TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Praticas Supervisionadas - EPA

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.282 Palavras (22 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO.

        Este trabalho tem como objetivo apresentar ao leitor as teorias utilizadas na administração e gerenciamento de empresas.

        Foi baseado em textos de livros acadêmicos de autores renomados em cada teoria apresentada.

        É esperado que com a apresentação do trabalho, o leitor consiga se aprofundar e esclarecer todas suas dúvidas em relação as teorias, processos e métodos de administrar uma empresa de forma geral.


2 ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.

        A APS como é chamada de forma abreviada, é um trabalho acadêmico que busca trazer aos alunos da Universidade Paulista – UNIP uma experiência teórica e prática de aprofundar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, assim, estes alunos se formam no curso realmente preparado para o mercado de trabalho.

        Na APS os alunos se comprometem a trazer um trabalho cujo contexto está relacionado diretamente ao curso estudado e dentro da realidade do cotidiano. Isso faz com que o aprendizado seja eficaz e deixe o aluno atualizado e com uma experiência que o torna diferencial entre outros candidatos para uma oportunidade profissional.

        A APS é desenvolvida pelo o aluno sob orientação e supervisão do professor de umas das disciplinas estudadas em seu curso.

        Esta APS está sendo elaborada pela turma do 1º e 2º Semestre do curso de Administração.


3 PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CLÁSSICO.

        

        Os textos a seguir apresentam as teorias do Pensamento Administrativo, elaborado de maneira teórica para desenvolver o entendimento de como agir para gerenciar os processos internos e externos de uma organização.          

3.1 Teoria da Administração Cientifica.

A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. A Escola da Administração Científica foi iniciada no começo deste século pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores (como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros) e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época.

Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A preocupação em racionalizar, em padronizar e em prescrever normas de conduta ao administrador levou a maioria dos engenheiros da Administração Científica a pensar que estes princípios pudessem ser aplicados a todas as situações possíveis da empresa. Cada autor procurou estabelecer os seus próprios princípios de administração. Um princípio é uma afirmação válida para uma determinada situação prevista; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela determinada situação.

Dentre a profusão de princípios defendidos pelos diversos autores da Administração Científica, os mais importantes são:

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR

Para Taylor, gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas pelos quatros princípios a seguir:

Princípio de planejamento: substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método.

Princípio de preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepara-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, prepara também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.

Princípio do controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.

Princípio da execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada. (CHIAVENATO, 1997, p. 58 e 76).

CONTRIBUIÇOES DE HENRI FAYOL

O trabalho do francês Henri Fayol foi considerado uma das maiores contribuições para o campo da gerência e da Administração. Seu trabalho foi realizado aproximadamente na mesma época que o de Taylor, pois viveu no período 1841-1924. Entretanto ao contrário de Taylor, que começou no nível operacional de uma organização (oficinas), Fayol trabalhos nos níveis organizacionais de cúpula administrativa, buscando uma definição das responsabilidades em todos os níveis organizacionais. Ele provou também a aplicabilidade de seus princípios tanto em organização de transformação (indústria) como na área governamental.

Fayol estava principalmente preocupado com a função administrativa da direção, pois sentia que a habilidade administrativa era a mais importante que se requeria da direção da companhia. Como resultado, conclui que há uma necessidade definida e uma possibilidade de ensinar administração. Essas observações permitiram que ele escrevesse um trabalho bastante amplo, publicado em 1908, que intitulou os princípios da administração, em que ele mostra as possibilidades de se formar administradores e criar o ensino formal de administração.

Nesse trabalho, ainda, procurou, de forma mais clara, os cincos elementos primários do processo administrativo, que vêm sendo utilizados até hoje: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.

Os quatorze princípios de Fayol eram:

  • Divisão de trabalho – Os princípios de especialização do trabalho, de forma a concentrar atividades para maior eficiência.
  • Autoridade e Responsabilidade – Autoridade é o direito de dar ordens e o poder para obediência.
  • Disciplina – Disciplina é absolutamente essencial para progresso da empresa.
  • Unidade de Comando – Um empregado deve receber ordens de somente um superior.
  • Unidade de Direção – Uma cabeça e um plano para o grupo de atividades tento os mesmos objetivos.
  • Subordinação do Interesse individual para os homens em geral - O interesse de um empregado não deve prevalecer sobre o da organização.
  • Remuneração do Pessoal – compensação deveria ser justa e, na medida do possível (KWASNICKA,1995, p. 29 e 30).

A teoria científica dentro das organizações tem como objetivo aplicar princípios para melhorias nas execuções das tarefas e combater desperdícios, não somente de matérias primas, mas também de tempo. De acordo com Taylor,  os colaboradores trabalhavam aleatoriamente, então ele fez um estudo de tempo, de padrões de produção, supervisão funcional, padronização de ferramentas e planejamento de tarefas e cargos , ele também acreditou no prêmio de produção eficiente, ele apostou que um colaborador reconhecido trabalha muito mais motivado e motiva os que estão ao seu redor afim de serem reconhecidos também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com