TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Datas Importantes de 2019

Por:   •  25/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: MGM05

Fórum

Título: É válido ou não  uma empresa de serviços no Brasil adotar a prática de inversão da pirâmide organizacional.

Aluno: Guilherme Gonsalves Berçott Viapiana

Disciplina: Marketing de Serviços

Turma: Turma 104 / LOG-22

Introdução

Quando pensamos em uma empresa estruturada, é quase que unanime a ideia de uma pirâmide organizacional grande, hierárquica e cheias de linhas. Mas nem sempre uma estrutura inchada e pesada indica que a coisa vai bem. Muito pelo contrário. A maioria das empresas enfrentam as dificuldades de um mercado cada vez mais carente de mão-de-obra qualifica, custos altíssimos, produtividade amarrada e inovação próxima a zero. As empresas de serviço representam bem as deficiências do nosso mercado. Para continuar com margens minimamente razoáveis, acabam optando pelos riscos de uma contratação de media qualidade, encaram diariamente um turn over dos mais altos já vistos no mercado de trabalho e fazem dos planos de ações e de recuperação de resultados, a sua rotina diária e sofrida de correr atrás do prejuízo.

E de Falta de mão de obra qualificada no Brasil – prestações de serviços ruins

Numa era onde a os níveis de serviços e da tal satisfação do cliente são a bola da vez, empresas de serviço com baixa qualificação passam por dias nada bons. Passam por um momento de reestruturação de valores e de capacitação técnica que no final do dia, até a media e alta gerencia são carentes. Estruturas básicas como planos de contingencias, gerenciamento de crises e planos de continuidade de negocio por exemplo, são quase artigos de luxo em instituições que em especial no Brasil, nem ideia fazem do que isso significa. O país com manifestações a todo momento, greve de serviços básicos a toda semana, crise hídrica, crise elétrica, crise de confiança e econômica, pedem capacitação não só para lidar com as tarefas diárias, mas também para trazer inventividade e conforto técnico em dias tão inseguros. Mas isso custa e custa caro Cara Pálida. E daí é que empresas que valorizam o capital humano e seu capital social decidem investir em seus funcionários e investem em treinamento, capacitação e processos seletivos eficientes para redução de seu turn over e aumento de seu capital humano como forma de work around  a esses dias tão difíceis que o mundo vem passando.

Falta de uma cultura, nas empresas de serviços no Brasil, que aceite a opinião dos funcionários na elaboração de estratégias de marketing + Possibilidade de incluir os funcionários nas tomadas de decisões

A cereja desse bolo é a cultura ainda arcaica de algumas empresas de serviço. A politica do manda quem pode obedece quem tem juízo” ainda impera em grande parte das empresas de serviço desse pais. Presidentes vivem de discursos sociais de um dia iremos..., nosso plano é... , para o próximo trimestre nossa meta será... Os Diretores escutam as essas coisas e saem dando ordens em processos que pouco entendem, gerentes contrariados batem cabeça para criar serviços e metodologias que nunca viram e o pessoal da operação fica louco enquanto faz pilotos de coisas que não levam a nada e fazem de um tudo para os processos não pararem em meio à tantos devaneios.

As ocasiões onde a pirâmide organizacional se inverte, são casos raros onde algo de tão técnico é requerido, que algum cara da base sobre ao topo por 20 minutos para explicar em uma reunião algum processo que quase ninguém faz ideia do que se passa, mas que precisa ser corrigido; ou não.

A cultura de criar valor a todas as funções de um empresa de serviço ainda é tão rara, que em poucos casos as pessoas conseguem enxergar que fazer parte de algo realmente grandioso e de que elas de fato são os agentes de mudanças reais e efetivas nos processos de uma empresa.

As que já entenderam isso, consegue com uma velocidade enorme obter ganhos de produtividade, reduzem seus custos de maneira expressiva e conseguem promover resultados melhores de forma consistente e precisos. São capazes de coloca o cliente e seus necessidade a frente de suas estratégias e assim, entregam processos de qualidade combinados a iniciativas de redução de custos (ou convertem isso em aumento de margem mesmo, o que em tempos de hoje não é pecado algum...)

Outro ponto que vem mudando bastante é o desapego aos sistemas operacionais próprios. Empresas que cresceram em torno de um sistema operacional caseiros, vem percebendo a importância de abrir os olhos as novidades do mercado. Percebem muitas vezes que seus sistemas ficaram para trás, e que o que o mercado oferece pode entregar melhorias gritantes ao processo produtivo.

Validade quanto à adoção da inversão da pirâmide organizacional por parte de uma empresa de serviços no Brasil

É notoriamente percebido nos dias de hoje o valor de ouvir e por em pratica o que todos os níveis de colaborador tema dizer, mas isso tem de ser prte da cultur de uma empresa. Esse é um dos grandes problemas das empresas de serviço. Adequação de cultura. Prestar serviço é  entender a cultura do seus clientes e se aproximar a eles entregando resultados não só de execução, mas também em relação a objetivos comuns e orientação aos mesmos resultados.

Empresas que conseguem entender que serviço e se colocar na cultura e necessidade do seus clientes, estão a frente de seus mercados, são sinérgicas entre suas operações e fazem dessa mistura de diferentes valores seu maior diferencial competitivo.

Conclusão

As empresas de serviço precisam entender que sua cultura tem de ser flexível e baseada no ato da prestação de um serviço diferenciado, com metas claras e objetivos estratégicos em linha com as estratégias de seus clientes. As metas, estratégias e investimentos precisam refletir as necessidade dos mercados que atuam, e a inovação é meio quase que obrigatório para se obter um diferencial técnico/financeiro.

As pessoas são ferramentas e provedoras de idéias essenciais aos processo de inovação; são delas as iniciativas e a origem de processos que podem ser mudados, e as empresas de serviços precisam entender que não há meio mais poderoso de se fazer inovação verdadeira do que o investimento ao capital humano e social com foco na satisfação do cliente.

Referências bibliográficas

1) http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-inversao-da-piramide-organizacional/4336/

2) http://www.administradores.com.br

3) Apostila Marketing de Serviços – FGV

Textos:

- Decisão que vem de baixo

- Falta de mão de obra

- Empresas estão importando mão-de-obra qualificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com