TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Plano de Negócio

Por:   •  3/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.566 Palavras (23 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 23

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO QUADRIMESTRE

EMPRESA DE TELEFONIA

Brasília-DF

Junho de 2017


AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO QUADRIMESTRE

EMPRESA DE TELEFONIA FINELINE

Trabalho da Disciplina Análise do Plano de Negócios. Capítulo 2 do Trabalho de Conclusão de Curso. Turma  do curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas-FGV.

Orientador: Professor

Brasília-DF

Junho de 2017


  1. Avaliação dos resultados

Por meio das Atas de Decisão e diversos outros documentos fizemos a análise de resultados. Ela foi dividida entre o primeiro e o segundo quadrimestres. Entretanto, para chegar aos diversos resultados, partimos das mesmas ferramentas, fontes e práticas durante os oito meses de gestão da nossa equipe.

  1. Controles e Práticas Adotadas

Foram os seguintes:

  1. Planilha Excel de Projeções

A principal ação do grupo no sentido de proporcionar uma melhor gestão dos recursos e controle geral foi a criação de uma Planilha Excel de Projeção de Resultados mês a mês.

        Essa planilha contém dados e fórmulas tendo por base as regas do jogo e é também alimentada com uma Planilha Base, espécie de réplica da Planilha Principal, mas com dados obtidos dos meses anteriores, que já tiveram resultados divulgados.

        Uma entrada de dados da Planilha Principal é a Folha de Decisões do mês. A partir das decisões do mês podemos obter informações precisas sobre algumas variáveis, como capacidade fabril e de recursos humanos (RH), gastos e despesas. A outra entrada de dados é a projeção de vendas que realizamos. A partir dessas duas fontes, geramos previsões muito úteis na tomada de decisão, como as relativas a estoque, lucros, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), fluxo de caixa, balanço.

  1. Relatórios Consolidados

Outras fontes de informações valiosíssimas, mas a que todas as equipes têm acesso, são os relatórios consolidados disponíveis no site www.jogosimulation.com.br. Eles apresentam resultados completos de nossa empresa, além de algumas informações da concorrência.

        Primeiramente, a partir deles, podíamos comparar nossos números alcançados com o que havíamos previsto nas planilhas dos meses anteriores. Além disso, podíamos pegar as informações das outras equipes do mercado para realização de um benchmarking em diversas variáveis. Todo esse conhecimento era usado para a tomada de decisão do próximo mês.

        A partir do terceiro mês, as informações de Estatísticas do Mês, Vendas Perdidas, Preços e Parcelas e Fluxo de Caixa eram compradas. Optamos por não comprar mais Fluxo de Caixa, visto que consideramos o preço de R$20.000,00 caro e conseguíamos reproduzir o demonstrativo por meio de nossa planilha.

  1. Dinâmica no Dia de Decisões

        Seguíamos sempre uma sequência de ações para preenchimento da Folha de Decisões. Essa dinâmica foi importante para padronização das escolhas e bom uso do tempo. Seguem os passos:

  1. preparar as planilhas Excel com preenchimento dos resultados do mês anterior;
  2. fazer as projeções de venda para cada produto;
  3. definir Unidades a Produzir de cada produto. Para essa etapa usávamos informações de projeções de vendas, estoque inicial, estoque que desejávamos para o próximo mês, dentre outras;
  4. a partir de informações capacidade de produção possuída e utilizada fazer ajustes necessários no Número de Trabalhadores e na Capacidade Fabril;
  5. dependendo da capacidade de produção incapaz de suportar demandas esperadas, fazer novas projeções e ajustes nos Preços de Venda e Unidades a Produzir para melhor aproveitamento de recursos;
  6. benchmarking com a concorrência e análise de DRE projetado para mais ajustes de Preços de Venda e investimentos em Promoção e Propaganda, Inovação Tecnológica, Design e Salários e adicionais;
  7. definir Aplicações ou, eventualmente Empréstimos, tendo por base a projeção de Fluxo de Caixa;
  8. revisão, definição das outras variáveis e compra de informações e demais ajustes;
  9. preenchimento da Ata de Decisão;
  10. preenchimento e envio da decisão;
  11. revisão da decisão enviada por um colega diferente.
  1. Avaliação do Primeiro Quadrimestre

A seguir desenvolvemos a análise do primeiro quadrimestre.

  1. Objetivos Estratégicos

Os quatro objetivos estratégicos avaliados no jogo são:

•        Preço da Ação – valor de cada ação da empresa no fim do último mês de simulação. O preço é definido pelo patrimônio líquido, crescimento e estabilidade do lucro, assim como pela política de dividendos da empresa;

•        Capital Circulante Líquido – diferença entre o Ativo Circulante (Caixa + Aplicações Financeiras + Estoque dos Produtos) e o Passivo Circulante (Empréstimos Financeiros + Crédito Rotativo);

•        Receita de Vendas – somatório da receita advinda de todas as vendas de todos os produtos oferecidos pela fábrica. A receita dos produtos é feita pela multiplicação entre a quantidade de produtos vendidos pelo valor unitário de venda do produto;

•        Lucro Total – somatório de todo o lucro obtido durante toda a simulação. Soma-se o lucro líquido acumulado pela diretoria durante a simulação, obtendo-se, então, o lucro total.

(FGV, 2017, p. 23).

Com a mudança da diretoria da empresa, foram-se discutidos quais objetivos seriam priorizados pela gestão para o primeiro quadrimestre, chegando-se a uma definição do peso dado a cada um.

Tabela 1 – Definição de peso dos Objetivos Estratégicos para o 1º Quadrimestre

[pic 1]

Fonte: JOGO SIMULATION, 2017.

Para a escolha dos objetivos, observou-se primeiramente que todas as metas guardam estreita relação com o Lucro Líquido do Exercício Acumulado (Lucro Total). Então, uma empresa que obtenha alto lucro, consequentemente tende a ir bem também nos outros quesitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (450.1 Kb)   docx (291.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com