TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Normas do Trabalho

Por:   •  2/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Organização informal

A organização informal, oriundo de todas as interações sociais, encontra-se em todos os níveis da sociedade.

Como em todo grupo, há um líder, e nas organizações informais este é definido através da decisão do subjetiva do grupo, ou seja, depende dos sentimentos e outros atributos que muitas vezes são conquistados ao longo do tempo, tais como idade, competência, personalidade e vários outros.

Em um certo nível a organização informal tende a torna-se um problema, porém se a empresa souber se aproveitar disso e gerenciar, isto se converte em uma alta no rendimento.

Por se designar informal não significa que esta não tenha vantagens, e uma delas é a velocidade nos processos e redução da distância entre empregado e chefe, mas ao mesmo tempo gera uma certa quantidade de dificuldade no controle e atrito entre pessoas.

Organização formal

Esta organização, por sua vez tem atributos pré-estabelecidos, tais como regras, e uma estrutura que define papéis e relações entre seus membros. Levando isto em consideração, a organização formal exige autoridade dos líderes em questão, bem como a divisão de trabalho.

Se fizermos um comparativo entre os tipos de organização que as empresas adotam, a organização formal sai ganhando, pois ela é planejada, e alguns requisitos são: distribuição de funções conforme atribuições de cada funcionário, realização de atividades com objetivos específicos, sempre ter no planejamento as limitações de tecnológicas e de habilidades, etc.

Organização linear ou militar

Este tipo de organização é o mais antigo que se conhece, pois segue linearmente os papéis numa organização (do mais alto para o mais baixo). Em empresas de pequeno e médio porte é ideal o uso deste tipo de organização, principalmente quando não há necessidade de pessoas especializadas e quando não há grandes recursos financeiros.

Atividade

  1. Liste duas vantagens do modelo formal e duas do modelo informal:

Definição clara de papéis na organização e controle da divisão do trabalho, agilidade nos processos e aproximação do empregado em relação ao chefe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com