TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Scrum

Por:   •  28/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO DE TEXTO

Identificação

Nome(s):

Data: 18/11/16

Título ou assunto do texto:

 FRAMEWORK SCRUM: EFICIÊNCIA EM PROJETOS DE SOFTWARE

Avaliação de conteúdo

O que é Scrum e quais são suas principais propriedades:

O Scrum trata de um modelo aberto, que não é previsível. Alguns autores tratam o Scrum como um método, porém pode-se dizer que o Scrum trata de um modelo ou Framework (arranjo de trabalho muito utilizado na área de softwares). No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprint. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

Com base no artigo, faça um contraste entre o Scrum e o PMBoK, destacando as situações em que o Scrum poderia ser mais adequado.

Scrum é altamente recomendável para empresas que tenham no seu ciclo de projetos, produtos dinâmicos e que possuam alta taxa de mudança de requisitos. Scrum se adapta mais a projetos cujo escopo é mutável e/ou parcialmente desconhecido. Scrum aceita incertezas, trabalha com priorizações (valores de negócio) e ciclos curtos de entregas.

Em relação a encerramento de projetos geridos pelo Scrum, ressalte como deve ser a interação com os clientes:

Em projetos curtos realizados para o desenvolvimento de customizações especificadas para um único cliente, o projeto é finalizado quando todo o escopo acordado no contrato inicial é entregue ao cliente. É também comum que durante uma ou duas semanas após a finalização formal do projeto, exista um acompanhamento da equipe de pós-vendas junto ao cliente. E caso aja necessidades de alteração, elas serão analisadas pelo Product Owner, juntamente com a Equipe de Desenvolvimento e assim será decidido se a empresa absorverá os custos da mudança ou se um novo desenvolvimento será requerido do cliente.

Aponte os pontos fracos do texto:

O texto está bem completo, pois além de trazer as definições do tema abordado, ele mostra visões de autores diferentes com intuito de deixar o assunto mais completo possível.

Avaliação contextual

Considera este texto relevante para a disciplina sendo cursada? Justifique a sua resposta

Sim. Pois se trata de um assunto bastante relevante não somente para conhecimento acadêmico, mas, para enfrentar e solucionar desafios profissionais.

Identifique os pontos fracos do artigo. Justifique a sua resposta.

Trata de um artigo longo e com termos bastantes técnicos. Não é de fácil entendimento fazendo somente uma leitura, pois passa por vários termos específicos.

Que aspectos do artigo você considerou mais importantes. Explique porque.

 

Quando o Texto trata da Definição do Scrum e suas atribuições; a diferença dele para o PMBOK; o estudo de caso onde mostra a experiência nova com o modelo implementado (SCRUM).

Esses foram alguns pontos relevantes que tornaram a leitura mais completa para andamento da disciplina.

Observação: Caso os campos desta ficha não sejam suficientes, utilize o verso da folha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com