TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos conceitos de gerenciamento de projetos

Pesquisas Acadêmicas: Aplicação dos conceitos de gerenciamento de projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

1.1. Principais conceitos utilizados no projeto

Pelo estilo do projeto Mochileiro, os principais conceitos utilizados neste projeto foram o gerenciamento do escopo, o gerenciamento dos custos e o gerenciamento do tempo. Abaixo está contextualizado o uso dos principais conceitos no projeto Mochileiro.

1.1.1. Gerenciamento de escopo no projeto

O escopo foi o conceito essencial do projeto. Como a viagem abrangia os desejos de quatro pessoas com perfis bem distintos, foi necessário utilizar de diversas técnicas e ferramentas para levantar todos os requisitos e atender as necessidades de todos os integrantes da viagem.

Uma das principais ferramentas e técnicas utilizadas no processo de coletar os requisitos foi às pesquisas entre os integrantes do grupo. Eles tiveram participação pontual para o sucesso dos requisitos do projeto.

Outro processo que se demonstrou de elevada importância, foi o de criar a EAP e o dicionário da EAP. Com ele foi possível ter uma visão abrangente de todo o projeto, a estrutura analítica do projeto teve papel relevante em diversos processos do gerenciamento do projeto Mochileiro.

1.1.2. Gerenciamento do tempo do projeto

Um grande desafio do projeto foi a decomposição dos pacotes de trabalho da estrutura analítica do projeto para a lista de atividades. Outro grande fator foi a elaboração do cronograma. Conseguir reunir as atividades da viagem de forma organizada dentro do cronograma foi uma etapa especial do projeto.

As principais ferramentas e técnicas utilizadas nos processos de gerenciamento do tempo foram a decomposição e o uso de opinião especializada no processo de definir as atividades, determinação de dependência no processo de sequenciar as atividades e o método do caminho crítico no processo de desenvolver o cronograma.

1.1.3. Gerenciamento dos custos do projeto

Uma das restrições do projeto é intrínseca ao gerenciamento dos custos, é a restrição que o valor total da viagem não deve ultrapassar R$ 10.000,00 por viajante. Por este motivo todo o planejamento dos custos precisou ser feito com cuidado minucioso, e o sucesso neste conceito só se tornou possível com a utilização das ferramentas e técnicas dos processos de gerenciamento dos custos.

No processo de estimar os custos foram utilizadas pesquisas de viagens semelhantes anteriores, somente com esta técnica foi possível chegar ao processo de determinar o orçamento utilizando a ferramenta de agregação de custos em um orçamento que estivesse dentro das restrições do projeto.

Para o processo de controle do projeto, foi utilizado o gerenciamento valor agregado, com ele foi possível fazer a análise do valor agregado quando o projeto chegou aos 50%, onde foram localizados alguns problemas que foram mensurados com a ajuda desta ferramenta. Maiores informações sobre estes problemas e o resultado da análise de valor agregado se encontram na seção 5.1. deste documento.

2. O CASO

2.1. Contexto do tema

O tema abordado partiu de um colega dos integrantes do grupo que já realizou uma viagem á Argentina, nos moldes semelhantes ao projeto mochileiro. A ideia foi criar um projeto de uma viagem para os sete integrantes do grupo para a Europa. O grupo então pesquisou agências de viagem de renome nacional. Partindo da premissa que nenhum dos pacotes de viagem apresentado agradou o grupo. Os viajantes decidiram planejar e gerenciar a viagem.

Após a definição do tema que seria abordado, começamos a montar o cenário da história para o desenvolvimento do trabalho.

Como base de conhecimento, o grupo se apropriou das fermentas e técnicas aprendidas nas aulas de gerenciamento de projetos e com pesquisas do mesmo assunto e assim definir a metodologia á ser aplicada no projeto.

2.2. O que o trabalho apresentará

Utilizando os conceitos de gerenciamento de projetos. Será desenvolvido um plano de pré-viagem, possuindo informações das aquisições e preocupações necessárias a serem feitas e tomadas antes da viagem, um plano de viagem, contendo informações sobre o roteiro, sobre as cidades, e informações sobre a viagem na fase de execução. A entrega final será a execução da viagem.

3. NECESSIDADE

3.1. Por que o projeto surgiu

O Projeto Mochileiro foi resultado de diversas reuniões realizadas pelos integrantes do grupo. Este projeto contempla uma viagem para a Europa.

Os sete integrantes do grupo que sempre consideraram a relevância de uma viagem nos moldes de mochileiros. O grande diferencial desta viagem é que este será todo planejado, executado e controlado nos princípios dos conceitos de gerenciamento de projeto.

A relevância de elaborar este projeto deve-se não apenas á experiências vividas pelos integrantes, mas, também pelo objetivo de elaborar uma viagem tão bem estruturada como as presentes em agencias de viagem com um plano ou pacote de viagem que atenda as necessidades financeiras do grupo de viajantes e possua um roteiro flexível que abranja todas as cidades que o grupo de viajantes gostaria de conhecer.

3.2. Justificativas

Os integrantes da viagem além de motivados pelos próprios desejos de conhecer a Europa, eles também se basearam em informações de fontes que apontam o crescimento de brasileiros viajando pela Europa, conforme informa abaixo (como as pesquisas destes dados foram apenas pela internet os dados obtidos mais recentes e com melhor precisão e interpretação foram do ano de 2010 e anteriores):

Alemanha.

O turismo na Alemanha cresceu significativamente no primeiro trimestre de 2010. O número de turistas brasileiros somou de janeiro a março de 2010, 80.264, o que representa um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2009.

Espanha.

No ano passado, a Espanha recebeu 316.635 turistas brasileiros. A maioria dos viajantes do Brasil viaja para a Espanha a passeio e de férias (80%). No primeiro trimestre de 2010, o destino já registrou a entrada de 38.924 turistas brasileiros.

Itália.

Este ano os brasileiros têm marcado forte presença em território italiano. Nos primeiros meses de 2010 os números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com