TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Maravilhas do Corpo Humano

Por:   •  1/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Grupo 5

27/11/2017 2º Aula – Resumo

Membros : Ana Caroline Senne, Leticia Lima, Maria Tagliari, Thamires Moura  Regiane, Tainá Galvão

As maravilhas do Corpo Humano

O corpo humano funciona como uma máquina, como uma empresa ou  até mesmo como uma linha de produção, de maneira que cada órgão tem sua função de modo especifico, e que se porventura algo vier a falhar pode haver um caos, pois cada órgão tem sua  função em equilíbrio para que o ser humano consiga viver e sobreviver. Nosso corpo é composto pelos  5 sentidos, sistema digestório, excretor, ósseo, sistema circulatório, nervoso, sistema respiratório, muscular, reprodutor e sistema endócrino. Cada um desses sistemas desempenha um papel essencial para o perfeito desenvolvimento do ser humano, bem como para a vida toda.

Os 5 sentidos são terminais e são eles que alimentam o nosso celebro, que recebem, avaliam, interpretam e arquivam as informações. Os olhos são responsáveis por 70% de toda a informação externa que recebemos, os ouvidos são um complemento da visão, pois indicam o lugar onde estamos por meio dos sons e ruídos do ambiente, o olfato é responsável por discernir o cheiro ou  odor de tudo o que está a nossa volta, então as informações ficam gravadas em nossa memória como o  cheiro bom do bebê. O  maior órgão que o corpo possui é nossa pele, que é responsável por proteger nossa estrutura interna, ela também serve como lixeira do corpo eliminando impurezas por meio das glândulas sudoríparas. E por ultimo o paladar, tendo a língua como principal órgão e por isso que uma grande proporção do córtex cerebral está destinada a interpretar os estímulos que essa zona recebe.

O sistema digestório é constituído por um conjunto de órgãos, que tem a responsabilidade de conduzir e transportar os nutrientes necessários para nossa corrente sanguínea.

O sistema excretor é responsável por eliminar a parte dos alimentos  que já foi extraído tudo aquilo que teria utilidade para o corpo  e que não tem mais utilidade, ou seja, o lixo que é eliminado através da evacuação.

 Há outro sistema de eliminação muito importante que acontece nos rins, bexiga e uretra. Os rins fazem um trabalho importante para nosso organismo que deve ocorrer de forma perfeita caso, ocorra algum problema no processo pode gerar complicações. “O corpo requer um perfeito equilíbrio de substancias no sangue e de maneira extraordinária, os rins promovem esse equilíbrio, outra maravilha de Deus “(Maravilhas de Deus pág ,141).

O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto sustenta e dá forma ao corpo, além de proteger os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento. Outras funções são  produção de células sanguíneas na medula óssea e armazenamento de sais minerais, como o cálcio. O osso é uma estrutura viva, muito resistente e dinâmica pois tem a capacidade de se regenerar quando sofre uma fratura.(Michelle Duarte), sistema ósseo.

O sistema endócrino se refere à todas as funções e atividades do nosso corpo, estas são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal). O sistema endócrino é composto de várias glândulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. As glândulas são estruturas que produzem substâncias que tem determinada função no nosso corpo. As glândulas endócrinas produzem e lançam no sangue substâncias reguladoras denominadas hormônios, estes são lançados no sangue, percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.

Para que o nosso organismo funcione bem precisamos de  alimentos, água e do ar. É o coração que faz o sangue circular, este é composto por uma parte liquida sendo o plasma e outra solida formada por glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas e inúmeras substâncias solúveis. Os glóbulos vermelhos vivem cerca de quatro meses, sua função é de transportar o oxigênio mediante uma proteína chamada hemoglobina, são fabricados na medula óssea dos ossos longos, costelas, vertebras e ossos do crânio. Os glóbulos brancos combatem as infecções, quando há uma bactéria no corpo, eles produzem anticorpos, lutando contra o vírus. As plaquetas são produzidas com a destruição de células maiores chamadas megacariócitos, sem elas um ferimento poderia nos fazer sangram até morrer. Quando se tem um ferimento as plaquetas ficam pegajosas, liberando substâncias químicas que atraem mais plaquetas e se unem para formam uma barragem que evita a perda de sangue. O sangue circula pelas artérias, veias e capilares à  vazão de cinco litros por minuto, em um total de 7.200 litros por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com