TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Empresa com base nos conceitos teóricos

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2 ESTUDO DE CASO

2.1 Perfil da organização

2.1.1 Apresentação da empresa

2.1.2 Força de trabalho

2.1.3 Produtos e Clientes

2.1.4 Principais concorrentes

2.1.5 Principais insumos

2.2 Estrutura Organizacional

2.2.1 Organograma da empresa

2.2.2 Ambiente da empresa

2.2.3 Avaliação da empresa quanto a sua estrutura

2.2.4 Meios de aferição do desempenho

2.2.5 Metodologias de estratégia

3 ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIA

3.1 Análise da empresa com base nos conceitos teóricos

3.2 Sugestões de melhorias com base no tema

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

APÊNDICES

ANEXOS

INTRODUÇÃO

Ter um ideal, almejar um resultado, não acontece por acaso. Para alcançar objetivos é preciso planejamento, estruturar ideias e criar metodologias. Isso acontece em nossa vida pessoal e nas empresas. A estrutura organizacional vem ao encontro disso. Nesta Atividade Prática Supervisionada (APS) que tem como tema as Estruturas organizacionais, conheceremos um pouco sobre a mesma e suas variadas formas de aplicação, visando identificá-la em uma grande empresa denominada PLAJAX. Almejando identificar seu funcionamento, que tipo de estrutura possui, visando, ao fim deste trabalho, requintá-la ainda mais.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente existem inúmeras formas de administrar e gerenciar uma empresa. Seu sucesso e eficácia está ligado diretamente a sua estrutura. “A estrutura de uma organização pode ser simplesmente definida como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e como é feita a coordenação entre essas tarefas.” (MINTZBERG, 1995, pág. 10).

Richard L. Daft caracteriza as estruturas organizacionais com elementos como: subordinação, hierarquia, departamentalização, sistemas que garantem controle e eficácia comunicativa, coordenativa e integrativa.

Uma forma de visualização da estrutura da empresa é o organograma:

O organograma é a representação visual do conjunto inteiro de atividades e processos subjacentes a uma organização... pode ser bastante útil no entendimento de como a empresa funciona. Ele mostra as várias partes de uma organização, como estão inter-relacionadas e como cada cargo e departamento se encaixam no todo. (DAFT, 2002, pág. 79).

Existem diversos tipos de estruturas organizacionais dentre as quais podemos citar: linear, funcional, linha-staff.

Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov define a estrutura linear como uma estrutura simples e vertical. Onde a tomada de decisão é centralizada, ou seja, os líderes tomam as decisões e seus subordinados executam a tarefa. Seu aspecto negativo é a possível sobrecarga de tarefas da gerência. Já Idalberto Chiavenato inclui nesse conceito linhas formais de comunicação, onde as comunicações são feitas em linha ascendente, regidas pelas relações formais do organograma.

A organização funcional segue o princípio de especialização por funções, tornando a empresa mais flexível e com capacidade de adaptação a mudanças repentinas. Tal especialização reduz o risco de aglomeração de tarefas em um único setor da empresa. Uma das principais características é a autoridade funcional, onde os subordinados respondem a vários superiores em várias funções, gerando uma comunicação mais direta e decisões não centralizadas, pois cada setor contribui com a empresa de acordo com sua especialidade.

A organização em linha-staff é muito semelhante à linear, seu diferencial é a presença de assessores especialistas que auxiliam e aconselham os gestores em suas decisões. “A assessoria é acrescentada por que a forma de administração universalista torna-se progressivamente inadequada na organização complexa que cresce em tamanho para fazer frente aos problemas coordenativos”. (CHIAVENATO, 1994, pág. 372-373).

2 ESTUDO DE CASO

2.1 Perfil da Organização

2.1.1 Apresentação da empresa

Com a razão social Plajax Industria e Comércio de Plásticos Ltda., sob o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) nº FALTA O NUMERO, esta empresa privada, de médio porte, segundo os critérios do BNDES, têm como nome fantasia “PLAJAX”. Sua inauguração aconteceu no ano de 1980. Situa-se à Rua Y-seis, número 2-40, sob o código de endereçamento postal número 17034-310, Distrito Industrial, Bauru – SP.

Está localizado na região Leste da cidade, ocupada principalmente por indústrias. Possui um moderno parque industrial em uma área total de 41.000m com mais de 12.000 m2 de área construída.

2.1.2 Força de Trabalho

90% dos funcionários da PLAJAX possuem o ensino médio completo. Os setores de engenharia e química, contratam somente quem está cursando o ensino superior ou quem já completou.

A empresa tem aproximadamente 270 funcionários, dividindo em 4 turnos de 6 horas. Envolvendo todos os setores como: Engenharia, Produção, Sistema de Qualidade, Análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com