TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As empresas modernas em relação a gestão de pessoas

Ensaio: As empresas modernas em relação a gestão de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Ensaio  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

As empresas modernas , em relação á Gestão de pessoas , evoluíram da chamada relação ganha/p Disciplina : Gestão de Pessoas .

1.Qual o significado da expressão : As empresas modernas , em relação á Gestão de pessoas , evoluíram da chamada relação ganha/perde para a relação ganha/ganha.

R:

2.Comente e exemplifique sobre a questão :

O ambiente organizacional atual é imprevisível e cheio de mudanças intensas.

R: Sim porque hoje em dia as empresas tem como objetivo a busca de maior

efetividade, maior adaptabilidade e dinamização dos elementos da estrutura interna das

empresas.

Exemplos :

.organização em torno do processo, não da tarefa;

• gerenciamento em equipe;

• medida do desempenho pela satisfação do cliente.

3.Defina resumidamente Cultura Organizacional e Clima Organizacional .Com base nas definições responda : A cultura interfere no clima ? Justifique .

R: Cultura Organizacional : Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.

Clima Organizacional : Clima organizacional pode ser entendido como a atmosfera do ambiente de trabalho. Refere-se a uma complexa rede de expectativas e percepções individuais e de grupo, permeada por referências estratégicas, organizacionais e por componentes estruturais do contexto do trabalho, que orienta e determina o comportamento de seus integrantes, criando um ambiente com características próprias.

A cultura Interfere no clima ? Justifique .

R: Sim quando as necessidades desejadas não são atendidas, surge um clima desfavorável, ou seja, um sentimento de insatisfação e frustração no contexto de trabalho sendo assim podendo interferir sim no clima organizacional.

4. Estudando os sistemas de administração de pessoas , quais as principais características do Sistemas Coercitivo e do Sistema Participativo ?

R: Sistemas Coercitivo : é um sistema administrativo que controla de forma muito rígida todos os acontecimentos da empresa , caracteriza-se por um processo decisório centrado apenas no topo da organização .

Sistema Participativo : Caracteriza-se por ser mais democrático e aberto . Apesar da cúpula administrativa ainda defini as diretrizes e controla os resultados , o processo decisório é totalmente descentralizado aos níveis inferiores.

erde para a relação ganha/ganha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com