TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada Carrefour

Por:   •  16/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.747 Palavras (19 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALICERCE ESTRUTURAL

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

2021

ALICERCE ESTRUTURAL

UM ESTUDO NA EMPRESA CARREFOUR

Atividades Práticas Supervisionadas – APS II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3° semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação da professora de Estruturas Organizacionais

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

2021

Introdução

A APS tem como objetivo proporcionar aos alunos uma fundamentação prática dos conceitos de administração explorados na disciplina de Estruturas Organizacionais.

O grupo realizou uma análise organizacional da empresa Carrefour Hipermercado São José do Rio Preto. Visando assim preencher possíveis lacunas existentes em tal estrutura, outro ponto de suma importância é identificar e realçar como a estrutura organizacional adotada pela empresa implica de forma positiva ou negativa nos objetivos que a empresa procura atingir, em suma, este trabalho irá propor uma possível melhoria a estrutura organizacional do hipermercado, usando os conceitos aprendidos na disciplina de “Estruturas Organizacionais”.

 O Carrefour é uma empresa que atua no comércio varejista alimentício, sendo uma das principais empresas atuando em território nacional, sendo pioneira com o primeiro hipermercado no brasil a partir do ano de 1975.

 Contando com mais de 85 mil colaboradores, e uma estrutura organizacional hibrida, o Hipermercado faz uso da maioria dos tipos divisionais de estruturas organizacionais, sendo alguns deles departamentalização funcional, geográfica, de produtos e até mesmo de rede.

Dispondo ainda de um organograma matricial, a estrutura organizacional matricial é uma solução para empresas que precisam de uma organização mais fluida e dinâmica, com uma funcionalidade menos enrijecida ou burocrática. Isso porque é uma estrutura que descentraliza a responsabilidade e a autoridade, além de formar equipes com membros de diversas especialidades.

O Carrefour conta ainda com o processo de avaliação anual de desempenho e potencial dos colaboradores do Grupo Carrefour Brasil (com exceção do Atacadão) e contempla a avaliação de 7 mil colaboradores. Tem, como objetivos:

• Acompanhar e desenvolver a carreira dos colaboradores

• Mapear o desempenho e potencial dos colaboradores do Carrefour Brasil

• Identificar oportunidades de capacitação e desenvolvimento

• Mapear os potenciais sucessores e talentos da organização

• Fornecer um modelo de trabalho que permite discutir e desenvolver os profissionais chave para a organização.

• Gerar base de informações consistentes para garantir meritocracia nas decisões Fonte: https://ri.grupocarrefourbrasil.com.br/

O método utilizado para realizar a pesquisa para a elaboração da análise

organizacional da empresa, foi a visita às lojas físicas, análise do relatório de sustentabilidade da empresa, informações disponíveis no site oficial do Carrefour conversas informais com colaboradores e gerentes e também pesquisas bibliográficas sobre conceitos específicos.

1. Fundamentação Teórica

A Estrutura Organizacional é a maneira pela qual se divide hierarquicamente uma organização, define como é feita a gestão das suas atividades e comunicação entre seus setores, visando assim atingir seus objetivos por meio de estratégias.

A departamentalização, esta que é realizada através da divisão de setores e também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de Estrutura Organizacional não é sinônimo de departamentalização e nem de hierarquia isolados, mas sim a combinação entre eles.

É planejada pelos gestores de acordo com as necessidades da empresa, por meio de um organograma. A estrutura de um negócio serve para seu planejamento estratégico, sendo um molde no qual os objetivos serão encaixados, para que assim sejam alcançados. No entanto ela deve ser pensada de acordo com o perfil e valores da empresa, como sua proposta.

Quanto a estrutura da empresa, ela é aplicada de maneira simplificada e aberta, visando atingir maior eficiência nas operações e conseguir formar parcerias com especialistas e líderes do segmento de hipermercados, melhorando a negociação de compras diretas e indiretas, racionando custos e alocando recursos para alavancar o crescimento econômico; isto dito podemos classificar o a Estrutura organizacional do Carrefour de duas maneiras:

Sendo a primeira a Departamentalização Funcional de Setores e Produtos, está que se evidencia a partir da existência de setores de compra, de atendimento, de fiscalização e atendimento ao cliente; juntamente com Departamentalização de produtos, sendo estes como perecíveis, itens de bazar, têxtil e de grande consumo, este que por sua vez é uma departamentalização bem comum e recorrente em se tratando de mercados, pois a tipificação de produtos é essencial para melhorar a venda.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Segundo Chiavenato (2003), departamentalização constitui a combinação e/ou agrupamento adequados das atividades necessárias à organização em departamentos específicos.

 Departamentalização Funcional É o agrupamento por atividades ou funções principais. Divisão do trabalho por especialidade.

Contando também ainda com a departamentalização geográfica, está evidencia-se de duas maneiras, uma é através de parcerias com produtores locais de cada região uma vez que cada filial tenha seus próprios fornecedores, independente dos fornecedores gerais da empresa, e a segunda maneira é através da verificação da disponibilidade e variedade de produtos que cada filial apresenta; no próprio site do Carrefour é possível verificar que existem variedades de produtos disponíveis somente em dadas regiões devido a conveniência regional de cada filial.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Segundo Chiavenato (2003), departamentalização constitui a combinação e/ou agrupamento adequados das atividades necessárias à organização em departamentos específicos.

Departamentalização por Área Geográfica ou Territorial Alto custo operacional pela duplicação das especialidades. Ênfase na coordenação e não na especialização.

A estrutura de governança corporativa adotada pelo Carrefour faz uso de duas instâncias que a apoiam: Conselho de Administração e Diretoria Executiva. Mais alto órgão de governança da Companhia, o primeiro reúne representantes dos acionistas com o intuito de determinar as linhas centrais dos negócios e metas relativas aos temas econômicos, sociais e ambientais, além de decidir sobre questões importantes para a sustentabilidade e longevidade da Companhia, em linha com as competências que lhe são atribuídas pelo Estatuto Social. Eleito pela Assembleia Geral de Acionistas para mandatos de dois anos (com a possibilidade de reeleição), é composto por dez conselheiros. Do total de membros, dois são independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (261.8 Kb)   docx (172.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com