TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Projeto

Exames: Conceito De Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO

PEDRO HENRIQUE NOGUEIRA

CONCEITO DE PROJETO

APUCARANA

1º ADM “A” 2012

Objetivo de desenvolvimento (Objetivos gerais)

Definição: O nosso objetivo de longo prazo que nos ajuda a entender a orientação que o projeto deve ter.

Pergunta para formular o objetivo geral:

O que mudança na sociedade esperamos que o projeto contribuirá para realizar de longo prazo?

Objetivos do projeto (Objetivos específicos)

Definição: A mudança específica que queremos alcançar durante o período do projeto.

Perguntas para formular os objetivos do projeto:

Qual a situação que queremos ver após o projeto? Qual a mudança que poderíamos, realisticamente, alcançar através do projeto?

Verbos

Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância. Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.

Acreditar, adquirir, aperfeiçoar, aprender, assimilar, aumentar, capacitar, conhecer, criar, desempenhar. Esses verbos para objetivo geral.

Reescrever, selecionar, solucionar, sumarizar, sintetizar, sugerir, sistematizar, sustentar, substituir, subtrair. Já esses são verbos para objetivo específico.

Título

O título do projeto é onde colocaremos a nossa ideia, ele pode ser baseado em uma data comemorativa, em um acontecimento, em atitudes ou qualidades. Dependendo do título escolhido podemos ou não despertar de imediato a atenção do que estão em volta.

Exemplo:

Na semana do circo eu posso criar um título simples como:

O Circo ou Conhecendo o mundo mágico do circo.

Os dois temas tratam do mesmo projeto, mas o segundo tema nos dá uma visão geral do como vai ser desenvolvido este projeto.

Justificativa

A justifica serve como uma "introdução", nela você vai relatar quais os motivos de estar desenvolvendo este projeto na escola, de onde saiu a ideia, o que fez a escola querer tratar este tema, você pode colocar a parte histórica ou literária (se for conveniente), seus desejos e anseios sobre as perspectivas do projeto. Lembre-se, não precisa escrever uma folha inteira, pois é desnecessário, sugiro de 05 a 10 linhas para a justificativa.

Cronograma

Item geralmente obrigatório nos projetos de pesquisa, o cronograma é o planejamento temporal das atividades de pesquisa. Elemento visualmente simples, o cronograma deve informar "quando" cada etapa da pesquisa será desenvolvida.

O cronograma é importante não só para demonstrar a exequibilidade do projeto apresentado a uma instituição de ensino ou mesmo agência financiadora de pesquisa, mas também para planejamento do próprio pesquisador. Permite que ele planeje quanto tempo será gasto nas atividades de obtenção dos dados e escrita do texto, evitando atrasos ou imprevistos.

Considerando que o projeto consiste no planejamento de algo que ainda será realizado, o cronograma deverá registar as atividades que serão feitas futuramente e não as que foram desenvolvidas durante a elaboração do projeto.

O que constitui um projeto?

1 – Escolha do tema

Por mais que pareça a parte crucial do trabalho, você não deverá concebê-la como algo natural, necessário. Para tanto, torna-se importante que você realmente tenha interesse em pesquisar acerca deste ou daquele assunto, caso contrário tudo se tornará um fardo, por vezes difícil de suportar. Outro aspecto que deve ser levado em conta é a necessidade de ele se mostrar afim, mediante a área por você atuada, como, por exemplo, caso seja na de ciências humanas, deverá estabelecer relação com essa. Procurar delimitá-lo representa uma habilidade de igual importância, haja vista que quanto mais abrangente, maior será sua dificuldade de estabelecer definições acerca do que de fato se pretende.

Imaginemos que você se disponha a pesquisar sobre a evasão escolar. Ora, ela tida como uma ideia genérica torna-se bastante abrangente. Dessa forma, eis que tal tema, ora delimitado, poderia ser sugestivamente assim expresso:

A evasão escolar na Escola “X”.

2 – Problematização (problema)

O problema a ser definido partirá de uma resposta que se busca por meio de uma problemática instaurada, a qual se tornará objeto de discussão. Faz-se necessário, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa. Como exemplo, observe:

Quais fatores motivam a evasão escolar na Escola “X”.

3 – Justificativa

Determinado o problema, eis que surge a necessidade de apresentar as razões pelas quais levaram o pesquisador a realizar a pesquisa, levando em conta as contribuições dessa mediante a área do conhecimento em que se encontra inserido. Como sugestão, analise:

A evasão escolar se caracteriza por uma problemática de alta recorrência. Assim, analisá-la no sentido de tentar compreender acerca dos principais fatores que a desencadeiam representa um importante passo que, analisados de forma criteriosa, achar-se-á um meio de amenizá-la, para não dizer combatê-la.

4 – Definições dos objetivos

Como antes afirmado, nada será (ao menos é o que se espera) realizado por acaso, ou seja, todas as intenções serão norteadas por um fim em si mesmo. Dessa maneira, os objetivos revelam o propósito do pesquisador mediante o trabalho por ele realizado. Tais intenções se materializam pelos objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com