TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Materiais de Construção Professor: Everton Mendes

Por:   •  6/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário Cesmac Curso de Engenharia Civil[pic 2]

Disciplina: Materiais de Construção II Professor: Everton Mendes

Hidrorrelente e Hidrofugante

Aluno: Luiz Henrique Pereira dos Santos

Maceió-/AL 2023.1

Hidrorrelente e Hidrofugante

               Hidrorelente e hidrofugante são produtos químicos usados na construção civil para proteger superfícies porosas, como concreto, pedra, tijolo e argamassa, da penetração de água e umidade.

               A diferença entre os dois está no modo como eles agem. O hidrorelente é um produto que age preenchendo os poros da superfície com uma substância que repele a água, impedindo sua penetração. Já o hidrofugante é um produto que envelhece formando uma camada protetora na superfície, tornando-a impermeável à água e à umidade.

               O hidrorelente é indicado para proteger as superfícies que precisam respirar, permitindo a evaporação da umidade que já está presente. É comumente usado em fachadas de edifícios, muros e pisos de áreas externas.

               Já o hidrofugante é indicado para proteger as superfícies que não precisam respirar e que estão sujeitas a umidade constante, como paredes de banheiros, cozinhas e piscinas. Ele é capaz de formar uma bareira que impede a entrada de água, ao mesmo tempo em que permite que a umidade apresente umidade na superfície evapore.

               Em resumo, enquanto o hidrorelente preenche os poros da superfície para evitar a penetração de água, o hidrofugante cria uma camada protetora que impede a entrada de água e umidade na superfície. Ambos são importantes para a proteção e conservação de estrura e devem ser escolhidos de acordo com a finalidade e tipo de superfície a serem protegidos. É importante ressaltar que esses produtos devem ser aplicados seguindo as instruções do fabricante e com equipamentos de proteção adequados para evitar danos à saúde do aplicador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com