TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRÉDITO E PCLD: ESTUDO DA ATIVIDADE DA CARTEIRA DE INADIMPLENTES NA SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS – UNIDADE DE ATENDIMENTO PATO BRANCO-PR

Por:   •  30/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.931 Palavras (28 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 28

CRÉDITO E PCLD: UM ESTUDO DA ATIVIDADE DA CARTEIRA DE INADIMPLENTES NA SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS – UNIDADE DE ATENDIMENTO PATO BRANCO-PR

Cleber Chitto[1]

Flavio Fhur[2]

RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida em forma de estágio numa Unidade de Atendimento da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Parque das Araucárias PR/SC, integrante do sistema Sicredi, que tem como principal atividade a intermediação financeira. O objetivo da pesquisa foi relacionar a inadimplência de acordo com o ramo de atividade econômica dos associados. Para tanto, efetuou-se um levantamento nos créditos concedidos no período de 01/01/2015 à 30/06/2015 buscando identificar a faixa de valor que engloba o maior número de associados. Dentro dessa faixa de valor, analisou-se os créditos inadimplentes no período de julho de 2014 à junho de 2015 e segregou-se conforme o ramo de atividade possibilitando assim, identificar a distribuição da inadimplência entre os setores propostos. É sabido que as maiores perdas das instituições financeiras estão atreladas à inadimplência de seus credores. Tal fato justifica a importância de um estudo que possibilite retratar o tomador do crédito, tendo como objetivo principal identificar o ramo da atividade do inadimplente, que viabilize fomentar a redução da Provisão de Crédito de Liquidação Duvidosa, e que contribua para a formação de uma carteira de crédito mais saudável e rentável. O estudo relacionou ainda a proporção da classificação do risco que os associados inadimplentes apresentavam. A pesquisa foi efetuada em caráter exploratório em que todos os dados e informações foram retiradas de relatórios fornecidos pela instituição estagiada conjuntamente com consultas bibliográficas o que possibilitou a conclusão do estudo.

PALAVRAS-CHAVES: Crédito. Atividade econômica. Inadimplência. Risco.

1. INTRODUÇÃO

Dentre os vários produtos ofertados por uma instituição financeira, o crédito se destaca como a principal fonte de receita. As empresas necessitam de recursos para se desenvolverem ou se manterem no mercado e as instituições financeiras disponibilizam tais recursos. Dessa relação surge o crédito, se tornando um instrumento fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de um país.

Conforme a etimologia, a palavra crédito é oriunda do termo latim creditum, que significa “coisa confiada”. Diante disto, a ideia de crédito está ligada a qualquer forma de transação estabelecida na confiança. “Dar crédito é ceder uma parte do patrimônio a um terceiro, na expectativa que esse patrimônio retorne em uma determinada data.” (CENTA, 2005, p. 8).

Para as instituições financeiras, a eficácia na gestão do crédito é premissa básica para sua sobrevivência, diante de tal fato, percebe-se a importância de se obter informações sobre o tomador do crédito, bem como conhecer os riscos envolvidos na atividade creditícia.

O risco de crédito dentro de uma instituição financeira pode ser definido como a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento dos valores contratados junto aos clientes decorrentes da incapacidade econômico-financeira desses mesmos clientes.

Conforme Rogante (2009, p. 51):

Risco de crédito é o risco básico ao qual uma instituição financeira está exposta e representa a possibilidade de não recuperar o dinheiro emprestado. Para reduzir o risco de crédito, as instituições financeiras devem ser seletivas na sua concessão, coletando e analisando todas as informações disponíveis.

O risco é inerente a atividade creditícia, não podendo, portanto, ser eliminado. Em virtude disto, existe uma preocupação constante por parte das instituições financeiras para que esse risco seja bem administrado com o objetivo de evitar futuras inadimplências, uma vez que, um dos aspectos mais importantes dentro de uma instituição financeira é a qualidade de seus créditos.

Este trabalho de estágio foi realizado em uma unidade de atendimento da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Sicredi Parque das Araucárias PR/SC, tendo como intenção entender os procedimentos envolvidos na concessão de crédito e analisar a inadimplência de acordo com o ramo de atividade de seus associados.

A Unidade de Atendimento é a maior da Cooperativa e está localizada na região central do Município de Pato Branco, mesmo município onde está instalada a sede administrativa da Cooperativa e uma segunda Unidade de Atendimento.

Pato Branco é um município situado no sudoeste do Paraná com uma população aproximada de 78.000 habitantes. Possui mais de 75 cursos superiores, é polo regional no setor de comércio, serviços e agronegócios, com destaque na área industrial, principalmente nos ramos metal-mecânico, tecnológico e moveleiro. Com mais de 35 indústrias de softwares, de aparelhos e componentes eletrônicos, o município tem um parque tecnológico instalado e reconhecido em nível de Brasil.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 CRÉDITO

        Em frente as atuais diversidades encontradas no mercado, a palavra crédito, tem vários significados. Num sentido restrito, Silva (1998, p. 63) afirma: “Crédito consiste na entrega de um valor presente mediante uma promessa de pagamento”.

        Para uma instituição, que possui em sua atividade principal a intermediação financeira, o crédito consiste em dispor recursos para seus clientes na expectativa que esses recursos retornem, num valor maior, em uma data futura. Para Centa (2005, p. 8) “crédito é uma relação de confiança entre duas partes”. De modo geral, em todos os conceitos de crédito, existe sempre a entrega de algo, seja um bem ou um valor, mediante a promessa de pagamento futuro.

2.1.1 Política de crédito

        Em administração, políticas são ferramentas que definem padrões de decisão para resolução de problemas semelhantes e reincidentes. Por sua vez a política de crédito determina padrões nas operações de crédito, tendo assim, relação direta com a aplicação de recursos, podendo envolver expressivos volumes de investimento, tal fato justifica que sua prática deve estar reservada aos níveis hierárquicos mais altos da organização.

 Para Silva (1998, p. 103), o objetivo básico da política de crédito é “a orientação nas decisões de crédito, em face dos objetivos desejados e estabelecidos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (829.3 Kb)   docx (430.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com