TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva 1- ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  29/9/2016  •  Exam  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  1.722 Visualizações

Página 1 de 3

1º ATIVIDADE AVALIATIVA DISCURSIVA – G1

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E APLICAÇÕES FINANCEIRAS

As decisões de investimento de longo prazo ou investimentos de capital, pela sua relevância, exigem a adoção de métodos sofisticados de análise dos projetos. Para isso, o processo de orçamento de capital contribui significativamente.

Na elaboração do orçamento de capital são usados os Fluxos de Caixa Líquidos Anuais e não as Demonstrações dos Lucros Contábeis, que consideram as depreciações como despesas do período.

Realize esta atividade Avaliativa através de pesquisa, respondendo as três perguntas abaixo:

  1. Por que as decisões de orçamento de capital são essenciais para o sucesso de um novo projeto que a empresa quer implantar?

        Considerado uma ferramenta utilizada no processo de análise e fundamentação de viabilidade para a aplicação de capital em investimentos, os fluxos de caixas propiciam novas alternativas e a melhoria da decisão, são vinculados ao planejamento estratégico e buscam atingir os objetivos da organização, agregando ao desenvolvimento da empresa maior retorno com menor risco. Por tanto, as tomadas de decisões são realizadas pela cúpula da empresa e são de suma importância, pois são elas que determinarão o sucesso ou o fracasso da organização, devem ser baseadas em um orçamento de capital muito bem estruturado, uma vez que seu impacto é de longo prazo qualquer erro nas previsões pode causar consequências negativas para a empresa.

  1. Por que as previsões de vendas são um elemento-chave na decisão de orçamento de capital?

As entradas de caixa estão totalmente vinculadas às previsões de vendas, e estas são fundamentais para a decisão sobre investir ou não. Sua projeção correta no orçamento de capital permite a empresa projetar sua necessidade de capital de giro e de investimento permanente, bem como as entradas de caixa, sendo essencial para uma boa decisão. Apenas uma previsão realista e adequada poderá levar a empresa ao sucesso.

3- Qual é o efeito das depreciações tanto na elaboração do fluxo de caixa liquido do projeto quanto na demonstração dos lucros contábeis?

Para completar sua resposta, utilize os dados a seguir apresentados, para construir o fluxo de caixa liquido do projeto e a demonstração dos lucros contábeis, para evidenciar a geração de caixa em ambos os procedimentos:

Vendas ...................................... $ 100.000

Custos (exceto depreciações) ... $ 50.000

Depreciações ............................ $ 30.000

Imposto de renda ...................... (40%)

        A depreciação, por não representar um comprometimento de caixa da empresa é considerada uma despesa não desembolsável. Porém, afeta indiretamente no fluxo de caixa, pela redução que proporciona no Imposto de Renda a pagar, sendo abatida dos lucros de cada exercício fiscal acarretando menor lucro tributável. Para efeito de caixa o valor da depreciação que interessa é aquele estabelecido em termos contábeis. Para seu cálculo adota–se geralmente o Método Linear, onde a carga total é rateada por igual ao longo dos anos, sendo redutora do ativo imobilizado que é conhecido pelo desembolso inicial, não pela depreciação, como calculado sob o regime de competência contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com