TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Administração

Por:   •  13/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

GRAU TÉCNICO

CENTRO DE ENSINO TÉCNICO DE EXCELÊNCIA

ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO

                                        TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Petrolina

                                                               2017


AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA(TAYLORISMO)
O Taylorismo é a teoria base da administração científica e foi criada por Frederick Taylor. Foi desenvolvida a partir da observação dos trabalhadores na indústria, constatando que os trabalhadores deveriam se organizar de forma hierarquizada e sistematizada, logo, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica dentro da empresa/indústria.

TEORIA DA BUROCRACIA(WEBER)
Max Weber criou a Teoria da Burocracia por acreditar que todas as organizações formais são burocracias, uma vez que são regidas por leis e as pessoas obedecem por acreditarem que são racionais e criadas em prol de todos. Ela é paltada no tripé: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

TEORIA CLÁSSICA(FAYOL)
Essa teoria amplia o olhar sobre a organização, Fayol acreditava que a atividade de administrar era fundamental em qualquer tipo de organização e que para administrar eram essenciais o planejamento, a organização, o comando, a coordenação e o controle.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Essa teoria tem como foco principal a pessoa como o indivíduo, analisando o que a motiva e também o que a cultiva com relação aos resultados no ambiente onde trabalha. Nessa teoria, as atitudes dos empregados em relação ao trabalho se tornam importantes e essenciais para uma empresa bem sucedida.

TEORIA ESTRUTURALISTA
Os autores dessa teoria procuram sempre relacionar as organizações com o ambiente externo, ou seja, a sociedade. A teoria estruturalista é mais abrangente, entendendo a empresa como uma organização mais complexa e com maior interação social, contando com a participação de vários grupos sociais que contenham objetivos diferentes dos da organização.

TEORIA COMPORTAMENTAL
Essa teoria é oposta a Teoria das relações humanas, mesmo que a sua ênfase também seja no comportamento humano dentro das organizações buscando a eficácia através da motivação e adotando posições descritivas e explicativas.

TEORIA CONTINGENCIAL
Essa teoria analisa o impacto que o ambiente tem nas organizações, a idéia da teoria é estudar como as variações do ambiente influenciam as organizações e vão fazer com que elas reajam a esse ambiente para que elas continuem sobrevivendo e crescendo, evoluindo.

TEORIA X E Y(DOUGLAS MCGREGOR)
Douglas McGregor foi o responsável por desenvolver as Teorias da Geração X e Y. Na Teoria X, ele diz que o homem é preguiçoso e necessita de motivação, levando o trabalho como ‘mal-necessário’ pra ganhar dinheiro. Já a Teoria Y diz que as pessoas querem e gostam de trabalhar.

FORDISMO
Foi uma teoria revolucionária no tempo pois o bem estar social começou a ser levado em conta para que se atingisse o sucesso financeiro. Ford desenvolveu essa teoria em um sistema no qual pagava bem melhor aos funcionarios e oferecia produtos mais baratos, mais em conta.

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Essa teoria tem o objetivo de analisar a naureza dos sistemas e a relação entre eles nos diferentes espaços. Ela é a teoria menos criticada.



ALUNO: LUCAS BEZERRA ROCHA ALVES
PROFESSOR: MARCOS ARAÚJO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com