TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Aplica ao Setor Público

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado sobre a sustentabilidade no setor público, e sua importância sobre a questão do meio ambiente, e como o Estado pode contribuir para a mudança de comportamento na sociedade.

Apresenta os conceitos da sustentabilidade, seus objetivo gerais e específicos, a oportunidade que podem ser variadas para as empresas, uma vez que esse assunto tem sido muito discutido e necessário para a nossa sobrevivência neste planeta, portanto há várias oportunidades de ganhos, seja direta ou indireta, a sustentabilidade vem com a intenção de mudar comportamento, quebrarem paradigmas econômicos e comportamentais.

Neste trabalho também aborda os incentivos que o governo oferece as empresas que adotam modelos sustentáveis de extrair, produzir e vender, embasado em leis e decretos que protegem a questão ambiental, mostrando a importância de todos os setores estarem interagidos nessa causa e o quanto se pode ser feito ainda.

A falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade e ao que isto implica, pode ter consequências catastróficas. Nos dias de hoje é preciso que cada indivíduo tenha a consciência de que é necessário se preocupar e cuidar do meio ambiente no qual se vive. E para isto, é preciso estar atento a cada atitude e repensar a forma como se vive dentro deste ambiente. A continuação e sobrevivência da raça humana estão totalmente dependentes da conservação dos recursos naturais de nossas matas, florestas, rios, lagos e oceanos.


  1. sustentabilidade no setor público.

2.1        Os conceitos.  

        Sustentabilidade é definida como ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Portanto reduzir os impactos causados ao meio ambiente tem sido muito discutido em todo mundo, principalmente que a missão é muito mais ampla do que simplesmente reciclar, é preciso adaptar hábitos e consciência ecológica. Os órgãos públicos temum papel importante na efetivação dessas atitudes, é preciso que todos os setores e áreas mudem de comportamento. E os incentivos fiscais influenciam na promoção de mais empreendimentos verdes.

Ser sustentável é projetar o futuro, é garantir que nossos sucessores tenham condições de vida digna dentro do nosso planeta, é garantir a continuidade dos aspectos econômicos: sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. E sem contar que é uma forma economicamente viável e benéfica para questões financeiras.

2.2 Os objetivos gerais.

Garantir a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Preservar os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

        O Estado pode atuar de forma decisiva nessa questão, fiscalizando e coibindo criando leis e normativas, de responsabilidade em prol da preservação. A LEI 6.938/81 do meio ambiente, por exemplo, tem por função a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental e propiciar a vida, e tem por objetivo assegurar no país condições socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida da vida humana.

        2.3 Os objetivos específicos.

Ser ecologicamente correto; economicamente viável socialmente justo; culturalmente diverso. Cuidar para que a exploração dos recursos vegetais de florestas e matas seja de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. Preservar áreas verdes não destinadas a exploração econômica. Promover ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos. Explorar os recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento. Usar de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.  Criar atitudes pessoais e empresarias voltada para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo. Desenvolver uma gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. Controlar o consumo de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados. È o equilíbrio do que a gente precisa da natureza e o que a gente oferece em troca, é economizar recursos e utilizar melhor o que a gente consome água e energia, por exemplo, é reciclar, é diminuir resíduos e poluentes, é pensar para onde vai tudo o que a gente produz e descarta de onde vem tudo o que a gente usa.

2.4 As oportunidades.

A sustentabilidade, antes atribuída apenas a grandes organizações, ganha espaço em todos os setores, e tem se solidificado como força propulsora da nova economia. Surgem novos modelos de negócios e os tradicionais adaptam-se para encarar os desafios e alavancar patamares de competitividade. Torna-se importante estão atentas às tendências brasileiras em relação ao meio ambiente, legislação/ações governamentais estão sendo feitas em prol de beneficiar e incentivar essas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com