TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Balanço Patrimonial da Empresa

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  1.519 Visualizações

Página 1 de 14

Este trabalho tem como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em aula de forma prática, através da coleta de dados e análise de uma empresa real. O trabalho exposto a seguir terá como finalidade fornecer dados coerentes e relevantes sobre a Mercearia Popular Ltda, baseados nas disciplinas ministradas no terceiro bimestre do curso de Gestão de Recursos Humanos, onde serão vistos aspectos referente às disciplinas Desenvolvimento de Recursos Humanos, Contabilidade e Estatística Aplicada.

Palavras chave: dados, análise, empresa, desenvolvimento

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...................................................................................................... 05

2.CONTABILIDADE................................................................................................. 07

2.1 Análise do Balanço Patrimonial da Empresa .................................................... 08 3.1.1 Liquidez ................................................................................................... 09

2.2 DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO ................................... 13

3. GERENCIAMENTO DE PESSOAS ................................................................................. 15

4. ESTATÍSTICA APLICADA ................................................................................. 18

5. CONCLUSÃO ..................................................................................................... 19

REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 20

1. INTRODUÇÃO

Será usada como empresa base A Mercearia Popular Ltda. que foi fundada em 1993 pelo Sr. Dailson Elso Oliveira, CNPJ 01.041.960/0001-62 é administrada pelo mesmo. A empresa conta hoje com um efetivo de 17 funcionários e está localizada na Rua Otávio Mangabeira, Nº 347, Fone: 3653-1106. Atua no comércio de produtos alimentícios, produtos para higiene pessoal, eletrônicos, artigos para casa, e também cama, mesa e banho, possuindo uma filial em outro bairro.

Será feita abordagem sobre o Desenvolvimento de Recursos Humanos “RH” da empresa, a Mercearia Popular Ltda. Empresa que tem seu proprietário como principal administrador (não há o profissional de RH) vamos descrever suas atribuições e decisões referente a gestão de pessoas, pois é importante que seja colocada em prática, para que se consiga criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, aonde não só a empresa se beneficie mas também seus empregados, e que eles possam se sentir felizes em trabalhar, atingindo o pleno sucesso da empresa e satisfação pessoal.

Os recursos humanos gerem todos os outros recursos. Ou seja, são sempre pessoas que analisam e organizam os recursos, controlam os seus resultados e avaliam o seu desempenho. Pois se as pessoas que trabalham na empresa não forem boas, a empresa não terá um bom desempenho, mesmo com ótimos recursos (não humanos).

Para demonstrar a situação contábil e como foi feito um levantamento junto a área contábil da Mercearia Popular Ltda. será feito ao decorrer deste projeto uma abordagem direta com os números do Balanço Patrimonial e DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício fornecido pelo contador da empresa o Sr. José Barreto Rocha CT CRC: 074369/0-8 T-BA:

Balanço Patrimonial é a representação monetária, em determinado momento, do conjunto de bens, direitos e obrigações de uma Entidade. Permite identificar, nesse momento, o total dos ativos (aplicações de recursos) possuído pela Entidade, bem como o total dos Passivos (origens dos recursos) que financiam aqueles ativos. Os recursos representados pelos passivos podem originar-se de terceiros, e a eles denominamos passíveis exigíveis; ou ser próprios, e a eles denominamos patrimônio líquido, já que não são exigíveis. (Morante, 2011, p.35).

Para executar o proposto em plano de trabalho, a observação das rotinas e dos números da empresa foi utilizada como metodologia principal. Foram coletados dados significativos da empresa acerca do tema estudado através de reunião com os membros da empresa, complementados por pesquisa bibliográfica.

2. CONTABILIDADE

Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio de uma empresa. Tem por objeto principal o estudo do patrimônio de uma entidade, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira da empresa.

A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais (RESOLUÇÃO CFC Nº 774/94 ).

Nesse contexto, entende-se que a Contabilidade, na sua condição de ciência social, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressa tanto em termos físicos, quanto monetários.

A contabilidade, para KROETZ (2000, p. 22),

[...] é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial, individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo como objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, a análise, a avaliação, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro.

Dessa forma, os dados coletados devem gerar importantes informações de apoio a gestão do negócio. Entendida como um sistema aberto,a Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com