TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Por:   •  15/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 9

...............................................................................................................................

PROCESSOS GERENCIAIS – MÓDULO II

EDSON VANDO DE SOUZA – RA 225902017

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Portifolio 01

...............................................................................................................................

Biritba Mirim - SP

2017

EDSON VANDO DE SOUZA

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Portifolio 01

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Relação Sindicais e Negociações Trabalhistas

...............................................................................................................................

Biritba Mirim - SP

2017

ATIVIDADE PROPOSTA

Leia, inicialmente, todas as questões.

Anote as ideias principais.

Atente para as instruções dadas em cada enunciado,

 “Justifique”; cada uma requer de você um procedimento diferente, não confunda.

Leia sempre o material recomendado, ademais de fazer uso de outras fontes.

Procure utilizar terminologia técnica, sempre que necessário e possível.

Questões

  1. Faça uma explanação sobre as três variáveis básicas da negociação: tempo, poder e informação.

As três variáveis básicas da negociação: Poder, Tempo e Informação.

A primeira variável é o Poder em uma negociação e possui sabedoria para usá-lo, geralmente controla o processo e invariavelmente atinge os seus objetivos. Este Poder não necessariamente deve ser entendido como uma força ou domínio no pior dos sentidos, mas uma condição, que pode ser momentânea ou não, dado o contexto da negociação, por exemplo, ter dinheiro para comprar determinado produto em uma loja, o simples fato de manifestar o interesse em comprar algo quando se entra em uma loja lhe dá um poder relativo. Porque relativo? Porque conforme comentado no último artigo, se você manifestar um desejo incontrolável para ter o produto, o Poder pode passar para o outro lado.

A segunda variável, e não menos importante, é o Tempo, se o tempo está ao seu lado, então é possível dizer que você tem uma vantagem, portanto, pode-se dizer também que você tem o Poder. Uma boa maneira de saber se temos tempo é identificar se a pressão que nos é imposta para realizarmos a negociação e chegarmos ao final da mesma nos causa ansiedade ou não, esta análise é válida tanto para negociações pessoais como profissionais.

A terceira variável é a Informação, quanto melhor for a qualidade e também maior for a quantidade de informações que tivermos sobre a outra parte, produto, mercado, enfim, tudo que envolver a negociação a qual estamos inserido, mais preparados estaremos para negociar, portanto, pode-se dizer também que quem tem informação também tem Poder.

Trabalhando com as três variáveis básicas da negociação deve fazer parte de nosso planejamento de negociação, ou seja, devemos nos preparar considerando-as e à medida do possível controlá-las para que criemos oportunidades de sucessos e fortalecimento de nossas alternativas, caso a negociação não caminhe tal qual o planejado.

2) Faça uma explanação sobre negociações coletivas e sua importância envolvendo tanto empregados como empregadores.

A negociação coletiva é considerada o melhor sistema para resolução de problemas, que surgem com frequência entre o empregador e o trabalhador, não apenas como uma forma de aumento salarial e estabelecimento das condições do labor, mas, para regular as relações de trabalho entre o empregador e o empregador.

Assim as negociações coletivas permitem que haja uma acordo e uma adaptação dos direitos previstos na CLT, para que sejam mais bem adequados os direitos, as funções exercidas.

A negociação coletiva visa, também, manter a paz social, procurando assim o bem comum e a justiça social, de uma forma pacifica, através do entendimento entre as partes, como dito acima, não sendo necessária a intervenção judicial, sendo assim uma resolução amigável, sendo um caminho muito eficaz para a solução dos problemas que atingem o coletivo, sendo de acordo esta denominada como função politica.

  1. Por que a negociação e a administração se encontram interligadas? Explane e exemplfique.

A administração está intimamente ligada à negociação, que, seja qual for a maneira pela qual se encara uma empresa, como máquina, organismo ou sistema social, ou, de maneira mais ampla, por meio dos relacionamentos entre pessoas, que transcende a visão tradicional de uma fronteira estabelecida entre a organização interna e seus clientes externos, fica evidente a importância fundamental da negociação para os sistemas administrativos.

4) Leia o seguinte excerto:

[pic 2]

Explique cada uma das compreensões compartilhadas.

Consenso 

É uma palavra que significa acordo, anuência, consentimento, conformidade de opiniões, ideias, sentimentos ou impressões.

No âmbito da sociologia, um consenso consiste em um acordo quanto às normas que devem reger os comportamentos no que se refere aos objetivos do sistema, à distribuição de funções, prêmios, capacidades, etc.

Acomodação

É um termo que pode ser usado de diversas maneiras. O seu significado alude ao processo e ao resultado de acomodar: localizar/instalar algo de forma a poder ser adaptado ou ajustado a outra coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (270 Kb)   docx (447.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com