TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente Do Trabalho, Documentário "Carne E Osso"

Dissertações: Meio Ambiente Do Trabalho, Documentário "Carne E Osso". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ

RELATÓRIO SOBRE O DOCUMENTÁRIO CARNE E OSSO E PESQUISA O PERFIL DE AGRAVOS À SAÚDE DO TRABALHOR DE SC

Direito

Meio Ambiente do Trabalho

Edinéia Gosch e Maria Antonia dos Santos

Dilnei Jose Eidt

Chapecó-SC, agosto de 2014.

Relatório

O documentário “Carne e Osso” relata sobre o duro cotidiano dos trabalhadores nos frigoríficos, mostrando a exploração do trabalho humano, com jornadas intensas, penosas e repetitivas, as condições precárias no ambiente trabalho e o desrespeito às legislações Trabalhistas e Constitucionais.

O vídeo nos mostra a rotina dos frigoríficos brasileiros e as péssimas condições de trabalho, que chegam até mesmo ser desumanas e extremamente desgastantes, ultrapassando o limite seguro da jornada e o esforço na execução das tarefas é três vezes maior do que o normal, onde os trabalhadores se deparam diariamente com uma série de riscos, com a exposição constante a facas, serras e outros instrumentos.

As jornadas de trabalho são exaustivas, em ambiente asfixiante, frio, barulhento e sob pressão, o que contribui para que as pessoas que trabalham nessas atividades tenham maiores probabilidades de desenvolver transtornos mentais e depressão, e também, a realização de movimentos repetitivos que podem causar graves lesões e sentença de doenças futuras.

A linha de produção é caracterizada pela mecanização do trabalho humano, onde o trabalhador é uma espécie de engrenagem no processo produtivo, executando sua tarefa, no ritmo determinado pela engrenagem do sistema de produção, pois esteira não vai ficar esperando o trabalhador, ele é que tem que acompanhar o ritmo, com gestos repetitivos e mecânicos, está pressão psicológica de seus chefes pode causar acidentes e várias doenças, dentre elas, depressão, lesões, ler, problemas de coluna, etc. É a produção em massa com objetivo de maior produção em menor tempo, a troca do homem pela máquina, lembrando o filme “Tempos Modernos” de Chaplin. A força do trabalho físico é a base do processo produtivo.

Nesta mesma linha de raciocínio, o documentário nos mostra expressamente a violação de certos princípios que ao entendimento majoritário são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho do homem. A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa e do Estado Democrático de Direito, está consagrado na Constituição Federal no seu art.1° 1.

Fica claramente comprovado que o princípio da dignidade da pessoa humana está sendo violado, pois os funcionários são expostos a riscos, as condições do ambiente de trabalho são precárias, tendo como consequência muitos prejuízos físicos e psicológicos levando até mesmo a invalidez em muitos casos, onde os mesmos são excluídos do mercado de trabalho não podendo produzir para garantir seu mínimo existencial, pois quando surge um problema de saúde essas pessoas não “servem” mais, muitas vezes trabalhando uma vida inteira nessas empresas sem conseguir mudar sua condição social, pela exploração a que são submetidos com salários muito baixos e sem receber todos os seus direitos.

A saúde é um direito social que também é protegido pela Constituição Federal em seu art.6º “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” Como também,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com