TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles E Seus Estudos da Metafisica

Por:   •  13/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

Problemas

Aristóteles é a mais importante referência em relação aos estudos da metafisica, ela é o papel da primeira filosofia, que analisa o ser em geral, uma ciência que não se restringe o estudo de uma área e sua análise é teorética, pois seu propósito é o próprio pensamento.

O filósofo registrou também alguns estudos de lógica, nos quais são processos claros de se compreender o conhecimento formal por meio da linguagem. Assim como a matemática ela é precisa e possibilita a análise de um enunciado, permitindo entender se tem coerência ou não. A lógica é constituída, especialmente pelo quadrado aristotélico e pela apuração linguística dos enunciados, que hoje em dia pode ser realizada por tabelas. Aristóteles também considera as noções de substância (que aprova que uma matéria cumpra uma estabelecida forma) e categorias (conceito diferentes que especificam os seres, como quantidade, cor, qualidade, etc.).

Seus pensamentos relacionados a Física, podem ser consideradas ultrapassadas nos dias de hoje, mas são os primeiros moldes da forma ocidental, duradouras até o Renascimento onde foram trocadas pelas leis de Newton e Galileu.

Os seus estudos publicados em Physics, retratam suas concepções sobre o andamento da Natureza, foi fundamental na criação das próximas teorias da filosofia natural. Para o filósofo as coisas artificiais que fazem o que realmente foram criadas para fazer e as coisas naturais assumem um papel de acordo com o que são. No universo funciona a partir de uma ação gerando uma consequência, sempre seguindo um caminho racional.

Escolas – Aristotélica (Liceu)

Em 335 a.C (Atenas), Aristóteles resolveu criar sua própria escola, com o nome de “Liceu”, para repassar seus conhecimentos para futura gerações, ela foi construída no ginásio do templo em dedicatória ao Deus Apolo Lício. Além de aulas públicas, também aplicava cursos técnicos para os seguidores.

- Foi o pai da Lógica: orientou a todos que chegaram após ele a refletir com transparência.

- Foi o criador da Biologia: demonstrou ao mundo como presenciar e identificar os seres vivos de maneira correta.

- Foi o construtivo da Psicologia: revelou à humanidade como compreender a alma de forma cientifica.

- Foi o mestre da Moral: comprovou como é capaz de amar e odiar de maneira racional.

- Foi o educador de Política: orientou os governantes a comandar com juridicidade.

- E criou a teoria da Retórica: o primeiro a confirmar a arte de penejar com competência.

Corrente Aristotélica

Aristóteles foi o grande repreensor de Platão. Ele achava que Platão havia alterado as teorias ao dizer que o formato, ou o propósito de uma coisa é o que é mais real e que as coisas materiais são reais e que sua estrutura é um fragmento da realidade. Aristóteles assegurou que a realidade é construída de várias coisas distintas, que deu o nome de “substancias”. Seja qual for o elemento é uma fusão de pensamento sobre o que é e para que foi feito.

O pensador também censurou as teorias de Platão pois não explanavam as mudanças das coisas. Fazendo com que criasse sua própria teoria referente a mudança e chegou à conclusão que todo elemento tem um potencial característico. Baseado nisso indicou que cada coisa tem uma particularidade transformativa.

Ele também contrariou Platão que achava que corpo e alma são coisas separadas. Alegou que tudo que é vivo possui uma alma, que as estimula e que as difere de elementos como água ou pedra e cada alma corresponde a um propósito único e declarou que os seres vivos são distintos, porque cada alma é feita de uma essência.

Aristóteles defendia assim como Sócrates que os seres humanos precisariam se empenhar para serem melhores, então ele criou um método para que eles pudessem fortalecer suas qualidades, mas que tudo possui um equilíbrio entre fazer demais ou não fazer.

No assunto político diferente de Platão, Aristóteles queria uma equipe justa no comando que pensasse igual em relação a tirania e democracia.

O interminável estudo do filosofo sobre o universo fez com que criasse o primeiro método logico da filosofia ocidental.

Pensadores – Aristóteles

Filho de Nicômaco, nascido na cidade de Estagira em Macedônia no ano de 384 a.C, e formado em Ciências Naturais. Estudou e foi docente na Academia e fundou o Liceu, uma instituição de filosofia para os mais novos.

Aristóteles foi um dos pensadores com maior importância da cultura ocidental e grande filósofo grego. O pensamento sobre suas teorias que especialmente inspirou a formação filosófica foi a sua classificação no sistema de conhecimento, que antigamente era formado por um entrelaçado de informações sobre diversas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com