TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL "GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇOES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL"

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL "GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇOES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  1.790 Visualizações

Página 1 de 6

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL – 4º SEMESTE”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.

Orientadores: Marcelo Viegas

Fabio Proença

Jossan Batistute

Joenice L D Santos

Macaúbas-BA

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS 4

2.2 A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS 4

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 4

2.4 CONTABILIDADE EMPRESARIAL 5

2.5 APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS ATIVIDADES CONTÁBEIS 6

2.6 DIREITO 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando represetá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa. A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio de suas empresas.

Deste modo, passamos então a considerar o conflito como algo que surge das inevitáveis diferenças, que não precisa ser necessariamente algo negativo ou destrutivo, pode ser encarado como algo que amplia a diversidade humana capaz de gerar uma busca conjunta de soluções satisfatória para todos sem haver ganhador ou perdedor e sim soluções razoáveis para todos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS

A gestão financeira é fundamental para assegurar o sucesso de uma empresa. Nesse sentido, o planejamento financeiro deve visar uma sustentação necessária para execução de planos estratégicos a curto e a longo prazo, direcionando toda a ação empresarial com vistas a atingir as metas orçamentárias previstas.

Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual pode-se destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.

2.2 A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS

Nessa perspectiva, oplanejamento orçamentário oferece vantagens aos administradores, tais como: impulsionar o planejamento e implementar a estratégia planejada; proporcionar base para avaliação de desempenho; motivar os funcionários e administradores e promover a sintonia e a comunicação entre subunidades da organização.

As inovações que ocorrem nas filosofias de gestão durante as últimas décadas do século XX trouxeram mudanças ao orçamento que acabou incorporando novos modos de alocação de recursos, através de direcionadores. Quando os resultados reais são comparados com os resultados orçados mediante o orçamento empresarial, eles divergem por duas razões: a) enquanto os volumes reais e orçados da fabricação e vendas podem ser os mesmos, nos custos reais e orçados pode haver diferenças; b) os valores das unidades reais e orçadas de vendas e fabricação podem variar e os custos serão diferentes porque os volumes são diferentes.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O orçamento flexível propicia e necessita de maior participação dos membros da organização. Nesse sentido, o regime de competência é universalmente adotado e aceito pela legislação fiscal. Segundo este sistema, as despesas e receitas são reconhecidas pela contabilidade independente do seu pagamento.

“As demonstrações contábeis preparadas pelo regime de competência informam aos usuários não somente sobre transações passadas envolvendo o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, mas também sobre obrigações de pagamento no futuro e sobre recursos que serão recebidos no futuro. Dessa forma, apresentam informações sobretransações passadas e outros eventos que sejam as mais úteis aos usuários na tomada de decisões econômicas” (COSTA, 2009, p. 6).

Percebe-se que este regime gera incentivos aos gestores públicos para melhor utilizar o recurso e aumentar a transparência. A responsabilização e a transparência das atitudes dos gerentes aumentam quando eles passam a responder não apenas pelo dinheiro que gastam, mas também pelos ativos e passivos que administram.

2.4 CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Vê-se que o regime de caixa e o regime de competência apresentam resultados diferentes. O de caixa registra todas as receitas recebidas efetivamente pelo caixa e todas as despesas efetivamente pagas. Enquanto que no regime de competência as receitas e despesas são reconhecidas no momento em que ocorrem, independente do momento em que serão pagas ou recebidas.

Nesse contexto, O objetivo do Pronunciamento Conceitual Básico é facilitar a formulação consistente e lógica dos CPCs. Ele também fornece uma base para o uso de julgamento na solução de problemas de contabilidade. Já o destaque a ser considerado com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com