceitos ligados à disciplina de Comportamento organizacional; Homem, cultura e sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional. Com o intuito de abranger a área da comunicação nas empresas.

DESENVOLVIMENTO

Considerando que a comunicação constitui um processo dialógico, marcado pela interação, em que mensagens circulam entre emissores e receptores, é inquestionável a sua importância na construção de relações interpessoais, ou seja, no estabelecimento de contato entre diferentes indivíduos integrantes da sociedade. O mercado exige cada vez mais peculiaridades e capacitações do ser humano, sendo a forma como nos comunicamos a ferramenta mais importante no processo de expansão das organizações em todo o mundo. Comunicar é algo simples, é pôr em comum. A dificuldade desse processo é ter eficácia da comunicação.

Uma das ferramentas utilizadas é a assessoria de Imprensa que geralmente utiliza como ferramenta um assessor de imprensa, geralmente um jornalista, que terá a missão de sempre manter a mídia e a opinião pública atualizada sobre novidade daquele produto ou marca. A mídia eletrônica tem como ferramenta o rádio e a televisão, são os maiores veículos de comunicação da mídia eletrônica. Entre outras.

A ferramenta que poderia implementar o texto seria a internet, que é hoje a principal mídia digital e é através dela que a comunicação e compartilhamento de dados vêm evoluindo como um todo. Esta ferramenta tem um poder jamais imaginado antes e é um meio que está promovendo cada vez mais mudanças na cultura da humanidade. Este espaço vêm se consolidando por meio da construção contínua, 24h por dia, onde todas as pessoas podem estar inserindo e transformando informações.

A maior potencialidade da Internet é sua capacidade de transportar grandes quantidades de informação em qualquer tempo e espaço e em diferentes formatos. O domínio e acesso sobre esse meio é fundamental hoje para qualquer profissional pelo potencial transformador que esta ferramenta representa. Como no texto, o objetivo da Empresa BASKEM, é levar a comunicação de forma precisa, aos clientes. Para que isso acontecesse, a empresa começou a fazer reuniões com funcionários nos diversos patamares da empresa, para que houvesse uma comunicação harmoniosa, para que obtenham um alinhamento mais preciso são feitos dois encontros antes do anúncio dos resultados. Fez também auditoria, trading... A mensagem do presidente é feita pela diretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia para discutir o conteúdo do texto. Isso mostra como a empresa se preocupa que haja a comunicação, tanto dentro da empresa, como de passar para os receptores. Pois bons relacionamentos geram bons resultados. Ao passo que maus resultados podem acarretar consequências danosas. Assim, os clientes internos podem ver, na comunicação, uma ferramenta para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode afetar o seu posicionamento dentro da instituição; já os clientes externos têm na comunicação um meio de valorização, uma vez que, por meio dela, eles são observados como peças fundamentais a serem consideradas nas ações decorrentes do processo de gestão da empresa. Essa forma de comunicação abrange melhor a transmissão dessas informações a outras pessoas, para que assim a informação seja comum a ambas. A importância desse processo tanto para o público interno quanto externo está no alinhamento do discurso, como apontado no texto.

A forma da comunicação com as pessoas é através da forma como a empresa transmite suas informações. São diferentes tipos de comunicação, temos exemplos no texto, como na BRASKEM, que essa comunicação é através também de uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e o Família Braskem, com assuntos mais familiares. Na CPFL, a comunicação é feita nas contas de luz distribuídas mensalmente aos seus cerca de sete milhões de consumidores das suas áreas de concessão. O desafio das empresas é manter um discurso coerente adaptado às diferenças de cada público. A linguagem utilizada na transmissão da mensagem depende de como a empresa se comunica com o seu publico.

Para a sociedade é importante a transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas relacionada no texto, por que, na sociedade a comunicação pode ser considerada o “espelho da cultura” de uma empresa. Assim, se as ações da empresa são guiadas por certos valores, condizentes com sua missão, sua visão e seus princípios, as práticas comunicativas devem, sim, estar alinhadas com esse discurso.

Em outras palavras, a empresa deve agir com base naquilo que defende, nas ideias que leva a público, para que sua imagem, enquanto uma instituição responsável e consciente, não seja questionada. Devem ser eliminados, portanto, “discursos de fachada”, os quais podem afetar os resultados das ações da empresa, caso sejam constatadas divergências/incoerências. E isso é uma exigência da sociedade contemporânea: transparência e veracidade.

É importante que o discurso de uma empresa se torne a prática também, para que a empresa mantenha a credibilidade no mercado, a confiança entre os colaboradores e clientes. A condução dos negócios devem ser claros e coerentes com as propostas da empresa. A importância da comunicação interpessoal nas empresa é bem grande, pois o domínio desse recurso possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com