TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As tendências pedagógicas brasileiras

Por:   •  22/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

4        CONCLUSÃO ..................................................................................................... 5

5      REFERÊNCIAS .................................................................................................. 6



  1. INTRODUÇÃO

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo movimento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país.

Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem uma reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamentos pedagógicos. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressista.

Tendência Liberais

Tradicional

Renovadora Progressista

Renovadora não Diretiva (Escola Nova)

Tendências Progressistas

Libertadora

Libertária

Crítico-social dos Conteúdos


DESENVOLVIMENTO

Tendência Pedagógica Liberal

- Tradicional -> Nos cinquenta anos a educação brasileira tem sido marcada pelas tendências

Liberais, sendo conservadora ou renovada. Muitos professores ainda não se deram conta da influência dessas tendências das práticas escolares.

A pedagogia liberal tem a ideia que a escola tem a função de preparar as pessoas para desempenhar papel social de acordo coma necessidade de cada indivíduo.

Para que isto aconteça cada indivíduo precisa se adaptar com as normas vigentes e aos valores através do desenvolvimento cultural e individual.

O aspecto cultural encobre a realidade das diferenças de classe, embora defenda a teoria de igualdade de oportunidade, e desigualdade de condições fica camuflada ou seja não é levada em conta.

Historicamente a educação liberal teve início com a pedagogia tradicional, mas por razões de recomposição de hegemonia da burguesia mudou para pedagogia renovada ou também chamada de escola nova ou ativa, mas não resultou na substituição de uma pela outra, ambas conservaram e ainda convivem até hoje na pratica escolar.

O termo progressivista advém de “educação progressiva” um termo usado por Anísio Teixeira para dizer que a função da educação era uma grande mudança, advindo do desenvolvimento cientifico (Comparada a educação na biologia)

A pedagogia na tendência tradicional e caracterizada por acentuar o ensino humanístico, a cultura gera em que próprio aluno seja educado a atingir suas metas pelo próprio esforço, e ter plena realização como pessoa. Os procedimentos didáticos independem da relação com o cotidiano do aluno e nem com a realidade social.

A palavra do professor predomina das regras impostas exclusivamente intelectual.

A tendência liberal renovada visa o sentido da cultura com o desenvolvimento da capacidade individual.

Mais a educação e um processo interno e não um processo externo, surge com a necessidade e com interesse de cada indivíduo para se socializar com o s demais. A educação faz parte da experiência de vida do ser humano. A escola renovada propõe um ensino em que o aluno e o sujeito do conhecimento ou seja a auto educação, com experiência direta no meio que vive a atividade, o ensino centralizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com