TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS

Por:   •  31/10/2017  •  Dissertação  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Supervisionada II – Unidade I

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas-ADS

Professor: Cynthia Vieira

Aluno: Leonardo Pereira de Almeida

Matrícula: UC17201408

Link Infográfico: https://create.piktochart.com/output/25710708-gestaodenegociosinfografico

Síntese (Aula 3)

Administração moderna, contemporânea, flexível e adaptativa, humana. São algumas das muitas características que a atual administração possui, é a forma como muitos a caracterizam. Isso faz sentido e tem suas origens em práticas antigas que foram oriundas da necessidade que se formaram à épocas passadas. Problemas que as organizações tiveram que resolver e problemas que irão aparecer. No decorrer dos tempos a administração teve que se reinventar, mudar, evoluir para enfrentar esses problemas, solucionar as demandas e obter o melhor cenário para a organização. Com a revolução industrial, temos o que chamamos de Escola Clássica da Administração, com os mestres Taylor, Ford e Fayol. Suas contribuições revolucionaram a forma como a Administração era e como ela é hoje.

Estudiosos classificaram a Administração ao longo dos tempos, sendo os modelos a seguir, os mais importantes:

  • Modelo Estrutural – Utiliza alguns princípios das teorias de M. Webber e diante das dificuldades que as organizações enfrentavam à época, foi necessário aplicar conceitos estruturados, analisando organizações formais, informais, lucrativas, públicas de bens ou serviços. Definindo que, nas organizações, tudo está interligado, inter-relacionado. Ex.: A necessidade de contratar um funcionário está ligada à necessidade das tarefas e atividades da empresa.
  • Modelo Burocrático – Deriva dos estudos de Robert K. Merton (1952), que faz críticas as proposições de M. Webber, atacando organizações burocráticas.

A administração, enfatizada por processos mecanicistas e humanos, teve abordagens classificadas como:

  1. Sistêmica: onde é identificada pela interação entre dimensões estruturais (mecanicistas) e humanizadas (comportamentais) nas organizações. É a mais utilizada atualmente.
  2. Contingencial: Trata da questão onde diz que as organizações não podem ter tratamento padronizado, pois cada uma é diferente da outra, suas estruturas, processos, etc.
  3. Gestão pela Qualidade. Surgiu como um diferencial diante da concorrência das empresas, agregando qualidade aos processos e produtos.

Teoria Geral de Sistemas

        Segundo a administração: “Sistemas são um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado”. Trata essencialmente entre as relações e correlações do ambiente externo com as organizações, identificando as organizações como sistemas abertos que são dependentes do ambiente externo para lhe fornecer insumos, mercado, etc.

Da necessidade de enfatizar o produto em detrimento dos funcionários, surgiu a Administração da Qualidade, onde sua característica é planejar o futuro e prever problemas, diminuindo os custos sem comprometer o produto final.

Síntese (Aula 4)

Diante da necessidade de uma profissional, capaz de assumir as responsabilidades listadas pelos estudiosos acerca da administração moderna, surge o Gestor, profissional que possui características propostas pelos estudos de Fayol e de necessidade das organizações modernas. Um Líder.

        Antes com a calmaria dos mercados, estabilidade das organizações, era necessário alguém para mandar e fazer os funcionários trabalhar, com as fortes concorrências atuais, crises políticas, financeiras, etc. O chefe não era mais suficiente, agora se faz necessário alguém que lidere, oriente, que apoie e incentive as pessoas nas organizações. Líder e Chefe são bem diferentes, como mostra a imagem a seguir.

[pic 1]

        Um bom gestor está nas qualidades dele mesmo e não na organização. Ou seja, não é a organização que irá propiciar isso ao profissional, isso tem que vir dele. Dentre as mais diversas pesquisas acerca das habilidades, qualidades e características de um gestor, ou que ele precisa ter, segue as propostas por Heifetz (1999):

HABILIDADES

CONHECIMENTOS

VALORES

  • Refletir e analisar.
  • Diferenciar-se do papel desempenhado no momento.
  • Saber ouvir.
  • Impor limites e saber lidar com eles.
  • Autoridade.
  • Criar e aproveitar associações.
  • Orquestrar o conflito e adversidade.
  • Inspiração.
  • Criatividade e curiosidade.
  • Coragem e resistência.

  • Análise pessoal e do contexto.
  • Contexto para um processo sistemático de trabalho de adaptação.
  • Contexto para intervenção.
  • Conhecimento de temas, processos, instituições e políticas relevantes.
  • Aumento da capacidade de adaptação do sistema social.
  • Paixão pela Sabedoria.
  • Exame dos valores.
  • Dilemas morais da liderança.

(ODERICH, 2005)

O gestor é um AGENDA DA MUDANÇA dentro da organização. Pode vir de dentro ou de fora da organização e faz parte da mudança ou faz toda a mudança que a organização precisa.

O gestor é também um EMPREENDEDOR, responsável pelo crescimento econômico e desenvolvimento social, inovando, dinamizando e economizando para obter melhores resultados. É indispensável para as organizações, criando oportunidades e interagindo com suas equipes de forma criativa.

O gestor líder é aperfeiçoado a medida que o profissional vive experiências no trabalho, na vida acadêmica e até mesmo no ambiente particular, familiar, entre amigos. Ele desenvolve ela a medida que o tempo passa, e o torna cada vez mais capaz de lidar com as necessidades das organizações nos tempos atuais de forte crise política, financeira, social, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (204 Kb)   docx (320.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com