TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apolo 13

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2]

FACULDADE DE NEGÓCIOS

                

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

 PÓS-GRADUAÇÃO 2014

DESAFIO PROFISSIONAL

[pic 3]

                                               

                                                      Belo Horizonte/ MG

                                                             2014

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

 PÓS-GRADUAÇÃO 2014

DESAFIO PROFISSIONAL

INTEGRANTES:

                                                                                             

                                             Adolfo Gomes Augusto.................RA: 1299105116

                                             Fernando Araújo Costa.................RA: 2298408942

                                             Marcelo de Sousa Brito.................RA: 2298421149

                                             Nilovane Antonio dos Santos........RA: 2298429608

                                             Tatiane Silveira Correia.................RA: 2292597396

                                             Vanessa da Silva Saraiva..............RA: 2298427585

                                         

Belo Horizonte, 25 Outubro de 2014


Sumário

Introdução2

Apollo 133

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo analisar o Filme Apollo 13 – “Do Fracasso ao Triunfo”, e sua correlação com a disciplina de Liderança. Apollo 13 foi a terceira missão tripulada norte americana com destino a Lua, no entanto, no decorrer da viajem, na ida, aconteceu um acidente causado por uma explosão no módulo de serviço impedindo assim o êxito de sua missão, a nave e seus tripulantes entretanto, conseguiram retornar a terra após seis dias no espaço, será apresentando um caso de insucesso que teve um final feliz.

Durante este período, as atitudes dos líderes em terra e na nave foram essenciais para que os astronautas pudessem retornar com vida a Terra, a comunicação era constante entre toda a equipe em terra e os astronautas que estavam no espaço. Com diversos problemas acontecendo simultaneamente desde o início da missão, foi necessário muito esforço e conhecimento técnico por parte dos envolvidos para a retomada da tripulação a Terra. O grupo demonstrou muita habilidade em trabalhar em equipe, alinhando-se perfeitamente ao projeto Apollo 13 e respeitando a Liderança do Chefe da Missão. 

Os astronautas da equipe da missão em Terra dão um exemplo de liderança sensata e criativa em um momento de imensa tensão, que somente foram conquistados com trabalho em equipe e dedicação dos envolvidos, com foco na resolução do problema.

 Percebe-se no decorrer do Filme que o talento humano, as habilidades e competências, a ética e a moral, aparecem com mais frequência em momentos de crise e fazem toda diferença. 

Apollo 13

O filme APOLLO 13, narra a história desta que foi a terceira missão tripulada do projeto APOLLO com destino a lua. Porém, na missão da APOLLO 13 as coisas não saíram como planejadas. E, considerando os aspectos de liderança identificados na trama, entendemos que estes tiveram sua importância para o hábil retorno daquela equipe ao solo terrestre após um acidente ocorrido ainda durante a viagem na ida, nos dando como exemplo de um caso de insucesso que teve um final feliz. Tanto no meio da equipe de comando que ficou em terra quanto entre os tripulantes da APOLLO 13, notou-se a desenvoltura dos estilos de liderança.

O filme nos mostra claramente dois líderes com perfis assertivos, sensatos, criativos e emocionalmente inteligentes, dispostos a assumirem riscos juntamente com suas equipes.

Um bom líder não é somente o conhecedor de todo processo, e sim o que negocia, estimula o trabalho em grupo, estabelece metas, envolve a equipe em prol de um objetivo em comum.

Um deles é Gene Kranz, o Diretor de Voo alocado na base de Houston, de onde são analisadas todas as ocorrências com a nave, bem como, de onde saem às diretrizes para os astronautas. Mesmo após todas as situações inesperadas, ele não perdeu o foco de seu trabalho e seguiu direcionando sua equipe e motivando-a no sentido de dedicarem todos os esforços para que a nave pudesse retornar em segurança. Outro líder que deve ser lembrado é Jim Lovell, o Comandante do Voo que precisou lidar com o estresse de seus astronautas, bem como administrar os conflitos que ocorreram durante a caótica situação em que se encontravam.

No comando de controle em terra da missão Apollo 13, o líder assumia a postura de Liderança Consultiva. O mesmo consultava sua equipe de trabalho, apoiava, participava e delegava tarefas, tendo a clareza da ambição de sua equipe, de que tinham capacidade e estavam dispostos a assumir responsabilidades, porém tomava as decisões sozinho. A natureza da situação que o líder enfrentava englobava duas características: a do ambiente que era o tipo de tarefa a efetuar e a equipe de trabalho, essa a qual influencia o comportamento dos trabalhadores em termos de motivação, e a característica dos trabalhadores que abrange o grau de controle necessário de acordo com a sua percepção, sua experiência e aptidões, a qual afeta a satisfação da equipe no trabalho e a aceitação do líder. 
As situações de extrema gravidade sempre dão espaço para uma dose de reflexão. Por mais emergentes que sejam, as ações requerem análise, estratégias e cooperação mútua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com