TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As teorias da administração

Por:   •  25/10/2021  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

As teorias da administração foram desenvolvidas conforme a necessidade de cada época, servindo para ajudar no melhor desenvolvimento da gestão da empresa. Ajudando assim no melhor planejamento e organização dos processos dentro das empresas.

As principais teorias administrativas são:

Administração Científica (Taylorismo): buscava aumentar a produtividade do trabalho no nível operacional focando em seus empregados. Padronizando as tarefas de acordo com o tempo para uma maior eficiência.

Teoria Clássica (Fayol): assim como a Administração Científica buscava maior produtividade e eficiência, porém levava em conta não apenas os trabalhadores, mas sim desde de as operações gerenciais até os produtivos, assim adotando o nível de hierarquia.

Para Fayol decisões estavam dividas em planejar, organizar, coordenar e controlar.

Teoria Burocrática (Weber): a racionalização da administração, padronizando os processos e criando uma rotina, assim permitindo que as falhas fossem percebidas antes de ocorreram. Criação de regras. Tornava mais importante os cargos e não as pessoas.

Teoria do Fordismo: foi conhecido por ofertar salário aos seu operários para a busca de uma máxima eficiência e produção. Produzia em grande escala com o menor tempo e o menor custo.

Teoria das Relações Humanas: implantou técnicas como o incentivo do trabalho em equipe,

importância da liderança e motivação dos trabalhadores para um aumento e sua produtividade. Defendia a satisfação dos trabalhadores.

Teoria Neoclássica: uma evolução da teoria clássica, foca na administração e gestão, maior flexibilidade. Metas e resultados.

Teoria Comportamental: passa a estudar o comportamento humano. Os estudos levados em consideração são:

Teoria de Maslow: se baseia no fato de que a felicidade e a autossatisfação do ser humano está ligada às necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e autorrealização.

Teoria de dois fatores: apresentada por Frederick Hezberg. Segundo ele, os dois fatores responsáveis pelo comportamento das pessoas no ambiente de trabalho são a higiene e a motivação.

Teoria X e Y: mostra duas formas distintas de “ser” do trabalhador ou duas formas distintas de “ver” o trabalhador. A questão de ser X ou Y tanto pode se referir ao “ser” do próprio indivíduo com ao “ser” do gerente que o observa e avalia. Em outras palavras, o trabalhador pode não ser X, mas pode ser visto como tal pelo gerente ou vice-versa.

Teoria Contingencial: diz que tudo é relativo e depende da situação interna e externa, uma vez que tudo está em constante mudança. Estar pronto para enfrentar problemas como crises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com