TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Administração

Por:   •  15/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

Fayol é o criador da Teoria Administrativa, braço da Teoria Clássica da Administração. Esta, por sua vez, é composta por 14 princípios básicos de gestão e liderança para uma organização. O Espírito de Equipe é um desses elementos descritos pelo teórico, e está presente em nosso cotidiano nas mais diversas circunstâncias, notadamente no ambiente empresarial onde, nos dias atuais, se mostra condição essencial para o sucesso pessoal e da organização como um todo.

A habilidade e o gosto pelo trabalho em equipe é uma característica pessoal cada vez mais valorizada pelos gestores de recursos humanos das áreas de recrutamento e seleção de pessoal. Sem embargo, podemos afirmar que ter espírito de equipe é, atualmente, requisito fundamental para a empregabilidade, posto que ninguém mais trabalhe sozinho; em outras palavras, o ambiente corporativo tornou-se essencialmente cooperativo.

Para o gestor constituir uma equipe coesa e produtiva, nos dias atuais, aproveitando ao máximo o potencial e as melhores habilidades de cada membro, é preciso observar alguns passos: Incentivo à diversidade: Não existem duas pessoas iguais. Assim, sua equipe será, necessariamente, constituída por pessoas diferentes, com histórias de vida, experiências, preferências, crenças, conhecimentos, habilidades e necessidades únicas. E quanto mais diversificada for sua equipe, maiores as possibilidades de complementar conhecimentos e habilidades; Respeito à individualidade: Da mesma forma que cada indivíduo possui uma habilidade pela qual se destaca positivamente, também possuímos nossos “pontos fracos” que devem ser respeitados; Determinação dos papéis: Através do estudo e avaliação das melhores habilidades de cada membro da equipe, estabeleça as funções de cada um no grupo, de forma que cada elemento possa produzir o máximo; Treinamento: A preexistência das habilidades individuais não dispensa o treinamento de todos os elementos, principalmente em conjunto com os demais membros da equipe, de forma integrada; Mediação de conflitos: Estabelecer um clima de cooperação e não de competição dentro da equipe. Eventuais divergências, que são inevitáveis em face da diversidade, devem ser administradas e aproveitadas para promover o crescimento individual e coletivo; Definição dos objetivos: É preciso determinar com clareza quais são os objetivos da equipe, para total compreensão de todos os seus membros. Somente assim, todos saberão direcionar seus esforços para o mesmo alvo; Reconhecimento e motivação: Demonstre à equipe todos os sucessos e resultados alcançados, para estimular e renovar o dinamismo. É preciso deixar claro que tais resultados são oriundos de todos os membros da equipe; Avaliação e monitoramento: A avaliação periódica e constante dos resultados alcançados é fundamental para identificar eventuais desvios de rota, possibilitando a adoção das medidas corretivas à tempo.

Diante disso, as observações e estudos do autor ampliaram a percepção a respeito da forma mais assertiva para dirigir uma organização, permitindo o aperfeiçoamento de executivos e gestores nas empresas para um desenvolvimento de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com