TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prévia - Ética

Por:   •  22/5/2017  •  Ensaio  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA

Caso do Grupo Camargo Correa em Pedro Leopoldo

1.         O caso é muito bem explorado pelos autores, correlacionando modelos teóricos com a realidade vivida pela unidade do Grupo no município de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Nosso interesse nessa leitura será voltado para a interpretação de aspectos de gestão da empresa, ficando os detalhes referentes aos projetos sociais e relacionamento com a comunidade como pano de fundo. Por isto, a leitura deve se centrar nos seguintes itens: Apresentação, Introdução, 2.1, 2.2, 2.3, 2.5, 3, 4 e 5. O restante do texto pode ser lido de acordo com o interesse, é claro.

2.        Responda às seguintes perguntas:

2.1        Identifique, no texto, práticas e ferramentas de gestão utilizadas pela empresa Intercement na sua relação com comunidades de entorno.

  • A priori, no texto pudemos identificar o que significa o investimento social do Instituto Camargo Correia, ligado a controladora e direcionado às ações da InterCement. Vimos que os valores compartilhados pela instituição estavam presentes nas diretrizes dos investimentos e do programa de desenvolvimento da comunidade de Pedro Leopoldo, baseada na Carta de Sustentabilidade. O estabelecimento das Diretrizes de atuação pode ser identificado como o pilar para as ações. Alguns exemplos de práticas e ferramentas de gestão podem ser exemplificados como:
  • Comitês de incentivo ao voluntariado (Civico)
  • Atribuição aos gerentes de fábrica no envolvimento de atividades sociais
  • Inclusão do desenvolvimento comunitário no planejamento estratégico
  • Adoção de uma metodologia de trabalho.

2.2        Investigue e defina o que é Investimento Social Privado. Qual sua importância para a empresa Intercement?

Investimento Social Privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.

A InterCement teve alguns percalços na sua relação com a comunidade local de Pedro Leopoldo e viu que sua atividade impacta diretamente a qualidade e a sustentabilidade da sociedade e do meio. Além de ser uma questão importante para o Grupo Camargo Correia e uma oportunidade de poder realizar um modelo a ser replicado em outras comunidades. A InterCement, através deste case, mostra que é possível estabelecer um programa de investimentos sociais privados e que eles impactam positivamente nos negócios, gerando sinergia positiva e um legado importante para a imagem da empresa e do grupo como um todo.

2.3        Investigue e identifique outras empresas que optaram por criar um instituto como o ICC para intermediar sua relação com comunidades de entorno a suas operações. Analise aspectos positivos e negativos dessa prática.

Para analisarmos impactos profundos do investimento social privado no Brasil, iremos utilizar de exemplo a Fundação Itau Social. A fonte de dados em que eles baseiam a metodologia de impacto de suas ações encontra-se em http://www.fundacaoitausocial.org.br/_arquivosestaticos/FIS/pdf/livro_inv_privado.pdf e http://www.fundacaoitausocial.org.br/temas-de-atuacao/avaliacao-de-projetos-sociais/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com