TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO

Por:   •  29/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DIREITO PROCESSUAL ADMINISTRATIVO

Acadêmica: Mariana Raposo Batista, 9º Matutino.

A intimação ocorre devido a necessidade de haver no processo administrativo a comunicação de todos os atos praticados no processo administrativo, ou providências a serem tomadas, assim, o órgão competente perante o qual tramita o processo administrativo irá intimar a parte interessada para ter ciência da decisão ou acerca das diligências processuais, sendo o objeto, todos os atos do processo que resultem para o interessado em imperativo não só de deveres perante o processo administrativo em que é parte, mas também dos ônus, penalidades ou na limitação ao exercício de direitos e atividades de seu interesse.

O art. 26 da Lei 9.784/1999 preleciona acerca da intimação no processo administrativo, a qual “o órgão competente perante o qual o processo administrativo determinará a intimação do interessado para ciência de decisão ou a efetivação de diligências” o § 1º expõe sobre o que a intimação deverá conter, o §2º sobre a observância ao prazo mínimo de três dias a ser cumprido para o comparecimento a partir da intimação, logo o § 3º e §4º das formas que a intimação pode ser efetuada no processo administrativo e por fim o §5º dispõe das causas de nulidades.

Como elementos básicos deve conter a identificação do intimado e do órgão ou entidade administrativa, a finalidade da intimação, data, local, hora, para que possa comparecer, a assinatura da autoridade responsável, o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar, deve inserir também a informação da continuidade do processo independentemente do comparecimento do intimado, haja vista, o processo dar seguimento por impulso oficial, não importando o cumprimento do objeto.

A intimação deve ser formalizada por escrito, na língua materna, através da ciência no processo, via postal com aviso de recebimento, por telegrama, ou outro meio que assegure a certeza da ciência pelo interessado, como rede social (WhatsApp), email, mas é essencial haver o retorno e não tão somente a confirmação destes, caso seja feita por meios eletrônicos ou pessoalmente e a parte seja desconhecida, com domicilio indefinido irá ser utilizada a publicação oficial para a publicidade do ato.

É preciso de formalização da ciência, através de alguma forma que valide a informação pelo interessado, se o aviso de recebimento for recebido e assinado por terceira pessoa será válido. Imprescindivelmente, deve respeitar o mínimo três dias uteis para parte manifestar acerca dessa intimação.

Em regra, as intimações serão nulas de acordo com o art. quando feitas sem observância das prescrições legais, mas o comparecimento do administrado de acordo com o art.§5º, supre a falta ou irregularidade, para assegurar a finalidade da intimação, dessa forma, se uma intimação descumpre com as determinações legais, será considerada nula, porém se a parte intimada comparecer ao processo, tal irregularidade será sanada casa haja a manifestação.

 O art. 27 da Lei 9.784/1999, afasta a chance da administração pública, considerar como verdadeiros os fatos devido o interessado desatender a intimação, se não for apresentada nenhuma contestação, não significa que houve concordância das alegações pelo administrado. Insta salientar que o desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado, pois será garantido direito de ampla defesa ao interessado, ou seja, ainda que não atenda à intimação, ele não estará renunciando ao seu direito, tampouco haverá preclusão do direito de defesa, podendo fazê-lo em momento futuro, ao longo do trâmite processual, porém deve ocorrer tal ato antes da decisão final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com