TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Taxa Selic No Dia a Dia e Comércio

Por:   •  18/9/2021  •  Dissertação  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 7

Taxa Selic no dia a dia e comércio

Ana Lúcia dos Santos Gonçalves¹

                                                                                                         Natani dos Santos Mascarello

                                                                                                                                                 

                                                                                                                                               

Adriana Giovanella²

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade mostrar a importância da Taxa Selic nas nossas decisões de consumo e como influencia outras taxas e a inflação. E vamos ver como essa taxa é aplicada no nosso dia a dia, principalmente em tempos de pandemia, e quais suas consequências e porque a Selic é a taxa mais importante da nossa economia

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia, Taxa Selic, refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O Banco Central opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política monetária do banco central (Copom) que ocorre a cada 45 dias.

Quando a Selic cai os empréstimos tendem a ficar mais baratos e quando sobe é o contrário. A Selic define o “custo do dinheiro”, ela á a base do custo total de empréstimos e financiamentos. Quando há queda na taxa de juros existe menor disponibilidade de crédito e se torna menos atrativo para os bancos em geral emprestarem dinheiro e alguns tendem a diminuir a oferta de crédito.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Sistema especial de liquidação e custodia, conhecida como taxa Selic, ela é a taxa média utilizada por bancos públicos e privados para cálculos de juros. A Selic serve de base para os juros cobrados em empréstimos, financiamentos. O juros da taxa Selic é definida pela Copom (comitê de política monetária do Banco Central) que se reúne a cada 45 dias definir se a taxa deve aumentar, diminuir ou se manter estável.

 “As políticas Monetárias visam a intervenção nos meios de pagamento e taxa de juros de crédito para controlar a oferta de crédito existente no mercado.” (ASSAF NETO,1999, Atlas, 2012. p. 373)

O objetivo é garantir estabilidade econômica e evita desequilíbrios de preços, caso esteja muito alta, o Copom precisa decidir pela redução dos juros. Se houver liquidez demais, as taxas de juros devem aumentar e consequente se não houver, então a Copom precisa intervir diminuído para impulsionar a economia ter o giro necessário. De uma maneira geral, a taxa de juros é considerada umas das principais medidas para o combate da inflação, visto que gerencia a subida dos preços.

Com o cenário de pandemia que chegou ao Brasil em março de 2020, houve uma desaceleração de consumo e no dia 17 de junho de 2020, a taxa Selic de 3% para 2,25% ao ano, sendo considerado novamente o menor patamar histórico.

Sobre a taxa Selic nos tempos pandêmicos podemos afirmar

Vivemos uma situação atípica. O panorama é catastrófico do ponto de vista sanitário, milhares de vidas perdidas e um vírus com grande facilidade de contágio. Nesse sentido, o Governo tomou a medida de combate a pandemia conhecida desde a antiguidade, a quarentena da população. Esse cenário de isolamento social gerou diversas consequências econômicas. Queda da atividade econômica, aumento no desemprego, mortalidade de empresas. A resposta governamental veio através de elevação dos gastos, a fim de preservar empregos e dar algum fôlego para as empresas, especialmente as pequenas. Em outras palavras, adotou-se uma política fiscal expansionista. Mas, e a política monetária? Quais instrumentos seriam possíveis dado o cenário de pouca atividade econômica, baixa inflação e necessidade de aumento dos gastos públicos. O Comitê de Política Monetária (COPOM) reduziu a taxa básica de juros, Selic, buscando aquecer a economia, tornando o crédito mais barato e, portanto, deslocando a curva do mercado monetário (LM) para a direita, aumentando o produto (Y) de equilíbrio.

Lima, Alexandre Vasconcelos. "A POLÍTICA MONETÁRIA NO CENÁRIO DA PANDEMIA." Boletim Economia Empírica 1.3 (2020).

Por fim, faz-se necessário, após a pandemia, o governo urgentemente destravar a economia, visando ao aumento do investimento, o qual é fundamental para a diminuição do desemprego, geração de renda e crescimento econômico sustentável.

Segundo Reis (2020), a atual conjuntura da economia brasileira demanda, ainda mais, da gestão de compras, a adoção de um posicionamento mais estratégico e assertivo, para combater as incertezas e flutuações do mercado.

No gráfico a seguir veremos a Selic de 2009 a 2021 e sua previsão até 2023. Com a covid 19 teve uma diminuição para que a economia retorne ao giro necessário e junto disso já vemos a previsão de como ela se manterá até 2023.

[pic 1]

 Com a crise econômica que o mundo vem passando devido a nova covid 19, os cidadoas precisaram se resguardar de forma que a economia teve sua caída drástica. Nesse caso, a Copom adotou uma política econômica contrária diminuindo a Selic. Ao diminuir essa taxa, os rendimentos ficaram baixos e as pessoas passam a consumir mais, o que automaticamente ocasiona circulação de dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com