TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI[pic 1]

Disciplina: Administração para Engenharia de Produção

Curso: Engenharia de Produção – 2º Período / Noturno

 Professor:  Ricardo Seixas

 Aluno: Juliane Freire Pontes      Matrícula: 15225015

   

Atividade 02

  1. Explique o Planejamento Estratégico e sua importância para a empresa.
  2. Comente sobre as características do planejamento estratégico: sua projeção ao longo prazo, as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, a incerteza provinda do ambiente, o envolvimento da empresa como uma totalidade e o seu efeito sinergistico.
  3. Descreva as etapas de elaboração do Planejamento Estratégico.
  4. Qual o papel, se houver algum, que os consumidores devem desempenhar no processo de planejamento estratégico?
  5. Um Planejamento Estratégico pode ser aplicado em clubes de futebol? ONGs? Governos e Setor público?

Desenvolvimento:

  1. O planejamento estratégico é uma forma de visionar o futuro do seu negócio, é através dele que se deve analisar a situação atual da empresa, os recursos, informações e conhecimento do mercado para planejar o futuro da empresa.

Todo empreendedor deseja que seu empreendimento tenha crescimento, mas para que isso aconteça é necessário realizar um planejamento antes de tomar qualquer decisão precipitada e que possa prejudicar a empresa, portanto, é importante que o plano seja traçado.

  1. No momento que ocorre o planejamento se deve pensar que a tomada de decisões acarrete consequências positivas futuras em longo prazo dentro da empresa. Deve-se visionar a empresa na realidade que se encontra e planejar um futuro que se deseja à concretiza-la, para isso, é necessário incluir no plano estratégico todo ambiente da empresa, pois toda área é fundamental e tem impacto no crescimento. A colaboração e participação de todos são de suma importância para o querer que o objetivo seja alcançado, quantos todos estão se esforção em prol do mesmo fim (sinergia), tudo contribui para que o objetivo seja alcançado, então, quando todo da empresa se envolve para obter resultados, certamente terão consequências boas no ambiente de trabalho.

  1. Etapas:
  • Definir a Missão, Visão e Valores da empresa: A definição da missão tem como objetivo detectar o “por que” da empresa atuar no mercado. A visão é o objetivo que a empresa deseja alcançar em longo prazo. Na definição de valores diz respeito a forma de conduta que a empresa deseja praticar.
  • Definir os Objetivos Estratégicos: Com base na visão, os objetivos são metas amplas da organização e devem estar diretamente relacionadas à missão da empresa. Para cada objetivo estratégico alcançado, a empresa deve caminhara para atingir sua visão.
  • Definir os Objetivos Táticos (Metas): São objetivos planejados para cada parte específica da organização, geralmente metas lançadas para departamentos internos e devem ser criados de forma que os objetivos estratégicos sejam alcançados.
  • Definir os Objetivos Operacionais (Plano de Ação): São ações que precisam ser tomadas para que o objetivo tático seja alcançado, devem ser criados em formatos de projetos ou planos de ações.
  • Elaborar um Orçamento Empresarial: Depois que todas as etapas anteriores já estão traçadas é necessário realizar um orçamento com todos os custos que a empresa poderá ter para alcançar sua visão. Dessa forma a empresa terá um plano completo de quanto precisa faturar qual o limite que precisa gastar qual o investimento que precisa realizar e por fim pode acompanhar seu orçamento em longo prazo, verificando se a empresa está no caminho certo para alcançar seu objetivo final.
  1. A empresa tem como papel entender os interesses do consumidor para com o produtor fornecido, é através de seu consumo que o empreendedor entende o que pode melhorar ou permanecer igual, deve-se colocar na posição de consumidor e fornecer o melhor produto para que haja retorno. O consumidor tem importância como comprador da mercadoria e pode fazer com que o negócio caia se não for aceito pelo mesmo.
  1. Sim. Todas as áreas estão diante de um mercado capitalista e competitivo, por isso a melhor forma de gestão que se aconselha é o planejamento estratégico. Embora muito deles ainda se aplicasse a uma forma de administrar tradicional, mas já sentem a necessidade de reconhecer a importância da gestão estratégica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com