TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As tensões no ambiente de trabalho

Trabalho acadêmico: As tensões no ambiente de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  8.846 Palavras (36 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 36

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANNA PAULA LEITE DA SILVA

AMBIENTE EMPRESARIAL

Bocaiuva

2014

ANNA PAULA LEITE DA SILVA

AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conceito na disciplina de Cenários Econômicos, Contabilidade Geral, Comportamento Organizacional, Metodologia Cientifica e Homem, Cultura e Sociedade.

Bocaiuva

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 ROTINAS TRABALHISTAS 5

2 AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 13

3 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 22

4 PROCESSO CONTÁBIL 25

5 AMBIENTE EMPRESARIAL 32

CONSIDERAÇÕES FINAIS 34

REFERÊNCIAS 36

INTRODUÇÃO

A hora da demissão é um dos momentos mais tensos durante o relacionamento entre donos de empresas e os colaboradores. Ninguém gosta de ser demitido e, por mais que não seja muito falado, nenhum empregador gosta de dispensar um funcionário.

O processo de demissão é frustrante para ambas as partes, pois o colaborador sente que não correspondeu às expectativas, que não se adaptou à cultura e à equipe. Do outro lado, o gestor pode pensar que não fez tudo o que estava a seu alcance para auxiliar aquele colaborador ou falhou como líder, além de pensar que pode estar demitindo alguém que realmente precisa do emprego. Por isso que um termo tão falado no universo corporativo deve ser colocado em prática sempre.

A abertura de uma empresa pode ser um processo complexo e difícil. Por conta disso, para que o projeto empresarial tenha êxito é importante manter um cronograma confiável, além de, decidir o que e para quem será o trabalho desempenhado. Também é importante possuir um planejamento estruturado do modelo de negócios para evitar problemas e frustrações futuras.

As diferenças e costumes são as principais dificuldades na gestão das pessoas na empresa. Vários fatores, como a diversidade cultural, vêm contribuindo para que a competitividade seja uma forma de lucrar cada vez mais das empresas. Assumindo-se que os modelos tradicionais de gestão fundamentam-se em grupos ocupacionais com perfil mais homogêneo, passa a ser um desafio lidar com pessoas de diferentes raças e etnias, hábitos, formação, origens e outras diferenças, no mesmo ambiente de trabalho.

O trabalho direcionará os profissionais de contabilidade á compreender a importância das trocas de experiências entre os membros da organização, visando à prosperidade na diversidade cultural e a administração de seus possíveis conflitos.

1. ROTINAS TRABALHISTAS

A relação de emprego, ou o vínculo empregatício, é um fato jurídico que se configuram quando alguém (empregado ou empregada) presta serviço à outra pessoa, física ou jurídica (empregador ou empregadora), de forma subordinada, pessoal, não-eventual e onerosa.

Ter um emprego, não só constitui o principal recurso com que conta a maioria das pessoas para suprir as suas necessidades materiais, como também lhes permite plena integração social. Por isso, a maior parte dos países reconhece o direito ao trabalho como um dos direitos fundamentais dos cidadãos. Emprego é a função e a condição das pessoas que trabalham, em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica, remunerada ou não. Por desemprego entende-se a condição ou situação das pessoas incluídas na faixa das "idades ativas" (em geral entre 18 e 65 anos), que estejam, por determinado prazo, sem realizar trabalho em qualquer tipo de atividade econômica, remunerada ou não.

Dispensar um funcionário não é uma situação confortável. Mas o clima de tensão pode aumentar caso o empreendedor não siga à risca as regras e os prazos que regulam a demissão de um colaborador. O advogado André Massara Viggiano, coordenador da área trabalhista do escritório Grossi Paiva Advogados, em São Paulo, lembra que um dos primeiros passos deve ser consultar o contador ou o departamento financeiro, para checar se estão disponíveis valores suficientes para concretizar a demissão.

1.1 Os tipos de Aviso Prévio

O Aviso Prévio é a comunicação que uma parte do contrato de trabalho deve fazer à outra de que pretende rescindir o pacto laboral sem justa causa, de acordo com o prazo previsto em lei. Esse prazo serve para que o empregado consiga um novo serviço, ou para que o empregador preencha a lacuna deixada pela ausência do empregado que não mais deseja trabalhar em seu negócio.

O Aviso Prévio é um direito irrenunciável do empregado. O pedido de dispensa de seu cumprimento “não exime o empregador de pagar o valor respectivo, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.” (En. 276 do TST). Entretanto o mesmo não acontece com o empregador, que pode renunciar ao direito que a lei lhe dá, e não exigir que o funcionário cumpra o aviso prévio que havia lhe concedido. Não há que se falar em aviso prévio em contratos de prazo determinado, inclusive de experiência, uma vez que as partes já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com