TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Brasileira de Supermercados

Projeto de pesquisa: Associação Brasileira de Supermercados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Anos atrás, quando a concorrência era menor, as empresas se preocupavam apenas em escoar os seus produtos e serviços. Essas empresas tinham total poder sobre o mercado, determinavam suas regras e o cliente era visto apenas como uma fonte de lucros. Hoje, devido à grande concorrência existente e à abertura do mercado, o cliente passou a desfrutar de várias oportunidades e ofertas de mercado. Com essa nova visão global, uma estratégia que provavelmente irá garantir a sobrevivência e o sucesso das empresas é a maximização da retenção de seus clientes, mantendo-os fiéis por meio do marketing de relacionamento. O efeito globalização iniciado no Brasil na década de 90 compeliu os supermercadistas brasileiros a introduzir novas e avançadas tecnologias no intuito de capturar as necessidades dos seus consumidores visando à sua satisfação plena com maximização de sua preferência. A atividade supermercadista vem-se transformando nos últimos anos em um negócio de alta tecnologia, no qual a preocupação principal dos gestores empresariais é captar as necessidades dos consumidores e satisfazer suas necessidades de forma mais adequada e diferenciada que a de seus concorrentes. Desta forma, a sobrevivência dentro de um mercado cada vez mais competitivo, adicionada a uma crise social e econômica que assola o País e a uma maior exigência por parte dos consumidores em relação a produtos, serviços e preços, estão levando algumas empresas a uma procura de inovações e serviços adicionais, a fim de satisfazer seus clientes atuais e de agilizar os processos, visando à identificação de oportunidades, visando não perder clientes para os concorrentes.

2. DESENVOLVIMENTO

A contribuição financeira dos supermercados é considerável no montante arrecadado pelas cidades. Considerados como centros de compras de artigos diversos, compreendem produtos para alimentação, lazer, limpeza e higiene pessoal. Suas dimensões excedem-se às de muitos outros pontos comerciais, por uma razão muito lógica: a necessidade de variedade dos produtos para a venda e também em função dos estoques, que, por segurança, são mantidos nos fundos ou mesmo em outro estabelecimento reservado somente para depósito. Com a inflação baixa e os preços sem grande diferença, os vários modelos de supermercados criaram o consumidor multicanal, que compra em várias lojas, dando preferência, muitas vezes, àquela localizada perto de sua casa.

Os dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras/ACNielsen), uma das principais empresas de pesquisa de mercado do país, mostram, com precisão, as mudanças na estrutura de vendas dos supermercados.As lojas com até 250 m² representavam 21,1% do total das 500 maiores empresas. No ano passado, chegaram a 32,4%, enquanto os pontos maiores perderam participação.

Método da Presente Pesquisa

O presente estudo, por estar situado dentro da perspectiva socioeconômica, utilizou o método de pesquisa entrevista estruturada (tipo Survey, com questionário e amostragem estratificada).

Seleção dos Atores Sociais

Os atores escolhidos foram os clientes do Supermercado Campeão considerados consumidores desta empresa.

Amostragem

Na Pesquisa Quantitativa

Para a utilização do método entrevista estruturada (tipo survey), foi utilizada a amostragem probabilística estratificada, cujo universo é subdividido (estratificado) em grupos mutuamente exclusivos, escolhendo-se uma amostra probabilística simples dos atores sociais envolvidos no projeto. Segundo Alencar & Gomes (1998), a amostragem estratificada conduz a estimativas mais “verdadeiras” de que as obtidas por outros métodos, já que é interessante conhecer características do universo e isso aparece mais claramente na amostra estratificada.

Coleta de Dados

Pretende-se utilizar para a coleta de dados uma combinação de métodos que tem por objetivo básico abranger a máxima amplitude de percepções, explicação e compreensão do foco em estudo. No campo, os dados para esta pesquisa foram coletados das visões e/ou das percepções dos atores, por meio de entrevistas de aprofundamento (roteiro), questionários (survey) e observação participante. O questionário estruturado (survey) foi elaborado visando à coleta de informações referentes aos objetivos da pesquisa. Foram utilizadas questões fechadas para o levantamento de dados nominais e questões de escala tipo Likert, visando identificar subgrupos dentro da amostra em função de suas atitudes e opiniões mais ou menos favoráveis ao evento.

Após a confecção do questionário, estes foram testados antes de serem utilizados para se avaliar as dificuldades e estimar o tempo necessário. Este pré-teste, também teve a função de apontar problemas e nortear as decisões que devem ser tomadas durante as entrevistas. A observação participante ocorreu através do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado, a fim de se obter informações sobre a realidade dos atores sociais em seus próprios contextos. Outro objetivo desta observação é a elaboração de notas de campo detalhadas por meio de relatos escritos daquilo que o pesquisador ouve, vê e pela experiência no decurso da recolha dos dados do estudo.

Análise dos dados

Na Pesquisa Quantitativa

No processo de análise dos dados, foi utilizado o software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Science), pelo qual se avaliou os dados estatísticos por análise Uni variada, por meio da qual se utilizou a frequência, a porcentagem e a média de todas as variáveis consideradas na pesquisa – nominais e escalares. Para efeito das análises estatísticas, as escalas (que são ordinais) foram consideradas como intervalar.

RESSULTADOS E DISCUSSÃO

O presente capítulo consta de duas partes, em que foram analisados os resultados da pesquisa mediante uma metodologia composta de dados estatísticos: análise uni variada (frequência absoluta e frequência percentual). Na primeira parte, foram analisados os resultados dos dados demográficos da população estudada. Na segunda parte, foi analisado o nível de satisfação dos entrevistados com relação aos serviços prestados pelo Supermercado Campeão.

Dados Demográficos da População Estudada

Com base na distribuição de frequências (absoluta e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com