TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre administração logistica

Por:   •  2/4/2019  •  Artigo  •  3.928 Palavras (16 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 16

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO E O APRIMORAMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CLT TRANSPORTES LDTA

SUSY KEYTH LOPES DOS SANTOS

VIVALDO ALFAIA DA SILVA JÚNIOR

                                                                                     DARLISSON SOUZA DE ALMEIDA

(Recebido em     /12/2017; aceito em    /12/2017)    

Resumo

Na atualidade as organizações buscam se tonar cada vez mais competitivas e inovadoras, aplicando alternativas para ganhar o mercado, o que na verdade, é consequência de buscas incessante de clientes e ganhos do capital. A partir matriz de SWOT que é a avaliação sistemática das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa em estudo, com o intuito de identificar a competência essencial das oportunidades e ameaças da empresa, ajudando os gestores a encontrar suas competências básicas e combiná-las com as possíveis oportunidades do ambiente que as cerca. Redução de custos e aprimoramento de serviços nas operações de logística, que corresponde uma área que consome uma boa parte de recursos sobre o lucro, é essencial para o ganho competitivo da empresa mostrado com análise e planejamento estratégico. O planejamento logístico chega a este cenário para novas alternativas e inovações para as organizações que desejam se tornar competitivas e proativas frente aos concorrentes. Diante maneira, este trabalho apresenta estudo de caso, visa demonstrar as vantagens que o planejamento logístico para aprimoramento do nível de serviço que analise de SWOT de uma empresa de transportes na cidade de Manaus, demonstrando quais os benefícios com a aplicação do mesmo. 

Palavra-Chave: Planejamento Logístico; Nível de serviço; Serviços de Transportes;

ABSTRACT

At present, organizations seek to become increasingly competitive, applying alternatives to win the market, which in fact, is a consequence of ceaseless customer searches and capital gains. The reduction of costs of planning operations, especially in logistics, which corresponds to an area that consumes a good part of resources on the profit of the sales, is essential for the competitive gain of the company. Logistics planning comes to this scenario for new alternatives and innovations for organizations that want to become competitive and proactive against competitors. In this context, this paper aims to demonstrate the advantages of logistics planning to improve the level of service of a transport company in the city of Manaus, demonstrating the benefits of applying it.

Keywords: Business Logistics; Logistics Planning; Transports

  1. Introdução

No período das grandes guerras, concepções dos líderes das tropas traçavam estratégias para suas tropas fosse suprida com armamentos, munições e alimentações, com objetivo de ataca seus inimigos da melhor forma possível. Assim surgiu conceito de logística. Segundo Ballou (2014, p.18) A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma corretiva e evolução natural do pensamento administrativo.

 Compete ao gestor definir estratégias para que sejam alcançados os objetivos de uma organização, fazendo com que a organização, obtenha o diferencial nas competitividades frente aos seus concorrentes. O planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio, atualmente para se manter competitivo no mercado, as empresas buscam ferramentas de gerenciamentos, métodos e estratégias para se manterem no mercado.

Segundo Oliveira (2015, p. 18) planejamento estratégico e processo administrativo que proporciona sustentação metodologia para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizando o processo.

Mediante a este conceito de planejamento estratégico, o presente artigo visa demonstrar a importância do planejamento logístico para aprimorar o nível de serviços dessa empresa da cidade de Manaus-Am, demonstrando as principais vantagens tanto para a empresa quanto para seus clientes, tendo assim estratégia desenvolvida para se manter estável no mercado enfrentado assim a oscilação da economia atual.

Esta pesquisa tem como objetivo classificar as principais vantagens competitivas que um planejamento logístico e nível serviços trará para a empresa e os objetivos específicos, apontar os impactos causados pela falta de processo, propondo alternativas para um bom planejamento.

O presente artigo irá caracterizar como um estudo de caso, pois vai realizado uma análise na empresa estudada, onde vai ser explorado fatos reais de funcionalidade de seu cotidiano, em que vai ser observado os processos decisório da organização usado ferramenta de análise de SWOT que irá mostrar seus pontos e serem melhorados.

A empresa estudada atua no ramo de transportes há dezenove anos, está localizada na cidade de Manaus-Am, possui doze funcionários e é caracterizada como uma empresa de pequeno porte.

Para Vergas (2014) a análise de conteúdo refere-se ao estudo de textos, documentos e verbalização orais. É uma técnica de análise de comunicação, tanto associada aos significados, quanto aos significantes da mensagem.

O procedimento metodológico desse trabalho dar-se na forma de pesquisas bibliográficas, artigos relacionados ao tema, vai ser feitas observações diretas e extensivas, pois posteriormente será necessário analisar a utilização do planejamento logístico nesta empresa.

Segundo vergas (2014) enfatizou que o método hipotético-dedutiva, vê o mundo como existindo, independente da apreciação que alguém faça dele, independente do olho do observador. Enfatiza a relevância da técnica e da qualificação, daí serem os procedimentos estatísticos sua grande força.

O estudo é necessário, porque visa à contribuição de demostrar ao leitor a necessidade de se planejar em termos logísticos, para obter ganho na eficiência e eficácia na operação logística, haja vista, concorrentes fortes nesse ramo que é tão promissor.

ANALISE DOS RESULTADOS

  1. LOGISTICA

Segundo Ballou, (2014 p. 38) A logística tem com o objetivo prover o cliente com os níveis de serviços desejados. A metade nível de serviço logístico é providenciar bens ou serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato, e na condição desejada ao menor custo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (313.5 Kb)   docx (135.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com