TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Economia - Etapa 4

Por:   •  18/11/2012  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera – Caxias do Sul

ATPS de Economia – Etapa 4

Nome: Vagner Rondan dos Santos

RA: 2107191100

Curso: Administração

Série: 1ª

Turma: B

Disciplina: Economia

Professor (a): Miguel Zacarias Neto

Introdução

No mercado de bens e serviços, temos dois conceitos a serem observados.

Conceito de oferta: é a vontade de vender certo produto, e está diretamente relacionado a facilidade de produção e o preço obtido.

Conceito de demanda (procura): é a necessidade do cliente de adquirir determinado bem, de acorco com seu poder econômico.

Desenvolvimento

Este trabalho foi desenvolvido de acordo com conhecimento adquirido em sala de aula e conceitos encontrados em livros e sites da internet. Foram citados exemplos encontrados em nosso cotidiano, a fim de tornar a pesquisa mais clara e objetiva.

Conclusão

Comportamento da Oferta e da Demanda

Exemplo:

1) Um exemplo que podemos citar é o que ocorre nas mudanças de estação do ano. No verão, por exemplo, quando a demanda por roupas mais leves como camisetas, calção entre outras aumenta, seus preços tendem a aumentar, pois sua demanda aumenta em uma proporção maior a sua oferta.

2) Outro caso que acompanhamos é o do computador. Em seguida do seu lançamento era comercializado a um preço muito alto devido à falta de oferta no mercado. Com o aumento da demanda os preços foram aumentando, porém, foram surgindo diversos fabricantes desta máquina, fazendo com que ao longo dos anos o preço deste produto fosse reduzindo e variando conforne sua configuração, ou seja, a medida que a oferta aumentou o preço baixou.

No primeiro exemplo, observa-se que o preço da roupa de verão é influenciado diretamente pela sua demanda e o comportamento da empresa é o de aumentar o preço pelo fato de no verão aumetar a procura por esta linha de vestuário, já ao findar ou até mesmo depois da estação do ano ter terminado, a empresa tende a baixar o valor deste produto, a fim de terminar seu estoque e poder voltar sua produção para novas tendências.

No segundo caso, o preço do computador sofreu várias influências. Deve-se observar o fato de ser um produto revolucionador, para a época em que foi lançado; a escassez de mão-de-obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com