TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo a Exportar Confecções

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Muito Se discute a respeito de exportação hoje em dia , e este  trabalho abordara  as vantagens  da exportação de  Confecções e de Maquinas e Equipamentos, visando ganhos maiores para as empresas nacionais e menos riscos nas decisões da empresa.

APRENDENDO A EXPORTAR                                                                                                                        CONFECÇÕES

[pic 1]

O primeiro passo para que qualquer empresa  possa exortar é estar devidamente constituída legalmente , sendo assim pode iniciar os procedimentos para vender seus produtos no exterior.  A exportação de confecções  tem suas regras como todo produto , porem tem que se atentar principalmente em analisar a qualidade do produto , fazer uma analise  para ver se esse produto vai ser bem recebido em outros países, adaptar o produto olhando a cultura local, o clima do país, para que ele atenda as necessidades dos consumidores estrangeiros .

A empresa devidamente formalizada tem inúmeras vantagens tais como:

  • Facilidade  de acesso de credito.
  • Apoio governamental  na concessão de benefícios fiscais e trabalhistas.
  • Vantagens do estatuto da micro e pequenas empresas.

Para ajudar a industrias de confecções  o governo em parceria  com a iniciativa privada ,criou diversos programas de apoio  ao setor  de confecções, tais como:

  • FORUM DE COMPETITIVIDADE  DA CADEIA TEXTIL  E DE CONFECÇÕES – Para aumentar  a competitividade  de toda cadeia  produtiva  , esse fórum foi criado   integrado por representante  do governo do setor produtivo . As  metas do fórum  é aumentar  o numero  de postos de trabalho  e aumentar a exportação  da cadeia produtiva.
  • ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS-O MDIC ( Ministério do Desenvolvimento Industrial e Comercio Exterior)  em parceria com o Fórum de Competitividade  e por intermédio da sua secretaria de desenvolvimento de produção , vem realizando um trabalho  de apoio de arranjos produtivos locais , pretende com isso orientar , articular e coordenar esforços governamentais dos agentes nacionais de desenvolvimento ,como o SEBRAE , busca – se  aumentar a geração de emprego e renda e o aumento  da base exportadora nacional. Este trabalho visa  promover melhoras das condições  de produção  de determinado setor produtivo local por intermédio  da oferta do produto adequando  as necessidades das regiões ,tais como  credito, capacitação , tecnologia,  ação de qualidade , produtividade e design.

  • FINANCIAMENTO – junto com o fórum de competitividade e os arranjos  esta o financiamento para micro e pequenas empresas, financiamentos esses oferecidos  pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES ,Banco do Nordeste, Banco da Amazonia.

O Objetivo desses programas é alavancar as industrias de confecções.

Para se tornar competitivo nos dias de hoje  o empreendedor deve considerar dois fatores fundamentais, a TECNOLOGIA para divulgação E comunicação com os clientes ,  e  GESTÃO  EMPRESARIAL para   gerir e controlar seus negócios reduzindo os riscos  da decisão  e aumentando  as chances  de atingir melhores resultados .

Para isso temos o SENAI, SEBRAE e o PROJEX  para qualificar e ensinar os micro empreendedores .

E necessário  ter  um planejamento estratégico  é essencial para que não seja só vendas de momentos, e sim uma empresa solida no que faz . Analisar as barreiras comerciais para esse produto , estar em dia quanto ao certificado de qualidade do seu produto, QUALIDADE  sempre será a palavra mais falada  em qualquer produto exportado, pois esse é o primeiro item analisado pelo consumidor, e mais procurado também, enfim  adequar ao clima a cultura as necessidades técnicas para exportar , tudo isso faz parte do planejamento estratégico .

NORMAS  PARA EXPORTAÇÂO

PBD ( Programa Brasileiro de Design) nada mais é  que um programa  estratégico  do governo federal ,para aumentar   a qualidade  , competitividade e as exportações dos bens produzidos no Brasil, fortalecendo as marcas do brasil e reconhecimento  dos produtos pelo seu design em outros países. No ambiente do PBD  também  foi criado  um fórum virtual  permanente para troca  de informações ,formação de parcerias  e identificação  de oportunidade de negócios.

MARCA é o que identifica  o produto , visualmente perceptível , o nome  de seu produto ,é importante  registrar a marca  pela importância  de uso de “nome”, e também  como material  de valoe econômico . A marca  registrada garante ao empreendedor o direito de uso exclusivo de uso em todo país.  Em seu ramo de atividade econômico , e seu  reconhecimento  pelo consumidor torna – se  um ativo valioso para empresa.

Para fazer o registro  da marca é necessário o pedido ao  INPI( Intituto Nacional da Propriedade Industrial)  que examina  com base nas normas legais  estabelecidas  pela lei  da propriedade industrial e nos atos administrativos.

 

REQUERIMENTOS TECNICOS

  • ABNT
  • INMETRO
  • ABIT

ABNT – é o órgão responsável pela normalização técnica do país e é representado no Brasil da ISO, da COPANT, da AMN e da ICC.

A ABNT atua na certificação  ,ou seja, consiste em atestar publicamente , por escrito que o  produto esta  em conformidade  com determinados requisitos nacionais ou internacionais, o 43gistro assegura a qualidade do produto.

A ABNT  tem os seguintes certificados.

  • Certificado de  empresas  ABNT.
  • Certificado de marca de conformidade ABNT.
  • Certificado de conformidade ABNT .
  • Certificado de rotulo Econômico ABNT  qualidade ambiental.

A certificação beneficia o fabricante porque, garante a implantação eficaz do sistema de controle e garantia de qualidade nas empresas, e também aumenta a satisfação do cliente e facilita a venda do produto e a colocação no  mercado consumidor , já que esta atestando através da certificação que esta de acordo com as  expectativas do consumidor.

IMMETRO – Instituto Nacional de Metrologia , normalização e qualidade intrumetal , tem como missão fortalecer as empresas nacionais através  da disponibilização de instrumentos essenciais para melhoria da qualidade e serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com