TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Reflexões sobre Saúde e Segurança no Trabalho a Partir do Documentário “Carne e Osso” de Luciano Mendes e Heliani Berlato dos Santos.

Por:   •  11/3/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GOVERNANÇA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA

PROFESSOR(A): EULITA SOUZA

ALUNOS(AS): ERIDA SUELLY, FABRICIA MACEDO, FLADJA NAYARA, KARLLA INGRIDY

Análise empírica acerca do documentário “Carne e Osso” e do artigo “Entre Vivos, Mutilados e Mortos: Reflexões sobre Saúde e Segurança no Trabalho a partir do Documentário “Carne e Osso” de Luciano Mendes e Heliani Berlato dos Santos.

Introdução

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é utilizada para empresas, principalmente de grande porte, com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários. É uma prática voluntária, pois não deve ser confundida exclusivamente por ações impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos.

O conceito de RSC tende a envolver um aspecto mais amplo de beneficiários (stakeholders), considerando a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, mas também a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. Na maioria das vezes, tais ações são acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros, também chamada de Governança Corporativa.

Conforme o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a governança corporativa é um sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão e longevidade da organização, e bem comum.

Diante disso a escola do documentário "Carne e Osso: O Trabalho em Frigoríficos" (2011) conta histórias reais de trabalhadores que são submetidos a condições degradantes, desumanas e facilmente, caracterizadas como análogo a escravidão. Por meio desse documentário os trabalhadores conseguiram ter voz, e mostrar suas lutas e sofrimentos diários, isso reflete como a RSC é importante para o cenário econômico, ambiental e social, destacando vividamente as condições adversas de trabalho e os riscos à saúde enfrentados pelos trabalhadores, ilustrando as falhas na governança corporativa que muitas vezes permitem tais situações.

Além disso, ao explorar a responsabilidade ambiental, o artigo examina o impacto das práticas industriais no meio ambiente, como poluição do ar e da água, degradação do solo e esgotamento de recursos naturais, além isso lança luz sobre as condições de trabalho na indústria de abate, concentrando-se em uma empresa específica e a forma como essa indústria trata os funcionários e as doenças referentes ao trabalho. Este relatório examina criticamente as práticas de governança corporativa e responsabilidade social retratadas no documentário, destacando pontos fortes, fraquezas e áreas para melhoria.

Portanto, o objetivo desse relatório é realizar uma discussão sobre a importância da Governança Corporativa e da Responsabilidade Social Corporativa, por meio de suas aplicações e benefícios para as organizações, seus funcionários, sociedade e meio ambiente.

Governança Corporativa

Uma importante colaboração para o estabelecimento de uma adequada gestão está associada à abordagem da Governança Corporativa, visto que a complexidade em gerir as organizações é um traço comum da história da humanidade. O conceito de Governança Corporativa envolve práticas e usos de direitos e deveres dentro das organizações. Além de viabilizar a gestão de forma transparente e alinhada com a estratégia empresarial, é um conjunto de princípios, propósitos, processos e práticas que rege o sistema de poder e os mecanismos de gestão das empresas. Portanto, a discussão sobre Governança Corporativa envolve a criação de mecanismos que assegurem que as decisões corporativas serão tomadas no melhor interesse dos investidores e demais stakeholders (ANDRADE; ROSSETTI 2006).

O documentário levanta preocupações sobre a governança corporativa dentro da empresa em destaque. Sugere uma falta de transparência e responsabilidade, evidenciada pelo sigilo em torno das operações da empresa e pela exploração de seus trabalhadores. Além disso, a estrutura hierárquica retratada no documentário implica uma limitada participação dos funcionários nos processos de tomada de decisão, o que pode levar à negligência do bem-estar dos funcionários.

O mesmo, exibe depoimentos de vítimas, expondo a força da exploração e as violações dos direitos humanos que ocorrem em fazendas e frigoríficos do país. As imagens captadas durante o documentário exibem de forma impactante a vida dos trabalhadores e os locais de trabalho. Em um determinado momento, se é falado que, o ritmo de trabalho é alterado quando tem visitas ou auditorias e a temperatura interna dos frigoríficos (claramente, pra maquiar a realidade vivida internamente) além dos baixos salários recebidos pelos colaboradores e a questão da insalubridade que não é paga pra todos.

Um aspecto positivo destacado é a existência de regulamentações e órgãos de supervisão destinados a garantir o cumprimento das leis trabalhistas e dos padrões da indústria. No entanto, a eficácia dessas medidas parece questionável diante das violações e abusos relatados.

Alguns pontos que merecem destaque na análise do documentário são:

1. Transparência e Prestação de Contas: O artigo e documentário argumenta que uma boa governança corporativa requer transparência nas práticas e decisões das empresas. Isso significa que as empresas devem divulgar informações sobre suas operações e questões relacionadas ao meio ambiente.

2. Políticas Claras e Éticas: Inclui o desenvolvimento de códigos de conduta e políticas anticorrupção.

3. Respeito aos Direitos dos Trabalhadores e das Comunidades: O artigo argumenta que uma boa governança também envolve o respeito aos direitos dos trabalhadores e das comunidades locais. Isso pode incluir garantir condições de trabalho seguras e justas e envolver as comunidades nas decisões que afetam suas vidas.

Importância para os Frigoríficos e a Sociedade:

1. Redução de Impactos Ambientais: A adoção de práticas de responsabilidade ambiental pode ajudar os frigoríficos a reduzir seus impactos negativos no meio ambiente. Isso não só beneficia a empresa, mas também contribui para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com