TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da sustentabilidade

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

APLICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA REVISTA  GeAS : UM

ANÁLISE BIBLIOMETRICA NO PERIODO DE 2012 A 2015

Jorge Kleber lima da silva Araujo (Graduando do curso de administração no Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento/ FACISA, Paraíba, Brasil) – kleberbaryahwer@yahoo.com.br

Rogério de Oliveira Lustosa (Graduando do curso de administração no Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento/ FACISA, Paraíba, Brasil) – rogeriodeoliveira93@gmail.com

Resumo: o objetivo deste trabalho é examinar a aplicação da sustentabilidade na revista GeAS no período de 2012 a 2015, fazendo uma coleta de dados e a analise bibliometrica sobre artigos que abordam sustentabilidade. As análises identificam contribuições dos artigos para a sociedade e para a administração.

Palavras – chave: Sustentabilidade, bibliometria

Introdução

A sustentabilidade é um tema que está em crescente discussão e tem sido foco de trabalhos em muitas instituições. Esse estudo faz uma coleta de dados e a analise bibliometrica sobre artigos que abordam sustentabilidade na Revista GeAS no período de 2012 a 2015. Segundo Pritchard, bibliometria é uma aplicação de métodos que usam como base a estatística e a matemática para a análise de obras literárias. (PRITCHARD, 1969 apud CHUEKE; AMATUCCI, 2015).

Na pesquisa de Lourenço, o termo sustentabilidade surge como equivalente ao termo desenvolvimento sustentável. E ele define o desenvolvimento sustentável como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. (LOURENÇO, 2013. p. 11)

Dessa forma, o objetivo deste trabalho é examinar a aplicação da sustentabilidade na revista GeAS no período de 2012 a 2015.

        Que contribuições científicas relacionadas à sustentabilidade podem ser evidenciadas na revista GeAS por meio da análise bibliométrica do objeto de estudo?

O estudo feito neste artigo justifica-se devido ao nível de atuação dos artigos divulgados na revista, que é nacional e aborda a sustentabilidades em diferentes seguimentos da administração, tais como os trabalhos feitos por TRAVASSOS, S. K. M. A Revista GeAS é uma publicação científica com a missão de contribuir para a difusão e o conhecimento da Gestão Ambiental e da Sustentabilidade. Privilegiando a divulgação de pesquisas inéditas, análises teóricas, casos práticos de gestão e notas técnicas que possibilitem subsidiar a reflexão acadêmica e a prática profissional sobre iniciativas sustentáveis em organizações privadas, públicas e da sociedade civil.

O artigo e constituído de cinco seções, tendo por inicio esta introdução. A próxima seção identifica as aplicações da sustentabilidade na revista  GeAS, enquanto que a terceira seção discorre sobre a metodologia utilizada nesta pesquisa. A quarta seção apresenta os resultados da analise bibliometrica, e, por ultimo, a quinta seção dedicada as considerações finais deste trabalho.

CHUEKE, G. V. AMATUCCI, M. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais. São Paulo, v.10, n. 2, p. 1-5, mai./ago. 2015. Disponível em: < file:///C:/Users/Aluno.CESED/Downloads/Chueke_Amatucci_2015_O-que-e-bibliometria--Uma-intr_37400.pdf > acesso em: 28 abr. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com