TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico Logística Reversa de Óleos Lubrificantes

Por:   •  12/3/2019  •  Monografia  •  7.902 Palavras (32 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 32

LOGISTICA REVERSA: A coleta de óleos lubrificantes usados e suas respectivas embalagens*

Jossandro André Aguiar e Silva**

Luis Fernando Silva Magalhaes**

 

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO – IESF

 

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo principal identificar o atual cenário do modelo de gestão que as oficinas mecânicas da grande São Luís têm dado ao descarte de óleos lubrificantes e suas respectivas embalagens resultantes das trocas de óleo. Para que essa gestao seja eficiente é necessario que se tenha um sistema de Logistica Reversa eficaz, levando em consideracao, as vantagens da reciclagem e do reaproveitamento dos oleos lubrificantes e suas embalagens, que apos retirada dos componentes degradados resgatam a base mineral e resultam em características semelhantes às do óleo do primeiro refino. O presente artigo também tem o propósito de apresentar uma visão geral sobre logística reversa, seus conceitos, aplicações e ganhos para a região citada. Dentro desse mesmo tema iremos explorar mais as oportunidades que essa atividade possa propiciar, sendo elas ambientais ou financeiras. Para alcançar os objetivos foi realizado pesquisas bibliográficas em livros e revistas acadêmicas da área, pesquisas em sites dos órgãos regulamentadores e de assuntos acadêmicos com  foco em estudos logísticos e meio ambiente, além de um estudo de campo com aplicação de um pequeno questionario dirigido aos funcionários de algumas oficinas mecânicas, localizadas na grande São Luis, com o principal objetivo de coletar mais informações sobre o tema.

Palavras chave: logística reversa, lubrificante, embalagens, oficinas.

1 INTRODUÇÃO

             Nas últimas décadas tem-se um aumento significativo na frota de veiculos na grande São Luis, e como consequência de tal fato temos as constantes trocas de óleo desses veiculos. Os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de óleo lubrificante e de suas embalagens oriundos das oficinas são diversos. Os óleos lubrificantes usados contém elevados níveis de hidrocarbonetos, e principalmente metais pesados, sendo os mais representativos: ferro, chumbo, zinco, cobre, níquel e cádmio. A queima indiscriminada, bem como o descarte incorreto de suas respectivas embalagens podem ser extremamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, atualmente a preocupação com as questões ambientais tem se tornado cada vez maior e, apesar disso, muitas pessoas desconhecem os riscos que estes produtos, quando descartados de maneira incorreta propiciam ao meio ambiental e à saude. Justamente por estes riscos, o governo vem criando legislações com o intuito de regular o armazenamento, transporte e destinação do óleo lubrificante usado e suas embalagens. São exemplos destas legislações as Resoluções nº 362/2005 e n°450/2012 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Para a saúde humana, os compostos químicos existentes nos óleos lubrificantes usados podem provocar desde lesões na pele até câncer. Pelo lado ambiental, os óleos lubrificantes não são solúveis em agua, não são biogradaveis, impedem a passagem de oxigênio através de outros meios por formarem películas impermeáveis e aindam espalham substâncias toxicas.

             A troca do óleo lubrificante dos automóveis geralmente é feita em oficinas, para que um estabelecimento possa realizar a troca, em tese é necessário estar adequado às leis que regulamentam o manuseio e armazenagem destes produtos, bem como faze-lo de maneira correta de acordo com a legislação especifica. A prática tecnicamente recomendada para evitar a contaminação química é o envio do resíduo para a regeneração e recuperação por meio do processo industrial chamado de rerrefino. Além do benefício ambiental, o processo de rerrefino também oferece vantagens econômicas para quem o faz.

             Diante do cenário apresentado surgiu a seguinte problemática para este artigo: Como a logística reversa de óleos lubrificantes usados e suas embalagens podem trazer benefícios para a região da grande São Luís?

             Com o objetivo de responder a problemática de maneira satisfatória, foram formuladas algumas hipóteses: Gerar ganhos financeiros, pois os óleos usados e suas embalagens serão reaproveitados na produção de outros produtos acabados; O uso da Logística Reversa de óleos lubrificantes usados e suas embalagens na referida região diminuirá os impactos ambientais, como a contaminação  do solo e dos rios, causado pelo descarte incorreto desses produtos; Terá impactos em pequena quantidade também na exploração de petróleo, pois os óleos e suas embalagens poderão ser reciclados.

             O presente artigo tem como objetivos específicos: Verificar com o ocorre o descarte dos óleos lubrificantentes usados e suas embalagens na Região  da Grande São  Luís; Estudar quais serão os benefícios econômicos e ambientais que o projeto trará para a região; Mostrar soluções para o problema do descarte incorreto dos óleos lubrificantes usados e suas embalagens.

             A Logística Reversa de óleos lubrificantes e suas embalagens, terá grande importância, principalmente para o meio ambiente na grande São Luís, pesquisar e estudar sobre a implantação dessa Logística Reversa na citada região mostrará como o problema do descarte incorreto dos determinados produtos pode ser solucionado, acarretando benefícios para a economia e para o meio ambiente.

             O aludido artigo, esta estruturado basicamente em 5 capítulos da seguinte maneira: O capítulo 1 faz uma introdução sucinta sobre o tema, pela contextualização do problema de pesquisa e apresentando o objetivo, a justificativa, bem como a metodologia; O capítulo 2 e 3  faz uma revisão bibliográfica, e também conceitual da logística direta e sobre logística inversa respectivamente; Em seguida, o capítulo 4 relata os possíveis danos causados pelo descarte incorreto do OLUC e suas embalagens, bem como o processo do rerrefino e cita a Resolução  365/2005 que trata do recolhimento, coleta e destinação final do óleo lubrificante usado ou contaminado, e ainda discorre sobre a gestão do OLUC e suas embalagens dentro da grande São Luís. E por fim, o capítulo 5 conclui o artigo.

2  CONCEITO HISTÓRICO

             Segundo Thorpe, (1917), a origem da palavra logística, vem do grego "Logistikos", do qual o latim " Logisticus" é derivado, ambos significando cálculo  e raciocínio matemático. O desenvolvimento da Logística está intimamente ligado ao progresso das atividades militares e das necessidades resultantes das guerras. Novaes ressalta que:

Na sua origem, o conceito de logística  estava essencialmente ligado às operações militares . Ao decidir avançar suas tropas segundo uma determinada estratégia militar, generais precisavam ter, sob, suas ordens uma equipe que providenciasse  o deslocamento, na hora certa de munição, víveres,  equipamentos e socorro médico  para o campo de batalha. Por se tratar de um serviço de apoio, sem o glamour da estratégia bélica e sem o prestígio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares trabalhavam quase sempre em silêncio. (NOVAES, 2004, p. 31)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (257.1 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com