TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Comércio Exterior

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Alecssandra Silva de Oliveira

RGM – 023.7428

Noções de Comércio Exterior

ATIVIDADES

1º) (2 pontos)

A importância do comércio internacional serve como uma troca de bens e serviços entre os países, a economia de um país integram a diversos fatores. Entre esses fatores temos está a garantia da venda do excedente de produção desse país, ao mesmo tempo em que permite que seu mercado consumidor tenha acesso a mercadorias não disponíveis localmente. Além disso, o comércio internacional dilui os riscos das atividades, uma vez que, com a diversificação de mercados, as empresas podem continuar comercializando seus produtos mesmo se houver uma crise econômica interna no país em que estão baseadas. Outro fator importante é a diluição dos riscos por meio da diversificação de mercados, em caso de crise internas, os países podem continuar a comercializar seus produtos com parceiros comerciais e manter certo equilíbrio econômico.

2º) (2 Pontos)

Com o comercio internacional as empresas ganhas aumento de produtividade em atividades, gerando maior eficiência e competividade em custos. Tem acesso maior diversidade de fornecedores de insumos e matérias-primas, possibilitando a obtenção de melhores condições de comercialização (preço e qualidade), novas possibilidades de atividades econômicas (novos produtos e serviços) e maior confiabilidade na relação com fornecedores (formação de parcerias). Acesso a novas tecnologias e a diferentes e melhores padrões de produção, que os incorporam na produção local, que seja através de transferência tecnológica, do aproveitamento de mão de obra especializada local ou mesmo do desenvolvimento de fornecedores locais. Ampliação do seu fluxo monetário, gerando crescimento e desenvolvimento. O fluxo monetário se caracteriza pela troca de mercadorias, pelas remessas de capital e de lucros, pelos investimentos produtivos internacional ou mesmo pelos financiamentos concedidos por fontes internacionais.

3º) (1 ponto)

E) Apenas a informação III está correta;  

4º) (2 pontos)

O GATT era um acordo provisório e sem base institucional e seus mecanismos de solução de controvérsias comerciais eram frágeis, a OMC é uma organização permanente, com personalidade jurídica própria e com o mesmo Status do banco mundial e do FMI. Os compromissos sob seus auspícios são absolutos e permanentes, e o seu sistema de solução de controvérsias é mais efetivo e menos sujeito a bloqueios. Os signatários dos acordos do GATT eram chamados de partes contratantes, enquanto os da OMC são denominados membros. As normas do GATT restringiam-se ao intercâmbio de mercadorias, ao passo que as da OMC cobrem também o de serviços e o de direitos de propriedade intelectual relacionados com o comercio.

5º) (1 ponto)

IV) ( X ) Tanto as BARREIRAS NECESSÁRIAS quanto os ENTRAVES AO COMÉRCIO EXTERIOR se utilizam das mesmas ferramentas (QUOTAS DE IMPORTAÇÃO, TARIFAS ALFANDEGÁRIAS, SUBSIDIOS, ETC) sendo que a principal diferença está no planejamento, fiscalização, racionalidade do executivo (GESTOR PUBLICO) na aplicação dessas medidas, ou seja, Barreiras consideradas "necessárias" é focado a proteção da economia, quando essa barreira se torna um Entrave é com o intuito de inibir o comércio internacional, penalizando a própria sociedade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com