TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Administração

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.123 Palavras (17 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Administração

Polo Marília SP

Daiane Melo

        

DISCIPLINA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Turma 1 – Semestre 2

Marília - SP

10 /2010

Daiane Melo

DISCIPLINA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Turma 1 – Semestre 2

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Teoria da Administração do Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial  Renato Lima Mancera e professor-ead Wilson Corrêia.

Introdução dos temas:

Este trabalho traz por objetivo o entendimento da importância da administração através dos séculos. Em ênfase, a habilidade do ser humano de pensar, planejar e colocar em pratica, métodos que facilitam o nosso dia-a-dia, organizam e agilizam nosso trabalho e traz qualidade de vida.

Mesmo sem saber o que significava administração, a necessidade de atingir seus objetivos de forma plena e satisfatória e ao mesmo tempo superar os imprevistos decorrentes na execução do projeto, fez com que os povos antigos, buscassem soluções para os problemas da época como transporte e armazenamento.

E como até hoje, as contribuições de Taylor e Fayol fazem parte dos nossos processos administrativos.

 

Aula - tema: Introdução à Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração e Abordagem Clássica da Administração

“Administração: uma habilidade humana”

Considerando o planejamento e a organização necessários para atingir metas, fica visível que os conceitos da administração não foram originados no século XX. Pois naquele tempo já havia a necessidade de planejamento para buscar soluções como transporte e armazenamento.

Por exemplo, a construção da pirâmide de Quéops, no Egito, que envolveu o trabalho de cem mil homens, durante 20 anos, na qual foram utilizados 2.300.000 blocos, cada um com peso médio de 2,5 toneladas.

Podemos dizer que desde antes de Cristo, até os dias atuais, a busca por melhores desempenhos, condições de trabalho, melhores salários e qualidade de vida, fizeram com que o ser humano adquirisse a habilidade de administrar seu tempo e espaço.

Com a Revolução industrial, Taylor buscou métodos que pudessem eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade.

A Simplificação e a padronização tornaram o trabalho mais eficiente. Este método é usado até hoje. As empresas dividem sua organização em setores, definem normas e metas para cada setor chegar ao seu objetivo no menor tempo possível, evitando desperdício de tempo e material, quanto desgaste mental e físico, pois oferecem capacitação para cada profissional na sua área.

Para Taylor, as pessoas só visavam salários, e a eficiência delas seria de acordo com a remuneração, ou seja, as pessoas são motivadas exclusivamente por interesses materiais e salariais.

Da mesma forma que Taylor, Fayol buscava eficiência nas organizações por meio de utilização dos métodos científicos.

O Fayolismo e o Taylorismo se apresentam como duas soluções para o mesmo problema: o da força humana. Porém enquanto o sistema de Taylor voltava seus olhos para as condições técnicas de trabalho, o sistema de Fayol preocupava com a administração da empresa, sistematizando o resultado de observações experimentais.

Até o aparecimento de Fayol, o problema da administração se concentrava nas indústrias e usinas. Com a preocupação pela produtividade, Fayol surge levando a administração do nível de oficina para o da direção geral de empresa. Sua principal contribuição foi mostrar como um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidades ou funções. Por outro lado, Taylor abordou problemas administrativos, levando-os do posto de trabalho operacional para o nível intermediário da gerência. Taylor, com o intuito de aumentar os rendimentos da empresa industrial, começou pelo operário, numa visão de baixo para cima; Fayol começou pelos dirigentes – de cima para baixo. Taylor estudou cientificamente o trabalho humano e o trabalho da máquina, utilizando-se do método da “variação concomitante”, em que faz variar um fator, deixando fixos todos os demais; Fayol estudou cientificamente a tarefa do dirigente, em que os fatores fixos são: capital, expedientes, ferramentas, processos e o valor técnico – o valor variável é a administração. Taylor obtém para o operário aquilo que Fayol procura para o dirigente: desobrigá-lo de toda ação e reflexão inúteis.

Aula - tema: Abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração

“Abordagens das Teorias da Administração<>Organizações”

Na abordagem Humanística, o funcionário passa a ser o foco da organização (há uma grande ênfase nas chamadas organizações informais do trabalho); é muito criticada por "romancear" demais o funcionário; tem como ponto de partida a Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo.

Esta abordagem considera as tendências que predominam no sujeito, enfatizando seu papel de principal elaborador do conhecimento humano.
A abordagem Humanista dá ênfase a relações interpessoais relacionado ao desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e da capacidade que o sujeito tem de atuar como pessoa integrada.
Destaca-se a condição psicológica e emocional do indivíduo e a preocupação com a sua orientação interna, com o desenvolvimento de como o sujeito se vê, direcionado para a realidade individual e grupal, (de fora pra dentro)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (372.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com