TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Noções de Atuaria

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

ORIENTAÇÃO TCC 1/2

Vamos lá, o primeiro passo é observar os macrotemas (Anexo 1 - Manual do Aluno, página 20) propostos para a linha de pesquisa do Curso de Ciências Contábeis.

Escolha um dos macrotemas e em seguida defina um problema de pesquisa, sobre um assunto ao qual você gostaria de pesquisar.

- Problema: Tente escrever uma pergunta de pesquisa e pense que esta pergunta será respondida ao longo do seu trabalho – isto irá ajudá-lo (a) na melhor definição do seu tema. A pergunta é o “Problema de pesquisa”, o problema é uma pergunta simples mesmo, ela pode ser mais complexa, dependendo do que você quer estudar. Assim que definir o problema, o próximo passo é pensar no tema da sua pesquisa.

- Tema: Qual será o título do seu trabalho? O assunto que irá tratar? Observe que o TEMA vai sempre corresponder ao problema, mas agora em forma de título, e não de pergunta.

Lembre-se que o tema proposto irá nortear a sua pesquisa, questione se há bibliografia suficiente para fundamentar o seu TCC.

- Objetivo Geral: Qual é o objetivo principal do seu trabalho? Aquele que será alcançado ao final do trabalho. Dica: utilize um verbo no indicativo, no início do objetivo, por exemplo: analisar, especificar, identificar, relatar, demonstrar, comparar, etc. (Materiais de Leitura – Metodologia Científica – páginas 90 e 91).

Observe que o objetivo geral é único, ou seja, apresente apenas um objetivo que tem direta relação com o “problema” (aquela pergunta inicial). O objetivo é justamente responder àquela pergunta. Adeque o verbo e forme a frase do objetivo principal.

- Objetivos específicos: Quais são os objetivos específicos do trabalho? Estabeleça pelo menos três objetivos específicos, que você terá que alcançar para conseguir chegar ao seu objetivo geral, também utilizando verbos no indicativo: apontar, identificar, analisar, categorizar, pesquisar, abordar, conceituar, comparar, etc. (Materiais de Leitura – Metodologia Científica – páginas 90 e 91).

- Justificativa: Qual a importância de estudar este assunto? Contextualize o assunto, fale da necessidade de se compreender melhor o tema trabalhado, de como ele poderá contribuir para a sociedade e para a comunidade científica de sua área (elabore ao menos dois parágrafos).

Elabore as etapas solicitadas em cada atividade já no arquivo “modelo de estrutura do projeto de pesquisa” disponibilizado no ambiente.

Atenção, todo o texto apresentado deve ser desenvolvido de forma coerente: começo, meio e fim, de acordo com as normas ortogramaticais. O texto deve ser redigido utilizando linguagem técnica (acadêmica e didática), formal, de forma impessoal e sempre com verbos do indicativo (apresentar, elaborar, analisar, entender, citar, etc.).

Observação: Desde o início do seu trabalho, escreva o seu nome na capa e insira a logo da sua instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com