TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições do Trabalho em Equipe

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.441 Palavras (18 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 18

/                [pic 1]

Daiane Oliveira Valvassori de Lima, Ecila Daiane Pietrowski¹

Claudia Aline de Souza Ramser²

RESUMO

Este artigo aponta a função da Psicologia Organizacional e do Trabalho, bem como mostra seu papel nas organizações para a valorização de seus recursos humanos. Possui como objetivo abordar a importância da Psicologia Organizacional e sua contribuição para o sucesso das Organizações. Estudaremos sua História, sua evolução através do tempo, seu campo de atuação, além de mostrar a sua importância no planejamento organizacional. Com base na pesquisa bibliográfica aprofundou-se o conhecimento sobre a Psicologia Organizacional e pode-se ver sua importância para os gestores na tomada de decisões e no auxílio da empresa para promover seu crescimento e aumentar sua produtividade.

Palavras-chaves: Psicologia Organizacional e do trabalho. Qualidade de vida. Motivação.

1.INTRODUÇÃO

 

As empresas buscam alternativas para aumentar sua produtividade. Percebendo que seus colaboradores são peças fundamentais para isto, elas vêm se empenhando por um modelo de gestão que zele pelo bem-estar de seus colaboradores. No meio corporativo, a Psicologia Organizacional e do Trabalho tem demonstrado ser um importante instrumento para se alcançar esse objetivo.

 A Psicologia Organizacional é imprescindível para os Recursos Humanos, especialmente para as empresas que empregam “[...] liderança, motivação, formação de equipes, seleção e desenvolvimento de pessoas, entre outras” (FIORELLI, 2000), de modo que cabe indagarmos qual é a importância da Psicologia Organizacional e como ela pode contribuir para o sucesso da empresa. Conforme Schein (1982), a Psicologia Organizacional é um campo de atuação interdisciplinar que procura conhecer os fatos organizacionais que se desenvolvem em torno de questões alusivas ao bem-estar do indivíduo. Em outras palavras, a Psicologia Organizacional procura estudar o comportamento humano no ambiente de trabalho. Através deste artigo, objetiva-se analisar de que forma a Psicologia Organizacional melhora os níveis de qualidade dos indivíduos, como ela atua na solução de problemas na gestão e como influencia no planejamento organizacional.

A metodologia empregada será bibliográfica, pautada em material já elaborado. Inicia-se a pesquisa com bases em teóricos, discute-se a história da Psicologia Organizacional, seus conceitos, mostrou os aspectos que influenciam positivamente a qualidade de vida do trabalhador.  Finalmente, apresentaremos as considerações finais e as referências usadas para a elaboração do Paper.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A Psicologia Organizacional surgiu por volta do século XIX com a Revolução Industrial, quando a produção antes feita por pequenas oficinas, artesãos independentes, por profissionais autônomos, passou a ser feita pelas fábricas. (CHIAVETTO, 2000, p.17).

A Revolução Industrial modificou a forma de produção de pequena para grande escala, o trabalho passou a ser feito por agrupamentos de pessoas, com horários predeterminados e com o auxílio de máquinas. Essa nova realidade criou a necessidade de buscarem pessoas mais qualificadas para atenderem os novos cargos.

“A Psicologia surgiu como área inovadora na análise das condutas humanas, bem como fonte de técnicas aplicadas a busca do bem-estar mental.” (DIÁLOGOS, 2007, p. 24). Inicialmente, foi usada na seleção de empregados pelas fábricas, visto que “...ficava cada vez mais claro que os funcionários apresentavam distintas competências e podiam render mais - ou menos - em virtude do setor em que atuavam.” (DIÁLOGOS, 2007, p. 25).

        Durante a Revolução Industrial foram feitas várias pesquisas e estudos visando otimizar os métodos produtivos, entre os principais pesquisadores citamos:

Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott, psicólogos experientes, considerados os principais fundadores da Psicologia Organizacional, que se dedicaram em problemas organizacionais tais como seleção de funcionários e testes psicológicos. (SPECTOR, 2005).

Frederick Winslow Taylor, envolveu-se no estudo da produtividade dos funcionários, criou a administração científica, que fornece princípios para guiar as práticas organizacionais: seleção e treinamento pessoal, salários altos e custos baixos de produção, identificação da melhor forma de efetuar tarefas e cooperação entre administradores e trabalhadores. (MAXIMILIANO, 2005).

Frank e Lilian Gilbreth, estudaram a forma pela qual as pessoas executavam o trabalho e buscaram maneiras eficientes de realizar tais tarefas. (SPECTOR, 2005).

Elton Mayo, em seus estudos na fábrica de Wester Eletric Company, mostraram que fatores psicológicos e subjetivos são tão importantes quanto os fisiológicos. (SPECTOR, 2005).

2.1.1 FASES DA PSICOLOGIA

Primeira Fase- de 1924 a 1970

Denominada como Psicologia Industrial, focalizava os estudos no recrutamento e seleção, especialmente com a aplicação de testes, para determinar a orientação vocacional, conhecer as condições de trabalho e a adaptação no trabalho, com o objetivo de aumentar a lucratividade e produtividade.

Segunda Fase- de 1970 a 1990

Denominada Psicologia Organizacional, voltada para o aumento da produtividade e eficiência. Estudou os efeitos da estrutura organizacional e outras variáveis nas ações do trabalhador, usando conhecimentos de dinâmicas em grupos, desenvolvimento de equipes e estudos sobre a liderança. Tinha como foco a cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho.

Terceira Fase- de 1990 em diante

Denominada Psicologia Organizacional e do Trabalho, se preocupava com a saúde e bem-estar do trabalho, questões como ergonomia, poder e conflitos. (BERTOLDI, 2013, p.26).

  Sampaio (1998, p.13) aponta a Psicologia organizacional como “campo de aplicação dos conhecimentos oriundos da ciência psicológica às questões relacionadas ao trabalho humano, com vistas a promover a saúde do trabalhador e sua satisfação em relação ao trabalho”.

A Psicologia do trabalho busca através de conceitos, modelos e métodos da Psicologia, compreender, predizer, e explicar os comportamentos dos indivíduos, objetivando a intervenção tanto sobre a pessoa como sobre seu trabalho, para satisfazer as necessidades dos trabalhadores incrementando benefícios e maiores rendimentos a empresa. É uma área de atuação e de pesquisa da Psicologia que se ocupa com o homem e as organizações de trabalho, busca entender o lugar que o trabalho tem na vida das pessoas, seu impacto na saúde mental e bem-estar, elaborando formas de aprimorar os processos produtivos e tornar o ambiente de trabalho mais humanizado. (BERTOLDI, 2013, p.19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (862 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com