TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Motivação e Liderança

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.274 Palavras (18 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

        Para estarem sempre na frente de suas concorrentes, as empresas adotam medidas que a auxiliam em uma maior produtividade (com base na necessidade do mercado) e lucratividade, pois desta maneira consegue-se obter um maior crescimento empresarial.

        Porém ao contrário das teorias mais antigas que visavam em sua grande parte a produtividade em si, seja para grandes escalas ou para uma melhor qualidade, teorias mais recentes destacam a importância da influência da motivação humana no trabalho.

        Definir o que é motivacional para uma pessoa é muito mais complexo do que se imagina, pois uma mesma ação que para alguém pode surtir o efeito de motivação, para outra pessoa pode não surtir efeito algum ou até mesmo provocar o efeito contrário, provocando assim a desmotivação.

        Embora ainda haja relativamente poucos estudos que relacionem efetivamente a produtividade de uma empresa com a motivação humana no mesmo ambiente, é possível notar-se que em casos em que há pouca motivação ou líderes que não motivam os profissionais de seu local de trabalho, a produção torna-se menos eficiente e com menor qualidade do que aquela em que há pessoas totalmente motivadas a realizarem o seu trabalho dentro da organização.

        Contudo para que consiga de fato alcançar essa motivação dentro dos profissionais da empresa, é preciso perceber primeiramente que a maioria das pessoas que entram em uma organização, no geral, procuram de primeira instância satisfazer suas necessidades especiais, ao invés de visarem o lucro empresarial ou até mesmo a qualidade de produção. Portanto com o tempo é necessário que essas necessidades comecem a serem supridas, para que assim comece a motivar o indivíduo e desta forma ele comece a se preocupar e ter interesse em visar o lucro de sua empresa de trabalho.

        Para facilitar o entendimento humano no sentido motivacional há algumas importantes teorias que buscam minimizar a complexidade do assunto.

        4. Teorias da Motivação – Conteúdo

        4.1. McGregor: Teoria X e Y

        Douglas McGregor classificou de duas maneiras o comportamento humano, em X e em Y.

        Para ele o comportamento humano relacionado com X caracteriza-se pelas pessoas indolentes, com o trabalho para ela baseado na troca econômica (troca-se o trabalho por dinheiro) e que possuem aversão ou desmotivação para o trabalho, ou seja, trabalha apenas para a sobrevivência.

        Já as pessoas com comportamento Y podem ser entendidas como o oposto da anterior, uma vez que possuem vontade de trabalhar, são entendidos como pessoas sociais e que trabalham pelo prazer que o mesmo lhe proporciona.

        Portanto para os indivíduos caracterizados em X, o trabalho é percebido como algo negativo, enquanto que para os caracterizados em Y o trabalho é entendido como algo natural.

        4.2. Maslow: Hierarquia das Necessidades

        Para Maslow as necessidades humanas podem ser divididas em 5 categorias dentro de uma pirâmide, onde de baixo para cima respectivamente, encontra-se as necessidades fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização, sendo as duas primeiras ligadas a sobrevivência e as demais ligadas ao crescimento do indivíduo.

        Seguindo esta hierarquia, segundo Maslow, o indivíduo só conseguirá atingir as necessidades que estão no topo da pirâmide caso as anteriores tenham sido realizadas, desta forma a pessoa só chegará a necessidade de autorrealização caso todas as outras anteriores tenham sido satisfeitas. Sendo assim, uma necessidade “superior” só irá surgir caso as anteriores tenham sido realizadas e desta mesma maneira só haverá motivação ligada ao crescimento da pessoa dentro da organização, caso suas necessidades de sobrevivência tenham sido atendidas.

        

        4.3. Alderfer: Teoria ERC

        Muito relacionada com a teoria de Maslow, podendo até ser dita como uma releitura desta, Alderfer desconstrói a pirâmide presente na teoria de Maslow, dividindo as necessidades em três categorias que estariam em um mesmo nível, sendo elas, a de existência, relacionamento e crescimento, por isto a sigla ERC, ou no inglês ERG.

        Dentro da necessidade de existência, estão as necessidades fisiológicas e de segurança, na de relacionamento estão as necessidades sociais e de estima externa e na de crescimento estão presentes a estima interna, ou autoestima, e a autorrealização.

        Por estarem todas em um mesmo nível, para Alderfer, pode-se surgir e acontecer mais de uma dessas necessidades ao mesmo tempo em um mesmo indivíduo.

        Outra característica dessa teoria é sobre o fato da frustração em alguma dessas necessidades gerar uma busca por satisfação em outra anterior, desta forma uma necessidade que já foi antes satisfeita pode vir a tona mais uma vez e a vontade de realiza-la novamente.

        

        4.4. Herzberg: Teoria dos 2 fatores

        Herzberg divide a motivação em dois fatores, os fatores Higiênicos ou extrínsecos e os fatores Motivacionais ou intrínsecos.

        Nos fatores Higiênicos ou extrínsecos estão presentes o ambiente de trabalho, o salário e no geral as necessidades fisiológicas, sociais e de segurança citadas anteriormente. Estes fatores estão conectados no que é chamado de Nível de Insatisfação, pois para Herzberg quando estes fatores não são atendidos geram insatisfação e quando são atendidos geram uma não-insatisfação, ou seja, previne-se de se haver uma insatisfação.

        Já nos fatores Motivacionais ou intrínsecos estão presentes as necessidades de estima e autorrealização, que estão muito ligadas ao cargo e função que o indivíduo ocupa em determinada empresa. Todos estes fatores estão conectados no Nível de Satisfação, pois seguindo a teoria, quando estes são realizados e satisfeitos, geram a satisfação e quando não são realizados geram a não-satisfação.

        Portanto um fator Higiênico quando cumprido ou elevado jamais irá gerar satisfação, apenas irá gerar a não-insatisfação, da mesma forma que um fator Motivacional jamais irá gerar insatisfação quando não cumprido, somente irá acarretar em uma não-satisfação.

        Para Herzberg também há o que foi chamado de enriquecimento de cargos, que foi dividido em horizontal e vertical. Quando há o crescimento horizontal, ou seja, quando se mantem o mesmo nível das tarefas desempenhadas, há o aumento de atividades e trabalho a serem cumpridos por esta pessoa, enquanto que quando há o crescimento vertical, que seria a elevação do nível das atividades a serem realizadas, há um aumento na complexidade e responsabilidades nas tarefas desempenhadas, o que provoca um efeito motivacional para quem teve este tipo de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (173 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com