TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Direito Administrativo

Por:   •  5/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura da unidade 01 do livro e do material complementar, reflita e responda as questões abaixo:

1 - No cotidiano de nossas vidas, deparamo-nos com a existência de diversas normas, escritas ou não. Registre aqui, qual desses tipos de normas são para você mais importantes. Justifique.

A escrita no meu ver é uma das mais importantes. É mais fácil botar no papel do que cumprir aquilo que é lei.

2 - Você conhece normas jurídicas que considera injustas? Justifique sua resposta.

O sistema de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras, defendida pelo projeto de Lei N.º 180/08, que utiliza o critério cor da pele para beneficiar pretos e pardos ao ingresso no ensino superior, sob o argumento de proporcionar um resgate social àqueles que foram ao longo da história discriminados. Com o intuito de demonstrar a falta de coerência na aplicabilidade desse modelo de ação afirmativa no Brasil, o trabalho quer indicar que a pigmentação da pele dos brasileiros não pode determinar quem está ou não apto a ingressar na universidade.

3 - Pesquise e destaque, na Constituição Federal, exemplos de incoerência entre a norma escrita e a realidade do cotidiano. Registre aqui o resultado de sua pesquisa.

   No parágrafo único do artigo nº 243, diz que todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em benefício de instituições e pessoal especializados no tratamento e recuperação de viciados e no aparelhamento e custeio de atividades de fiscalização, controle, prevenção e repressão do crime de tráfico dessas substâncias.

        Todos os dias, por meio do noticiário, uma série de exemplos que demonstram que este é um parágrafo não condizente com a realidade, pelo menos não como deveria, pois muitos dos bens que são confiscados sequer são de conhecimento dos órgãos superiores aos responsáveis pela fiscalização. A corrupção é explícita e muitos dos fiscais que apreendem os bens ou mercadorias as desviam diariamente em benefício próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com