TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Administração

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.848 Palavras (24 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

É bastante evidente a forte influência da Administração nas empresas atuais. Não é de hoje que ela está presente no ambiente organizacional. Desde o século passado, estudiosos baseiam-se em conceitos próprios para formulação de teorias que foram sendo aperfeiçoadas ao decorrer dos anos, teorias estas que evoluem e se modificam de acordo com o momento histórico. Tanto as empresas quanto os administradores que ai trabalha são influenciados pelos fatores externos (o ambiente, a tecnologia) que acaba contribuindo para a formulação do planejamento estratégico, que é de forte influência para o alcance do objetivo e o sucesso futuro da organização.

ABSTRACT

It is quite evident the strong influence of management in business today. Not today it is present in the organizational environment. Since the last century, scholars based on their own concepts to formulate theories that have been perfected over the years, theories which evolve and change according to the historical moment. Both companies and administrators who work there are influenced by external factors (environment, technology) that ends up contributing to the formulation of strategic planning, which is a strong influence to reach the goal and the organization's future success.

1. INTRODUÇÃO

A Administração foi uma das principais contribuidoras para a realização de práticas no âmbito organizacional. Com o intuito de administrar melhor as empresas, foram criadas as teorias da Administração (TGA), conjunto de conhecimentos a respeito das Organizações.

Essas teorias tiveram cinco principais variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia – que foram fundamentais para o rápido progresso e adequação das mudanças. Vale ressaltar que devido ao processo de Globalização, essas variáveis, como também outros fatores foram modificados e trouxeram novas estratégias para o contexto atual.

Diante dos fatos descritos, esse artigo tem como principal ideia mostrar a influência da Administração nos âmbitos em que opera; sua aplicação nas variáveis básicas, a ênfase em relações ao mercado competitivo e suas perspectivas para o futuro.

2. DESENVOLVIMENTO

Antes de ser abordado o tema principal, é preciso, inicialmente, serem levados em conta alguns conceitos fundamentais na temática dos processos administrativos, que serão definidos a seguir.

Aprendizagem Organizacional é o processo de aquisição de conhecimento, distribuição, interpretação e retenção da informação dentro da organização;

Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de buscar, selecionar, organizar e apresentar informação no intuito de melhorar a compreensão de um empregado em uma área específica de interesse;

Capital Intelectual é o valor total dos negócios da organização, calculado pelo valor dos clientes, valor da organização e valor de competências e não apenas pelos ativos tangíveis que formam o capital financeiro;

Empresa é a organização destinada à produção e/ou comercialização de bens e serviços, tendo como objetivo o lucro;

Administrador é o profissional que organiza, planeja e orienta o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo;

Ambiente Organizacional é o contexto externo (humano, social, político e econômico) que envolve externamente uma organização;

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas;

Estratégia significa os meios organizacionais utilizados para alcançar objetivos globais e finais.

E por fim, a Administração por Objetivos (APO), que é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. E assim, com a Administração por Objetivos, as empresas conseguem direcionar de forma correta sua gestão na atualidade.

2.1. ÊNFASES NAS COMPETÊNCIAS E NA COMPETITIVIDADE

As organizações atuais deixaram de ser vistas como conjuntos integrados de recursos e passaram a ser detentoras de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas. O processo da Globalização contribuiu para essas diversas mudanças, tornando o ambiente organizacional mais complexo e competitivo.

Cada vez mais, as empresas são surpreendidas pelas constantes mudanças, que afetam diretamente os administradores. Estes, por sua vez, procuram meios para se adequar a esse novo contexto dentro das empresas; A premissa básica é ser competitivo, a partir daí, estratégia, planos, métodos, devem ser colocados em prática, visando o alcance de resultados ótimos, expressivos e com certeza promissores. Exercitar e por em prática essas ações são eficazes para a sua permanência do mercado de trabalho.

O ambiente organizacional deixa de ser um conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios. Uma empresa que, sempre tenta manter-se atualizada com o ambiente externo tem maiores chances de descobrir quais são as necessidades dos clientes, deixando-os satisfeitos e se tornando mais competitivo o clima empresarial. É preciso que a competitividade se torne uma filosofia a ser seguida, pois ela é fundamental em uma empresa, pois é ela que vai posiciona-la e assim conseguir o sucesso nos resultados esperados.

2.2. O CONTEXTO DAS EMPRESAS: Ambiente, tecnologia e estratégia.

Vive-se hoje em um contexto de rápidas mudanças; Mudanças tecnológicas, econômicas, culturais, sociais, de todas as formas, que causam efeitos no nosso cotidiano. São crescentes os contribuidores que influenciam para o alcance dos resultados esperados dentro da organização, estes contextos serão descritos a seguir.

2.2.1. Ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com