TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Etapas Para Construção de um Negócio

Por:   •  31/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 15

Disciplina: Estágio I

Check List – Entrega para a nota da VII

Objetivo: Proporcionar no âmbito acadêmico a abordagem e o aprofundamento de temas relacionados a Administração.

Aluno: Douglas Lopes Da Cunha

  1. Viabilidade e definição do tema/titulo
  2. Determinar a relação do tema com o curso
  3. Pesquisar artigos científicos relativos ao tema
  4. Organização e Formatação de artigos científicos relativos ao tema
  5. Elaboração de resumo analítico dos artigos escolhidos

O presente trabalho pretende analisar o funcionamento de um negócio, de acordo com suas práticas e falhas e por isso, traz artigos que tem percepções diferenciadas sobre as temáticas, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, dentre outros. O objetivo é apreender aspectos da realidade empresarial, que destoam da teoria, para o aprofundamento da prática da administração no cotidiano.

Para iniciar o trabalho, foram levantados quatro artigos científicos, um teórico e três práticos relacionados a Gestão Financeira, a Gestão de Pessoas e ao Planejamento Estratégico para perceber essas diferenças teóricas e práticas. O trabalho é viável pois pretende apreender tanto os que os artigos de modelos de gestão falam sobre esses temas, como as práticas de gestão ocorrem, percebendo as similitudes e diferenças.

  1. Gestão Financeira

1.1 Ferramentas utilizadas na gestão financeira: um estudo multi-casos em empresas do setor metal-mecânico.

        O artigo intitulado “Ferramentas utilizadas na gestão financeira: um estudo multi-casos em empresas do setor metal-mecânico” é escrito por cinco autores, o autor principal é o Paulo Romero Strini Pinto e os autores secundários são: Vívian Karina Bianchini, Rui Tadashi Yoshino, Gabriela de Azevedo Motta e Luciane Cristina Trulha e está divido em seis partes principais, que são: introdução, objetivo, revisão bibliográfica, métodos de pesquisa, resultados e conclusão. A revisão bibliográfica é subdivida em dezesseis partes, são elas: Ferramentas de controle contábil no planejamento econômico-financeiro; Tipos de controles internos; Controle de custos; Auditoria interna; Fluxo de caixa; Tipologia e aplicabilidade dos demonstrativos contábeis; Balanço patrimonial; Demonstração do resultado do exercício – DRE; Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados – DLPA; Estrutura da demonstração das mutações do patrimônio líquido – DMPL; Demonstração de origens e aplicações de recursos – DOAR; Empreendedorismo e a visão do planejamento financeiro; Ferramentas de gestão financeira; Planejamento financeiro; Tecnologia de informação ou sistemas informatizados e a importância da gerência de dados Inteligência competitiva.

        Nesse artigo são identificadas as técnicas usadas pela gestão de finanças no setor metal-mecânico de Sertãozinho e é analisado como o seu exemplo é fundamental para demonstrar técnicas de controle e planejamento em gestão financeira. Isso porque, o controle e planejamento são meios cruciais para que se atinja objetivos empresariais, pois norteiam a estrutura organizacional e possibilitam o conhecimento sobre as decisões internas e externas da empresa.

        As decisões externas e internas da empresa devem ser tomadas de acordo com acompanhamento do desempenho empresarial, como também das táticas disponíveis frente aos cenários que se impõem na realidade. Sabendo disso, Pinto et al (2009) fizeram uma pesquisa exploratória de multi-casos e um levantamento bibliográfico para entender as ferramentas mais utilizadas entre os tipos de demonstrativos contábeis disponíveis.

        O artigo utiliza referencias interessantes sobre as ferramentas de controle contábil no planejamento econômico-financeiro, trazendo uma referência na obra que é “ Contabilidade gerencial: a restauração da relevância da contabilidade nas empresas” escrita por Johnson e Kaplan em 1993, porém desenvolvem pouco a respeito da sistemática desenvolvida por esses autores, argumentam apenas a ideia da necessidade gerencial na contabilidade contemporânea e não desenvolvem essa ideia.

        Em relação aos outros subtópicos supramencionados, eles são bem desenvolvidos de acordo com o objeto que o estudo das técnicas usadas pela gestão de finanças no setor metal-mecânico de Sertãozinho-BA, porém por se tratar de uma pesquisa exploratória há pouco aprofundamento em questões importantes, como os controles de custos e a realização de auditoria interna, suas periodicidades.

        Dessa maneira, percebe-se que é um artigo bom, porém tem um objetivo abrangente, pois adota uma metodologia expansiva para tão pouco espaço, visto que, a pesquisa bibliográfica é um conjunto de saberes reunidos em um trabalho para traçar um panorama geral sobre determinada temática. A sua finalidade está em produzir conhecimento geralista sobre determinado assunto para que o conhecimento seja expandido, com intuito de gerar perguntas estreitas sobre o tema. (FACHIN, 2001).

        A pesquisa exploratória, por sua vez, é entendida por Fachin (2001) como determinante, principalmente, a bibliográfica, pois proporciona gama de informações sobre os temas, quando ocorre o delimitar do tema, ocorre uma facilitação, assim como a definição de objetivos, a formulação de hipóteses, ou ainda, dar novos contornos ao tema que foi estudo, isto é trazer novos enfoques. Então, por meio das pesquisas exploratórias destaca-se a possibilidade desenvolver pesquisas melhores sobre determinado assunto. Desse modo, a pesquisa exploratória é fundamental para o conhecimento cientifico, pois é uma etapa preliminar para outros tipos de pesquisa.

        Levando em consideração esses aspectos metodológicos importantes que devem ser repensados, devido ao curto espaço do artigo, ele traz contribuições importantes para a área empresarial, principalmente, sob a perspectiva empresarial para cidades pequenas, pois demonstra por meio do estudo multi-casos em empresas do setor metal-mecânico, a importância que o empreendedor brasileiro deve ter a globalização, ainda que, situado em zonas menores.

        Outro ponto fundamental destacado pela pesquisa é a importância do planejamento financeiro para que possa ser feita a construção de cenários possíveis mediante os resultados empresariais, preparando as empresas para as adversidades que possam ocorrer frente ao mercado que está em constante mudança. Não obstante, concordamos com Pinto et al (2009) que o controle interno das atividades econômico-financeiras que influenciam as decisões na gestão empresarial. ( PINTO et al, 2009, p. 11)        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com