TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Logística No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Artigo Logística No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  3.728 Palavras (15 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 15

LOGÍSTICA NO BRASIL

Erika Ferreira da Silva¹

Greyciane Maia²

Roney Maia³

RESUMO: Analisando que sobre a forma como deficiência e dificuldade do setor de infraestrutura e logística ,tem contribuído ou até mesmo impedido o bom andamento da economia brasileira, ou seja, tem influenciado o nível de produtos, empregos doação ou recusa de revenda do pais. E sobretudo entre ferroviárias ,cabotagem e portos, é uma medida importante para aumentar a vantagem competitiva do país.

Palavras-chave: Infraestrutura.cabotagem.modal e Logística no Brasil

ABSTRACT: Analyzing that on the form as deficiency and difficulty of the infrastructure section and logistics, it has been contributing or even having impeded the good course of the Brazilian economy, in other words, it has been influencing the level of products, jobs donation or it refuses of the parents' resale. It is above all among rail, coastal traffic and ports, it is an important measure to increase the competitive advantage of the country.

Key word: Infrastructure, Coastal traffic, Modal, Logistics in the Brazil.

¹Acadêmica do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Metropolitana de Manaus-FAMETRO. ²Acadêmica do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Metropolitana de Manaus-FAMETRO. ³Acadêmico do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Metropolitana de Manaus-FAMETRO.

INTRODUÇÃO

Este trabalho vem mostrar de forma resumida como foi a evolução da logística no Brasil tendo com os principais temas: a infraestrutura, os recursos, cabotagem e como está a logística no Brasil.

A Logística no Brasil vem constituindo-se em um negócio de grandes proporções que evoluiu muito rapidamente nos últimos anos, resultados de pesquisa realizada pelo CEL em 2003 indicam que em seu conjunto as 500 maiores empresas industriais brasileiras gastam cerca de 7% do seu faturamento por ano, com suas operações logísticas.

A logística no Brasil passou por profundas transformações em direção a uma maior sofisticação. Essas transformações são evidenciadas em diferentes aspectos, sejam eles relacionados à estrutura organizacional, às atividades operacionais, ao relacionamento com os clientes, ou às questões financeiras.

Na logística atual, com os mercados cada vez mais dinâmicos e globalizado os clientes ficaram cada vez mais informados e exigentes. Devido essa evolução a logística vem tendo cada vez mais um papel muito importante dentro das empresas, buscando ofertar seus produtos e serviços de maneira rápida, barata e melhor que seus competidores. Para tanto, exige-se uma excelente infraestrutura dos modais de transporte, pois são estes que determinam o tempo de entrega.

Infraestrutura

O Brasil está entre os principais países em desenvolvimento que apresentam maior potencial de crescimento do mundo. Atualmente está entre os vinte maiores exportadores mundiais e só, não possui melhor desempenho por falta da infraestrutura física. Neste sentido, o grande físico de crescimento é a falta de qualidade dos modais de transporte. O país possui uma boa infraestrutura de informação, mas deixa a desejar na infraestrutura física, principalmente no que diz respeito ao sistema ferroviária, rodoviário e marítimo. O Brasil perde o equivalente a US$ 83,2 bilhões por ano com custos logísticos em função de problemas que vão desde a elevada burocracia até a limitada infraestrutura de estradas, ferrovias, portos e aeroportos. O prejuízo representa em torno de 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

As condições das estradas brasileiras provocam um aumento no tempo de entrega e uma redução na qualidade de serviços, que muitas vezes foram sentidos no cumprimento de contratos, pagamentos de multas por atraso e até mesmo perda do negócio. Além, dos problemas com as estradas, os empresários brasileiros ainda enfrentam outro problema: o roubo de cargas.

A falta de infraestrutura no Brasil é algo visível. Há precariedade de equipamentos, estradas, escassez de mão de obra especializada e falta de políticas publicas eficientes. Hoje, empresários já reconhecem a logística como um dos principais fatores de competitividade, pois muitos perderam espaço no mercado internacional por falta de eficiência logística. Neste sentido, o governo brasileiro esta buscando reverter à atual situação, através do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNL), onde há projetos de melhoramento dos modais, principalmente das rodovias e ferrovias. Além do governo, empresários estão investindo em novas tecnologias e numa maior integração da cadeia de suprimentos, para que assim possam reconquistar seu espaço no comércio internacional.

Recursos

É evidente que o país precisa de um plano emergencial logístico para vencer os gargalos da infraestrutura. E embora os recursos públicos tenham si intensificado, serão insuficientes para evitar um estrangulamento nos próximos anos sendo vital ampliação do capital privado.

E não há dúvida do interesse dos investidores o setor será um bom negócio nos próximos anos e continuará rendendo lucro enquanto economia continuar aquecida. A participação de entidades financeiras, entre elas a indústria do private equity esta evoluindo a passos largos no segmento.

No Brasil, ainda existe um enorme potencial a ser explorado. Apenas cerca de 5% das empresas tratam logística importante devido, seja por meio de um departamento interno ou da contratação de um apurado.

No que diz respeito ás praticas empresárias, as fusões e aquisições serão fundamentais para conquistar e manter mercado. Será necessário também investir em recursos humanos. Isso por que, em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a qualificação será o grande vetor para a eficiência.

Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral indicou que no Brasil se investem mais recursos para logística que em países como China e Estados Unidos, que destinam 7,5%, um cenário que encarece os produtos, afasta o consumidor e reduz os lucros dos produtores. Em comparação com o desempenho logístico nos EUA, as empresas brasileiras perdem a cada ano R$ 83,2 bilhões. Por setores, o de bens de capital investe 22,69% de seus recursos em logística, o de construção 20,88% e o de mineração 14,63%, com um custo total que compromete 12% do Produto Interno Bruto (PIB). Para compensar essa dificuldade, as empresas se veem na obrigação de manter maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com