TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada

Por:   •  8/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.396 Palavras (30 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 30

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.

O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação da Administração Científica (Taylor) e Teoria de Relações Humana nas práticas administrativas de uma organização de médio porte (com a referência de classificação do porte da empresa/organização adotada pelo BNDES).

No capítulo 1 será abordada a revisão conceitual dos fundamentos pertinentes ao tema em questão.

O capítulo 2 se foca no estudo do caso, que engloba: perfil da organização em estudo; coleta de dados sobre a aplicação dos fundamentos da Administração Científica e Teoria de Relações Humanas nas práticas administrativas dessa organização; análise dos dados coletados; identificação dos pontos fortes e fracos dessas práticas.

No capítulo 3 serão apresentadas sugestões de melhoria sobre os pontos fracos identificados no capítulo 2.

Serão utilizados dois tipos de pesquisa: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.

1. REVISÃO CONCEITUAL

A teoria da administração científica tem como seus principais objetivos autores: Henry Ford, Eiji Toyota,Taiich Olmo, Frank Gilbreth e como fundador Frederick Winslow Taylor. Ela foca nas tarefas da empresa /organizações para aumentar suas produções / produtividade. Seus objetivos são racionalizar e padronizar o trabalho visando aumentar a produtividade de seus processos e tem como base de sua teoria o conceito de “HOMO ECONOMICUS”, que diz que toda pessoas é influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.

Seu primeiro período tem Taylor e Gilbreth como capa com a racionalização do trabalho e o estudo de tempos e movimentos respectivamente. Esses pregam que deve-se pagar salários melhores e reduzir custos de produção formulando princípios e estabelecendo processos padronizados que permitam o controle de seus processos. Os empregados devem ser cientificamente selecionados, treinados para aperfeiçoar suas aptidões e colocados em cargos com condições de trabalho adequados, além da criação e manutenção de uma atmosfera de cooperação.

O estudo de tempos e movimentos de Gilbreth tinha como objetivos eliminar desperdícios de esforço humano e de movimentos inúteis, adaptar os operários a tarefas, facilitar o treinamento dos operários e melhorar a eficiência e rendimentos deles na produção através da especialização das atividades, evitar períodos de falta ou excesso de trabalho distribuindo uniformemente o trabalho, definir métodos e estabelecer normas para a execução do trabalho e por fim, estabelecer uma base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção.

Resumindo, a organização racional do trabalho introduziu métodos científicos no trabalho como pode ser colocado em 9 itens:

1. Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos

2. Estudo de fadiga humana

3. Especialização do operário e divisão do trabalho

4. Desenho de cargo e de tarefas (planejamento do perfil do cargo)

5. Prêmio de produção e incentivos salariais

6. Conceito de HOMO ECONOMICUS

7. Boas condições no ambiente de trabalho

8. Padronização de métodos e de máquinas

9. Supervisão funcional

Já o estudo de tempos e movimentos de Gilbreth divide-se em dezessete itens e direções:

1. Procurar

2. Escolher

3. Pegar

4. Transportar vazios

5. Transportar cheio

6. Posicionar (colocar em posição)

7. Preposicionar (colocar para posicionar)

8. Unir (ligar)

9. Separar

10. Utilizar

11. Soltar a carga

12. Inspecionar

13. Segurar

14. Esperar quando inevitável

15. Esperar quando estável

16. Repousar

17. Planejar

A simplificação do desenho de cargos traz vantagem como a minimização dos custos de treinamento, redução de erros na execução para diminuir rejeições e refugos, facilita na supervisão, aumento da eficiência do trabalho levando a maior produtividade e a admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores que reduzem os custos de produção.

No segundo período temos um pouco mais de Taylor acompanhando dessa vez por Hery Ford, Eiji Toyota e Taiichi Olmo.

Taylor introduz quatro novos princípios:

• O princípio do planejamento que prega a substituição do trabalho na base do improviso por métodos baseados em procedimentos científico.

• O princípio do preparo que prega selecionar cientificamente os trabalhadores e capacita-los para a função.

• O princípio da execução que prega distribuir racionalmente, visando a sua correta execução, entre os respectivos responsáveis das mesmas.

• O princípio do controle que prega controlar o trabalho executando visando a realização do trabalho planejado.

Hery Ford chega com aprimoramento para a produção em massa (linha de montagem) tendo como característica a passagem do produto pelo processo produtivo de forma planejada, ordenada e continua, a passagem do fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com